Buscar

CASO CONCRETO 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Caso Concreto 3
Recentemente, 3 (três) entidades privadas sem fins lucrativos do Município ABCD, que atuam na defesa, preservação e conservação do meio-ambiente foram qualificadas pelo Ministério da Justiça como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público. Buscando obter ajuda financeira do Poder Público para financiar parte de seus projetos, as 3 (três) entidades apresentaram requerimento à autoridade competente, expressando seu desejo de firmar um termo de parceria. 
Com base na narrativa fática, responda às indagações abaixo, empregando os argumentos jurídicos apropriados e a fundamentação legal pertinente ao caso. 
O poder público deverá realizar procedimento licitatório (Lei n. 8666/93) para definir com qual entidade privada irá formalizar termo de parceria? 
Considerando que o interesse tutelado entre OSCIP e o Poder Público no termo de parceria consiste em uma igualdade de atendimento ao interesse público e, ainda, dada à inexistência de determinação legal, tanto na Constituição quanto na lei especial licitatória, não há o que se falar em procedimento licitatório prévio, incidindo, portanto, uma análise discricionária do poder público competente.
Após a celebração do termo de parceria, caso a entidade privada necessite contratar pessoal para a execução de seus projetos, faz-se necessária a realização de concurso público?
Neste mesmo sentido, por não representar qualquer espécie de investidura em cargo ou emprego público, não será aplicado o instituto constitucional do concurso público, conforme art. 37, II da CF/88. No entanto há que se observar os princípios norteadores da administração pública.

Outros materiais