Buscar

Questes para estudo 1 geologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Minerais e rochas
1 – Conceitue mineral e rocha, citando as características de um produto natural que o caracterizam como um mineral.
2 – O que é mineralóide? Cite 3 exemplos, com diferentes características e diga por que cada um deles é classificado neste grupo de substâncias.
3 – Dentre os recursos minerais, o que é caracterizado como minério, minerais e rochas industriais e combustível fóssil? (conceitue cada um) Cite 3 exemplos de cada, no caso de minerais e rochas industriais, dizendo para que é utilizado.
4 - Qual a diferença entre os termos jazida e mina?
5 – Relacione os principais minerais formadores de rochas e suas composições químicas, mencionando quais são silicatos e quais são carbonatos (só para estudo)
Rochas magmáticas, sedimentares e metamórficas
1 – O que é magma e quais são os seus principais locais de formação na Terra?
2 – Descreva detalhadamente o processo de formação das rochas magmáticas intrusivas e extrusivas, falando sobre suas características e citando 2 exemplos de cada.
4 – Mostre, através de uma sequência, o processo de formação das rochas sedimentares e diga o que são rochas detríticas, químicas e orgânicas. Cite 3 exemplos de cada grupo.
5 – Qual é o efeito da dinâmica do ambiente sedimentar aquático no depósito sedimentar final? Fale citando exemplos de tipos de sedimentos e ambientes de deposição.
6 - As rochas sedimentares são registros geológicos do ambiente deposicional de formação destas rochas. Cite observações que se pode fazer nas rochas para interpretar o seu ambiente pretérito de formação? Exemplifique.
7 – O que é metamorfismo e em que regiões da Terra esse fenômeno acontece?
8 – O que são rochas metamórficas de baixo, médio e alto grau de metamorfismo? Cite exemplos de cada grupo (só para estudo).
9 – Quais as rochas metamórficas resultantes de metamorfismo de calcário, arenito e argilito em baixo, médio e alto grau de metamorfismo? Qual a rocha resultante do metamorfismo de granito?
10 – Por que um calcário puro em calcita ou um arenito puro em quartzo, expostos a metamorfismo progressivo, não podem gerar um gnaisse? Por que um biotita xisto pode. [calcita CaCO3, quartzo SiO2, feldspatos (Ca, Na, K)AlSiO, biotita K (Fe,Mg)AlSiO].
Intemperismo e solos
1 – Conceitue intemperismo e fale sobre a importância para a vida e para a formação de jazidas minerais.
2 – Quais são os agentes que promovem o intemperismo e qual o principal fator que controla o intemperismo em diferentes regiões e por que?
3 – Como o intemperismo físico e o químico atuam sobre as rochas? Quais os produtos finais desta atuação (dos dois tipos simultaneamente)?
4 – O que é intemperismo físico, em que climas predomina e porque? Explique duas formas de atuação desse tipo de intemperismo, cada uma em um clima diferente.
5 – O que é intemperismo químico, em que clima predomina e porque? Explique duas formas de atuação desse intemperismo.
6 – Dê exemplos de como a água atua no intemperismo físico e no químico?
7 – Conceitue solo e cite dois dos principais fatores que controlam a formação do solo, explicando sucintamente como cada um deles influencia.
8 – Faça um desenho esquemático com os três principais horizontes de um perfil de solo, citando as características básicas de cada um deles.
9 – Quais as características comuns de solos de: arenito, granito e basalto. Explique a razão dessas características.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes