Buscar

Questões sobre Direito Previdenciário

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201506239783)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	Acerca dos diversos institutos de direito previdenciário, assinale a opção correta.
		
	 
	André, que não é vinculado a regime próprio de previdência social, foi nomeado para ocupar o cargo de secretário de segurança de uma cidade do estado do Pará. Nessa situação, durante o exercício desse cargo em comissão, André não será segurado da previdência social
	 
	André, que não é vinculado a regime próprio de previdência social, foi nomeado para ocupar o cargo de secretário de segurança de uma cidade do estado do Pará. Nessa situação, durante o exercício desse cargo em comissão, André será segurado obrigatório da previdência social.
	
	É vedado, ainda que na qualidade de patrocinador, o aporte de recursos a entidade de previdência privada pela União, pelos estados e municípios, pelo Distrito Federal e por suas autarquias, fundações, empresas públicas, sociedades de economia mista e outras entidades públicas.
	
	A adoção de requisitos e critérios diferenciados para a concessão de aposentadoria aos beneficiários do regime geral de previdência social é vedada, ressalvando-se os casos de atividades que prejudiquem a saúde ou a integridade física e, nos termos definidos em lei ordinária, quando se tratar de segurados portadores de deficiência.
	
	Os proventos de aposentadoria e as pensões, por ocasião de sua concessão, poderão exceder a remuneração do respectivo servidor, no cargo efetivo em que se deu a aposentadoria ou que serviu de referência para a concessão da pensão, conforme previsão constitucional.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201506324330)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Os princípios são premissas que servem de base para a formação de institutos de uma determinada ciência. Nesse sentido, marque a alternativa que indica corretamente os princípios gerais da seguridade social:
		
	
	Uniformidade, publicidade e direito adquirido
	
	Seletividade, eficiência e direito adquirido
	
	Efetividade, publicidade e legalidade
	 
	Igualdade, legalidade e Direito adquirido.
	
	Eficiência, publicidade e legalidade
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201506239774)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Relativamente às condições instituídas para a aposentadoria do servidor integrante do Regime Próprio da Previdência Social, insertas na Lei Complementar nº 64, de 25 de março de 2002, é correto afirmar que
		
	
	o tempo de contribuição, para fins de aposentadoria, será comprovado mediante declaração pelo próprio segurado, na forma prevista na legislação em vigor.
	
	a aposentadoria por invalidez será precedida de licença para tratamento de saúde por período não excedente a doze meses.
	 
	é vedada qualquer forma de contagem de tempo de contribuição fictício.
	
	permitida qualquer forma de contagem de tempo de contribuição fictício.
	
	o tempo de contribuição que tiver servido de base para aposentadoria concedida pelo RGPS ou por outro regime próprio de previdência poderá ser contado para fins de aposentadoria no Regime Próprio de Previdência Social.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201506316264)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	Não é considerado filiado obrigatório ao Regime Geral de Previdência Social, na qualidade se segurado empregado:
		
	 
	O carregador de bagagem em porto, que presta serviços sem subordinação nem horário fixo, a diversos, com a intermediação do sindicato da categoria
	 
	O menor aprendiz, com idade entre 14 e 18 anos, sujeito a formação técnica-profissional metódica
	
	O trabalhador temporário contratado por empresa de trabalho temporário para atender à necessidade transitória de substituição de seu pessoal regular e permanente ou à acréscimo extraordinário de serviços
	
	Aquele que presta serviço de natureza urbana ou rural à empresa, em caráter não eventual, com subordinação e mediante remuneração
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201505685536)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	De acordo com a Lei nº 8.213/1991, a concessão da pensão por morte e do auxílio reclusão
		
	 
	independem de carência.
	
	dependem do período de carência de 6 meses.
	
	dependem do período de carência de 3 e 12 meses, respectivamente.
	
	dependem do período de carência de 12 meses.
	
	dependem do período de carência de 12 e 3 meses, respectivamente.
		
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201506308256)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Sobre a perda ou manutenção da qualidade de segurado analise as opções abaixo e marque a errada:
		
	
	Não será concedida a pensão por morte aos dependentes do segurado que falecer após a perda dessa qualidade, salvo se já tiverem sido cumpridos os requisitos para concessão de aposentadoria (direito adquirido) ou se comprovarem que, no momento do óbito, o segurado estava incapacitado laboralmente.
	 
	Por força da Lei nº 10.666/2003, a perda da qualidade de segurado será sempre considerada para concessão das aposentadorias por tempo de contribuição e especial.
	
	Por força da Lei nº 10.666/2003, a perda da qualidade de segurado não será considerada para concessão das aposentadorias por tempo de contribuição e especial.
	
	No caso de aposentadoria por idade, a perda da qualidade de segurado não será considerada desde que o segurado comprove o número mínimo de contribuições exigido para efeito de carência na data do requerimento do benefício.
	
	A qualidade de segurado é mantida, em regra, pela continuidade no pagamento das contribuições, uma vez que o subsistema previdenciário fulcra-se na contributividade.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201505647204)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Marque a assertiva correta: João, trabalha na empresa J.J.LTDA, percebendo a importância de R$ 4.000,00 mensais, e é casado com Maria que trabalha percebendo a importância de R$ 3.000,00 mensais, ambos segurados do RGPS. O casal têm um filho em comum de 2 anos de idade e João o pai invalido que depende economicamente dele. É correto afirmar que são dependentes de João:
		
	 
	Maria e o filho de 2 anos.
	
	Pai inválido e o filho de 2 anosr.
	
	Maria, o filho de 2 anos e o pai inválido.
	
	Maria e o pai inválido.
	
	Filho de 2 anos.
		
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201505685530)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Quanto aos dependentes, são consideradas prestações previdenciárias compreendidas pelo Regime Geral de Previdência Social:
		
	
	aposentadoria por invalidez e auxílio-doença.
	
	auxílio-reclusão e aposentadoria por tempo de contribuição.
	
	pensão por morte e aposentadoria especial.
	
	aposentadoria por idade e auxílio-doença.
	 
	auxílio-reclusão e pensão por morte.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201505685627)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Matheus aposentou-se, mas em razão de sua posentadoria não suprir as necessidades familiares, voltou ao mercado de trabalho. Neste caso, Matheus será segurado obrigatório?
		
	 
	sim, desde que a atividade exercida pelo aposentado seja abrangida pelo RGPS.
	
	sim, desde que o aposentado haja de boa-fé.
	
	sim, desde que a atividade exercida pelo aposentado não seja abrangida pelo RGPS.
	
	sim, desde que a atividade exercida pelo aposentado seja abrangida pelo INAMPS.
	
	não, vez que aposentado não contribui de forma alguma.
		
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201505647215)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Deixando o segurado de exercer atividades abrangidas pelo Regime Geral de Previdência Social, ou ficando desempregado, poderá conservar a qualidade de segurado independentemente de contribuições:
		
	
	Até 06 meses após o licenciamento, o segurado incorporado às forças Armadas para prestar serviço militar.
	
	Até 06 meses após cessar a segregação,o segurado acometido de doença de segregação compulsória.
	
	Até 12 meses após a cessação das contribuições, o segurado facultativo.
	 
	Sem limite de prazo, quem está em gozo de benefício.
	
	Até trinta e oito meses após a cessação de benefício por incapacidade ou após a cessação das contribuições, o segurado que deixar de exercer atividade remunerada abrangida pela previdência social ou estiver suspenso ou licenciado sem remuneração.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes