Buscar

TRABALHO SOBRE MARCHA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

MARCHA
BIOMECÂNICA DO APARELHO LOCOMOTOR
DEFINIÇÃO
A marcha é uma atividade complexa que envolve o sistema nervoso central e periférico, e todo sistema musculoesquelético. 
 - Cynthia Norkin.
Marcha ou deambulação é um tipo de locomoção (locus e movere) de padrão bípede gerado pelo sistema sensório-motor. 
 - Marcelo Saad et al.
A locomoção bípede, ou marcha, é uma tarefa funcional que exige interações complexas e coordenação entre muitas das principais articulações do corpo, especialmente da extremidade inferior.
 - Ann Barr e Sherry Backus.
DIVISÕES DO PÉ
Clinicamente o pé é dividido em três porções: retropé, mediopé e antepé.
O RETROPÉ: formado pelos ossos tálus e calcâneo. A articulação entre o tálus e calcâneo é denominada de articulação subtalar (articulação de Choupart).
O MÉDIOPÉ: formado pelos ossos navicular, cubóide e cuneiformes medial, intermédio e lateral. A principal articulação é entre os ossos navicular (do mediopé) com o tálus e calcâneo (retropé), denominada de articulação talus calcâneo navicular (local onde tem grande mobilidade para os movimentos de inversão e eversão do pé).
O ANTEPÉ: constituído pelos metatarsos e falanges. A articulação entre o mediopé e o antepé, articulação tarso metatarsal, também é conhecida como articulação de Lisfranc. 
FASES DA MARCHA
Fase de apoio: Ocorre quando o pé encontra-se em contato com o solo e sustenta o peso. Ela permite que o membro inferior suporte o peso do corpo e ao mesmo tempo possibilita o avanço do corpo. Representa cerca de 60% do ciclo da marcha.
Fase de balanço: Ocorre quando o pé não está mais sustentando peso e move-se para frente. Apresenta cerca de 40% do ciclo da marcha.
A fase de apoio ainda pode ser subdividida em cinco subfases:
Toque do calcanhar: o ciclo começa assim que o calcanhar do membro referido toca o solo;
Fase de contato: fase onde o pé estará plano e em contato com o solo. Nesta fase, o peso corporal está distribuído por toda a superfície plantar;
Apoio médio: o pé ainda estará em total contato com o solo, porém o peso corporal será transferido para a região anterior do pé;
Saída do calcanhar: fase em que o calcanhar se desprende do solo. Nesta fase, a tíbia é deslocada anteriormente;
Propulsão: o pé perde contato com o solo e começa a fase de balanço. Neste momento, o corpo do indivíduo é impulsionado para frente.
A fase de balanço por sua vez se subdivide em três subfases:
Aceleração: fase em que o pé se eleva do solo e acelera para frente e para cima;
Oscilação média: ápice da aceleração do segmento. Neste momento alcança a maior elevação em relação ao solo;
Desaceleração: período em que o segmento desacelera o movimento e segue até que o calcanhar toque o solo e comece outro ciclo da marcha.
CICLO DA MARCHA
PASSO: É o espaço compreendido entre o contato inicial de um pé e o contato inicial do pé contralateral no solo. Pode ser expresso em tempo ou em comprimento.
PASSADA: É o espaço compreendido entre o contato inicial de um pé no solo e o novo contato inicial do mesmo pé. Assim uma passada corresponde a 2 passos. Também pode ser expresso em tempo ou comprimento.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais