Buscar

resumo sistema endócrino

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

SISTEMA ENDÓCRINO
As gandulas endócrinas secretam hormônios para o sangue circulante e esses hormônios, por sua vez, atuam sobre células –alvo em muitos pontos do corpo. As glândulas são responsáveis pela produção e excreção de substancias químicas na corrente sanguínea, que controlam o funcionamento do organismo. Existem seis glândulas endócrinas muito importante e várias outras glândulas de menor importância. As mais importantes são a glândula hipófise, glândula tireóide as glândulas paratireóide, glândulas suprarrenais, glândulas ilhotas de Langerhans do pâncreas e por último os ovários, no sexo feminino e os testículos no sexo masculino.
A glândula hipófise, ou glândulas pintura é formada por duas partes distintas, que são consideradas como duas glândulas diferentes: glândula hipófise anterior e a glândula hipófise posterior.
 A hipófise anterior, também conhecida como adeno-hipófise, secreta seis hormônios peptídeos importantes, são eles: O hormônio do crescimento, adrenocorticotropina o hormônio estimulante da tireóide a prolactina e os dois hormônios gonadotrópicos o FSH e O LH. A hipófise posterior, conhecida como neuro-hipófise, secreta dois hormônios, o hormônio antidiurético e a ocitocina.
A gandula tireoide é composta por dois lobos ligados entre si pelo istmo, localizado lateralmente à metade superior da traqueia e abaixo da laringe, considerada uma das maiores glândulas endócrinas. Ela libera dois hormônios, o T3 e o T4, a secreção desse dois hormônios é controlada principalmente pelo TSH (hormônio estimulante da tireóide) que é secretado pela hipófise anterior.
As glândulas suprarrenais, encontram-se localizadas na parte superior de cada rim, são glândulas vitais para o ser humano, já que possuem funções muito importante, como regulara o metabolismo do sódio, do potássio e da água, regular o metabolismo dos carboidratos e regular as reações do corpo humano aos stress.
Glândulas paratireoideas encontram-se na face posterior de cada lobo tireoide, tendo a função de excretar o paratormônio, pela regulação de cálcio e fósforo no sangue e aumento da absorção de vitamina D.
Ilhotas pancreáticas, são um grupo especial de células do pâncreas que produzem insulina e glucagon, substâncias que agem como importantes reguladores do metabolismo de açúcar, o glucagon é responsável por aumentar o nível de glicose no sangue por acelerar a conversão do glicogênio em glicose no fígado e sua liberação para o sangue, porém a insulina diminui o nível de açúcar no sangue quando está acima da normalidade e acelera o transporte de glicose para as células.
 O ovário é um órgão, pertencente ao sistema reprodutor feminino, é localizados na cavidade pélvica do útero. É neste órgão que são produzidas as células reprodutivas ou óvulos, normalmente a mulher possui dois ovários, um de cada lado do útero, e estes, são ligados pelas trompas de Falópio. O ovário é responsável pela produção de hormônios estrogênio e progesterona, que estão interligados ao desenvolvimento e manutenção das características sexuais feminina.
Os testículos, estruturas presente apenas nos homens, estão com a produção de espermatozoides e de hormônios como testosterona. Eles estão localizado no interior da bolsa escrotal.
Um hormônio é uma substancia química que é produzida por uma parte do corpo e que atua no sentido de controlar ou ajudar no controle de alguma função, em outra parte do corpo. Assim dizemos que os hormônios são responsável pela manutenção da homeostase, isto é do equilíbrio e perfeito funcionamento do meio interno, em gerais os hormônios são classificados em dois tipos, hormônios locais, como o nome já diz atuam em sobre as células situadas na vizinhança, os gerais a maioria são secretada por glândulas especificas, são transportados no sangue para todo o corpo, causam muitas reações diferentes.
Todos os hormônios gerais pertencem a dois tipos químicos distintos (proteínas pequenas ou derivadas de proteínas) e (compostos esteróides). Com exceção dos hormônios do córtex suprarrenal e dos hormônios sexuais. Os hormônios do córtex suprarrenal e os hormônios sexuais são todos asteroidais, possuem estruturas químicas semelhantes à do colesterol e, na maioria dos casos, podem ser sintetizado a partir do colesterol. 
O mecanismo de ação de um hormônio consiste, de maneira geral, na sua união a um receptor celular especifico ocasionando respostas bioquímicas. Os hormônios lipossolúveis não são capazes de entrar na células-alvos pelo fato de que não podem atravessar a membrana celular lipoproteica. Já os hormônios lipossolúveis apresentam um mecanismo de ação desencadeado a partir da sua ligação a receptores intracelulares em sítios específicos da região promotora de genes-alvo, agindo como transcritor da expressão gênica.
A atividade do sistema endócrino é regulada por mecanismo de feedback ou retro controle. O feedback é denominado “feedback negativo “quando a concentração do hormônio secretado por uma glândula atinge uma concentração acima do necessário ocorrendo interrupções da secreção deste hormônio e a consequente interrupção deste circuito de ação. O feedback é denominado “feedback positivo” quando a concentração de um hormônio é baixa e há necessidade de a glândula secreta-lo para que uma determinada atividade fisiológica possa ser desenvolvida.

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes