Buscar

Cultura espanhola

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

ESPANHA
Grupo: Andrea, Marcia Maria, Mirian e Maiara.
A Espanha ou Reino de Espanha é um país europeu localizado na Península Ibérica. Seu território limita-se com Portugal, a oeste; com o Mar Mediterrâneo, a leste e ao sul; e com a França e o oceano Atlântico, ao norte. Geograficamente, o território espanhol encontra-se parte no hemisfério norte e parte no hemisfério ocidental.
O país tem como capital a cidade de Madrid. O território do país abrange uma área de 504 782 km², onde está dispersa uma população de aproximadamente 44,9 milhões de habitantes.
Informações gerais
Nome: Reino da Espanha.
Língua oficial: espanhol, e cooficial: basco, catalão, valenciano e galego.
Entrada na União Europeia: 1° de janeiro de 1986.
Renda per capita: 33.700 dólares.
IDH (Índice de Desenvolvimento Humano): 0,863 (muito alto).
Esperança de vida: 80,7 anos.
Mortalidade infantil: 4,31/mil nasc.
Moeda: euro.
História
Na antiguidade a Península Ibérica foi habitada por celtas, fenícios, gregos e cartagineses. Em 49 aC a região foi  conquistada e unificada pelo Império Romano.
O nome de Espanha, evolução da designação do Império Romano Hispania era, até ao século XVIII, apenas descritivo da Península Ibérica, não se referindo a um país ou Estado específico, mas ao conjunto de todo o território ibérico e dos países que nele se incluíam. 
A Espanha é unificada durante o Iluminismo, até então era um conjunto de reinos juridicamente e politicamente independentes governados pela mesma monarquia. Até à data da unificação a monarquia era formada por um conjunto de reinos associados por herança e união dinástica ou por conquista.
A forma de governo era conhecida como aeque principaliter, os reinos eram governados cada um de forma independente, como se tivesse cada reino o seu próprio rei, cada reino mantinha o seu próprio sistema legal, a sua língua, os seus foros e os seus privilégios. A constituição de 1812 adopta o nome As Espanhas para a nova nação. A constituição de 1876 adota pela primeira vez o nome Espanha.
Guerra Civil Espanhola (1936 - 1939).
No início do século 20, havia agitação anarquista e um movimento separatista da Catalunha. Em 1931, o rei Alfonso XIII foi deposto. Conflitos entre as forças de esquerda, que governaram a Espanha de 1931 a 1933, e de centro-direita (1933 a 1935) culminaram na Guerra Civil Espanhola. Francisco Franco tornou-se ditador no início da guerra civil e dela saiu vencedor. O país exausto e em ruínas permaneceu neutro durante a Segunda Guerra Mundial.
Em 1969, Juan Carlos I de Bourbon foi nomeado rei. Ainda com a monarquia estabelecida, Franco continuou como chefe de governo até a sua morte, em 1975. O rei Juan Carlos teve, então, importante participação na transição democrática.
Política 
A Espanha é regida por um sistema de governo de monarquia, o poder político é dividido em três: poder executivo, poder judicial e poder legislativo.
Cultura 
A cultura espanhola é uma cultura europeia, tendo recebido diversas influências. Tem suas origens nas culturas ibérica, celta,celtibera, latina, visigótica, católica romana, e islâmica. A história, os relevos montanhosos e os mares que a cercam, contribuíram significativamente para formação de sua cultura atual. Existe um patrimônio cultural comum a todos os espanhóis, em suas regiões, há diversas manifestações culturais ligados a sua geografia. Estas manifestações refletiram diretamente em todos os campos culturais da Espanha: arte, tradições, literatura, língua e dialetos, música, gastronomia, entre outros.
Ciclismo
Futebol(desde o século XX)
Basquete
Ténis
Andebol
E pelos esportes de motor, principalmente o motociclismo.
Esportes 
Culinária 
A gastronomia espanhola é marcada pela diversidade de pratos regionais, devido à sua grande variedade geográfica, cultural e climática, bem como do resultado da miscigenação de vários hábitos alimentares e cultura dos povos que se fixaram na Península Ibérica. Na cozinha espanhola, podemos destacar a cozinha basca, seguida da catalã e a da Andaluzia.
Principais pratos
Paella espanhola
Gazpacho
Tortilhas Espanholas de Patatas (omeletes com batatas)
Polvo Galego
Tapas
Sangria 
Tourada
Na Espanha se conserva a tradição de realizar diversos espetáculos taurinos, tais como os encierros e as ‘‘corridas de toros’‘, que fazem parte da identidade de numerosas festas populares. As ‘‘plazas de toros’‘ com maior transcendência na temporada taurina são a de ‘‘Las Ventas” em Madrid, a Plaza Monumental em Pamplona, a Plaza de la Maestranza em Sevilha e a Plaza de Valência.
Flamenco 
O flamenco (e não flamengo) é a música, o canto e a dança cujas origens remontam às culturas cigana e mourisca, com influência árabe e judaica. A cultura do flamenco é associada principalmente à região da Andaluzia, na Espanha, assim como a Múrcia e Estremadura, e tornou-se um dos símbolos da cultura espanhola. Em 16 novembro de 2010, o flamenco foi declarado património cultural imaterial da humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura.
Pontos turisticos 
Pueblos Blancos – Andaluzia
A Alhambra – Granada
Obras-primas de Gaudí – Barcelona
Catedral – Santiago de Compostela
FIM

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais