Buscar

questoes fisiologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

01) (UFRR/2008) “O ecstasy é uma das drogas ilegais mais utili zadas atualmente, conhecida como a “píula-do-amor”, possui uma substância chamada MDMA - metilenodioximetanfetamina- que atua sobre três neurotransmissores: a serotonina, a dopamina e a noradrenalina. O mais atingido é a serotonina, que controla as emoções e também regula o domínio sensorial, o domínio motor e a capacidade associativa do céreb ro. O MDMA provoca uma descarga de serotonina nas células nervosas do cérebro para produzir os efeitos de leveza e bem estar; porém, a serotonina também é reguladora da temperatura do corpo, podendo causar hipertermia ou superaquecimento do organismo, sendo esta a principal causa de morte dos usuários.” Adaptado: Superinteressante, set./2000. Em relação aos neurotransmissores, analise as afirmativas abaixo: I. Os neurotransmissores são transportados através dos neurônios e libe rados na fenda sináptica onde dão origem ao impulso nervoso da célula. II. Nos neurônios o impulso nervoso tem sentido unilateral e invariável - dendrito > corpo celular > axônio - não ocorrendo nunca em sentido contrário. III. Os neurotransmissores são transportados pela corrente sanguínea e atuam em órgãos específicos, denominados órgãos-alvo. Marque a opção que julgar verdadeira: a) I está correta. b) I e III estão corretas. c) III está correta. d) I e II estão corretas. e) I, II e III estão corretas.
 02) (FATEC) O gráfico a seguir mostra a variação do potencial da membrana do neurônio quando estimulado. O potencial de ação para um determinado neurônio: a) varia de acordo com a intensidade do estímulo, isto é, para intensidades pequenas temos potenciais pequenos e para maiores, potenciais maiores. b) é sempre o mesmo, porém a intensidade do estímulo não pode ir além de determinado
03) (UNIFAL-JULHO/2009) Em relação às características típicas de alg uns tecidos animais, assinale a afirmativa INCORRETA: a) Nos tecidos epiteliais, há pouco material intercelular, não há vasos sanguíneos e suas células recebem oxigênio e nutrientes por difusão, a partir de tecidos conjuntivos próximos. b) Nos tecidos conjuntivos, que unem e sustentam outros tecidos, ocorrem tipos c elulares diversos, sendo que alguns deles produzem e secretam material, formando uma matriz intercelular abundante. c) As células do tecido muscular são alongadas e dotadas de filamentos citoplasmáticos, constituídos principalmente por actina e miosina, organizados de maneira a poder desli zar uns sobre os outros. d) As células da glia do tecido nervoso são especializadas na transmissão de informações entre células distantes do corpo, contribuindo para o funcionamento harmônico do organismo.
05) (UNIMONTES/2009) Os axônios são prolongamentos maiores cuja função é transmitir impulsos nervosos do corpo celular para outras células, permitindo, desse modo, a ligação entre células. Essa passagem da informação de um neurônio para outra célula é feita através das sinapses. A figura abaixo ilustra esse processo. Analise -a. Considerando a figura e o assunto abordado, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa CORRETA. a) As sinapses químicas ocorrem apenas nas junções entre as terminações dos axônios e os músculos, sendo chamadas placas motoras. b) As vesículas sinápticas liberam os neurotransmissores, através da membrana, pelo 
processo de difusão facilitada. c) A maioria dos medicamentos antidepressivos age produzindo uma diminuição da disponibilidade dos neurotransmissores na fenda sináptica. d) O citoplasma dos axônios não possui ribossomos, sendo as proteínas axonais sintetizadas no corpo celular. 
06) (CEFET-SC/2007) Considerando os processos fisiológicos humanos, assinale a única assertiva CORRETA: a) No processo de circulação sangüínea, o sangue entra no coração através das artérias. b) Uma das funções do fígado é armazenar açúcar na forma de amido. c) Sinapse nervosa é a passagem do impulso nervoso de uma célula para a outra, através de mediadores químicos. d) A traquéia é um tubo cartilaginoso que tem como única função permitir a passagem do ar até os brônquios. e) Os excretas produzidos em nosso organismo são eliminados apenas pelos rins.
07) (CEFET-MG) O mecanismo de recepção e transmissão de estímulo nervoso se dá através de fibras nervosas mielínicas ou amielínicas, onde a rapidez de propagação difere entre elas. O fato de as fibras mielínicas propagarem o impulso nervoso mais rapidamente que as amielínicas, pode ser explicado pelas seguintes ocorrências: I. despolarização da fibra nervosa no nódulo de Ranvier; II. propagação saltatória dos impulsos na fibra nervosa; III. propagação contínua dos impulsos ao longo da fibra nervosa; IV . inversão de cargas iônicas na fibra nervosa, quando em repouso. As afirmativas incorretas são apenas: a) I e II b) I e IV c) II e III d) II e IV e) III e IV 
 08) (UFOP/2005) As várias atividades do organismo dependem do perfeito funcionamento do sistema nervoso: os neurônios levam informações da periferia para o SNC e vice-versa. Para exercerem essas atividades, os neurônios apresentam certas características, que não estão bem definidas em: a) As informações entre neurônios se dão por sinapses. b) O impulso nervoso sempre é conduzido do corpo celular para o axônio, para passagem de informações entre neurônios. c) Os mediadores químicos estão sempre armazenados no corpo celular do s neurônios. d) A bainha de mielina torna a condução do impulso nervoso mais rápida nos neurônios. 
09) (UFJF/2004) Alguns anestésicos locais agem impedindo a despolarização da membrana plasmática dos neurônios. A sensação de dor é, então, eliminada em função da: a) modificação da fenda sináptica. b) ruptura da bainha de mielina dos neurônios. c) diminuição do número de sinapses. d) inibição da secreção do neurotransmissor. e) inversão no sentido do impulso nervoso. 10) (UFSM) Pode-se dizer que o acúmulo de mercúrio afeta a sobrevivência e o funcionamento dos....... Tanto a transmissão do impulso nervoso, que ocorre sempre dos ..... para os ........... quanto a liberação de neurotransmissores são prejudicadas. Indique a alternativa que completa corretamente as lacunas: a) dendritos — neurônios — axônios b) axônios — dendritos — neurônios c) neurônios — dendritos — axônios d) axônios — neurônios — dendritos e) neurônios — axônios — dendritos 11) (UECE/2007) Sabe-se que a deficiência na produção de seroto nina pode ser uma das causas do estado depressivo dos adolescentes, conforme indicam pesquisas no campo da psiquiatria. Esta substância é um neurotransmissor, sendo liberada na seguinte região do neurônio, para que o impulso nervoso se propague: a) corpo celular. b) terminal sináptico do dendrito. 
c) bainha de mielina do axônio. d) terminal sináptico do axônio.
01 - A; 02 - E; 03 - D; 04 - B; 05 - D; 06 - C; 07 - E; 08 - C; 09 - D; 10 - C; 11 - D; 12 - C

Outros materiais