Buscar

questionario anatomia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Estudo np2
Explique como é formado o esqueleto do coração e qual é a sua função: o esqueleto fibroso do coração compõem-se de tecido fibroso ou fibrocartilaginoso e faz parte: os anéis das valvas mitral, tricúspide e aórtica; corpo fibroso central, o septo membranoso, o tendão do cone; os trigonas fibroso anterior e posterior. Função: sustentar as valvas atrioventriculares e ancora-las a massa ventricular.
Explique anatomicamente o sistema de condução do coração: o sistema de condução cardíaco são as estruturas onde produz e se transmite o estimulo elétrico, permitindo a contração do coração. Os seus elementos principais são o nó sinusial, o nó atrioventricular (nó AV), o feixe de His e as fibras de Purkinje. Em um batimento normal, o impulso elétrico é gerado pelo nó sinusial, desde onde se propaga para ambos os átrios, causando a contração atrial. Por vias preferenciais atriais o impulso atinge ao nó AV, onde ocorre um atraso na condução, depois se transmite ao feixe de His e através de seus dois ramos, é conduzido por todo o miocárdio pelas fibras de Purkinje.
Explique anatomicamente as diferenças existentes entre as câmaras cardíacas: o coração apresenta quatro camaras: dois átrios e dois ventrículos. As camaras superiores (átrios) encontram-se separados pelo septo interatrial e as camaras inferiores (ventrículos), são seperadas pelo septo interventricular. Os átrios funcionam como camaras receptoras do sangue de varias partes do corpo; os ventrículos funcionam como câmara bombeadoras. 
Localização anatômica do coração: o coração é um órgão oco de paredes musculosas, situado no centro do tórax entre dois pulmões e por tras do osso esterno, num espaço denominado mediastino. Tem forma de um cone irregular e encontra-se numa posição obliqua. A base esta direcionada para tras e para a direita, enquanto o ápice aponta para frente e para a esquerda. Anteriormente: o coração relaciona-se com os pulmões, o esterno, costelas e músculos intercostais; Inferiormente com o diafragma; posteriormente com a aorta descendente, esôfago e veias azigos; lateralmente com os pulmões, hilos pulmonares, nervos frênicos e vagos.
Como são formados os vasos sanguíneos: os vasos sanguíneos são formados por três camadas, também chamadas de túnicas, são elas: camada interna ou túnica intima, contituida de uma camada de células endoteliais e uma de tecido conjuntivo; camada intermediaria ou túnica media, formada por células musculares lisas, entre as quais fibras de colágeno e outras; camada mais externa ou túnica adventícia, composta basicamente de colágeno e fibras elástica.
Diferença anatômica entre veias, artérias e capilares: veias: vasos que conduzem o sangue venoso do corpo para o coração, através das aurículas ou átrios. As veias pulmonares são diferentes, elas recebem o sangue oxigenado dos pulmões e levam ate o coração. As veias mais finas as chamadas de vênulas e fazem comunicação entre vasos; Artérias: formam uma rede de vasos ramificados que transportam o sangue arterial do coração para o corpo. As artérias de grande calibre são chamadas elásticas, os de médio são as musculares e as mais finas são as arteríolas; Capilares: são vasos de diâmetro bem reduzido, que se ramificam formando uma ampla rede de túbulos. Eles fazem a comunicação dos outros vasos, além disso, são responsáveis pelas trocas gasosas.
Mecanismo da aterosclerose: é uma condição em que ocorre o acumulo de gorduras, colesterol e outras substancias nas paredes das artérias e dentro delas, o que restringe o fluxo sanguíneo e pode levar a graves complicações de saúde. Suas manifestações dependem do local que a doença compromete primeiro.
Mecanismo de arteriosclerose: doença degenerativa da artéria devida a destruição das fibras musculares lisas e das fibras elásticas que a constituem, levando a um endurecimento da parede arterial, geralmente produzido por hipertensão artéria de longa duração ou pelo aumento da idade.
Funções do sistema linfático: possui a função de drenar o excesso de liquido intersticial, afim de devolve-lo ao sangue e assim manter o equilíbrio dos fluidos no corpo; ele também transporta as vitaminas e os lipídeos, absorvidos durante o processo de digestão, ate o sangue, para que este, leve os nutrientes para todo o corpo; outra função é a realização de respostas imunes, ele impede que a linfa lance microrganismos na corrente sanguínea através da retenção e destruição destes dentro de seus linfonodos.
O que é linfa e os mecanismos do fluxo da linfa: a linfa é um liquido incolor e viscoso com composição bastante semelhante a do plasma sanguíneo. É formada por agua, eletrólitos e proteínas que escapam do sangue pelos capilares. 
O fluxo da linfa é lento, por volta de três litros de linfa penetram no sistema cardiovascular em 24horas.
Baço anatomicamente: o baço humano possui um forma oval, pesando cerca de 150g. possui consistência esponjosa, com uma capsula de tecido conjuntivo denso, dividindo o parênquima em compartimentos incompletos. Apresenta algumas fibras musculares, e a contração delas provoca a expulsão do sangue acumulado. Ele é um órgão do tipo glandular localizado na região superior esquerda da cavidade abdominal. Este órgão tem contato com o pâncreas, diafragma e o rim esquerdo.
Capilares linfáticos anatomicamente: são vasos linfáticos de pequena espessura, presentes em quase todos os tecidos do corpo. São menores vasos condutores linfáticos e possuem células endoteliais que sobrepõem em escamas, formando micro válvulas que se tornam pérvias, permitindo sua abertura ou fechamento, conforme o afrouxamento ou a tração dos filamentos de proteção.
Classificação dos músculos de acordo com a forma: longos (bíceps braquial); curtos (músculos da mão); largos (diafragma).
Classificação dos músculos de acordo com sua ação nos movimentos: Agonista: quando um musculo é o agente principal na execução de um movimento; Antagonista: quando a ação de um determinado musculo se opõe a do agonista em um determinado movimento; Sinergista: musculo que atua no sentido de eliminar alguma ação indesejada do agonista ou estabilizar certa postura que facilite o movimento desejado. 
Partes que compõem os músculos: ventre muscular, tendão, aponeurose, bainhas tendíneas.
Funções do sistema muscular: produção dos movimentos corporais; estabilização das posições corporais; regulação do volume dos órgãos; produção de calor, etc.
Tipos de tecido muscular existentes: estriado esquelético, liso (vasos sanguíneos, vias aéreas e órgãos da cavidade abdominopelvica); estriado cardíaco( estrutura cárdia). 
Quais são as fáscias que envolvem os músculos e onde elas estão localizadas: fáscia profunda ou muscular: tecido conjuntivo fibroso e denso que envolve os músculos, ossos, nervos e vasos sanguíneos; fáscia superficial (inclui a fáscia sub-superficial): é a camada mais externa, comunica com a pele, encontra-se sobre a superfície da mesma; fáscia profunda: é a camada que compartimenta o corpo, ela envolve e separa os músculos e os órgãos viscerais internos e é uma das estruturas responsáveis para a função e contorno corporal; fáscia sub-serosa: reveste os órgãos viscerais internos. É constituída por tecido conjuntivo de malha laxa de fibras entrelaçadas e possui numerosos canais circulatórios que lubrificam as superfícies das vísceras internas.
Tipos de fixação muscular: origem: geralmente é a extremidade proximal do musculo e que permanece fixa durante a contração; inserção: é a extremidade distal do musculo que se movimenta durante a contração.
Tipos de alavancas formadas pela associação de músculos e ossos: Interfixa: quando o ponto de apoio esta situado entre os pontos de aplicação da força e o objeto a ser movimentado (alavancas da postura); Inter-resistentes: A força resistente esta entre o ponto de apoio e força potente(carrinho de mão); Interpotente: A força potente esta entre o ponto de apoio e a força resistente (flexão da perna).
Junção neuromuscular: é a junção entre a parte terminal de um axônio motor com uma placamotora, que é a região da membrana plasmática de uma fibra muscular onde se da o encontro entre o nervo e o musculo permitindo desencadear a contração muscular.
Prova np

Outros materiais