Buscar

Ferramentas de Business Intelligence para Gestores

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

sistemas
As ferramentas de business intelligence são utiliza das por organizações a fim de melhorar processos de coleta, organização, análise e disseminação de informações. A dúvida sobre qual a melhor ferramenta escolher permeia desde as pequenas organizações às maiores, que já tenham maior maturidade em processos e softwares. Visando preencher a lacuna no que se refere à falta de uma metodologia para comparação e avaliação de ferramentas de BI este trabalho apresenta a proposta de um instrumento para comparação de ferra mentas de business intelligence na visão de um gestor da informação, bem como o levantamento das principais ferramentas e metodologias existentes.A pesquisa tem abo dagem qualitativa, pois não utiliza instrumentos estatísticos tampouco propõem coleta e análise quantitativas de dados, segue o método indutivo e com relação aos seus fins é exploratória, visando, por meio de levantamento bibliográfico propor um novo instrumento de comparação de ferramentas de BI Para validação do instrumento oi realizada a comparação entre as ferramentas Jaspers oft, da TIBCO e Necto, da Paranoma Software.Como resultado da comparação verificou-se que as ferramentas possuem características distintas, Necto apresenta alguns componentes mais fracos que a Jaspersoft, porém se destaca no que se refere a aspectos de colaboração. 
A tomada de decisão é mais pautada devido ao subsídio que a informação fornece aos gestores, que muitas vezes se baseiam por decisões estabelecidas através de diálogos e intuições. Isso também favorece a minimização dos riscos, pois já que a decisão tem respaldo nos acontecimentos, o risco da decisão é imensamente menor.
Todas essas características benéficas do BI têm participação crucial no aumento das receitas da organização. Elas permitem a preparação para focar diretamente no principal objetivo na maioria das empresas, que é a geração de lucros é importante que as organizações não subestimem a potencialidade que uma solução de BI pode fornecer. Sem dúvidas são benefícios que no dia a dia fazem a diferença no que tange ao alcance de metas, aumento dos lucros e satisfação dos clientes. Por isso, devemos ficar atentos para não perdermos a oportunidade de impulsionar os negócios através dessa poderosa solução chamada BI.

Outros materiais