Buscar

Aula 05 Constitucional II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Direito Constitucional II
Web 05
Caso concreto: 
No início do ano de 2017, o Estado do Espírito Santo viveu uma situação séria: familiares de PMs acamparam nas portas do batalhões ?impedindo? que os policiais saíssem dos quartéis para trabalhar. Impedidos, por lei, de fazer greve, os familiares ( a maioria esposas ) dos PMs do Estado assumiram um inusitado protagonismo na reivindicação por melhores salários para a categoria. A falta de policiamento nas ruas levou a uma onda de saques, homicídios em vários pontos da cidade e a um sentimento de insegurança generalizada, especialmente em Vitória, capital do Estado. 
Veja a notícia abaixo: 
(Disponível em: http://g1.globo.com/espirito-santo/noticia/2017/02/governo-do-es-transfere-controle-da-seguranca-forcas-amadas.html) 
Espírito Santo: 
GOVERNO DO ESPÍRITO SANTO TRANSFERE CONTROLE DA SEGURANÇA ÀS FORÇAS ARMADAS. 
Decreto foi publicado no 'Diário Oficial' do estado nesta quarta-feira . Sem PMs, Exército e Força Nacional fazem o patrulhamento nas ruas. 
O governo do Espírito Santo publicou um decreto no "Diário Oficial" desta quarta-feira transferindo o controle da segurança pública no estado para as Forças Armadas. O responsável pela operação será o general de brigada Adilson Carlos Katibe, comandante da Força-Tarefa Conjunta que está no Estado. O decreto foi assinado pelo governador em exercício, César Colnago ,e pelo Secretário de Segurança Pública, André Garcia. 
Analise criticamente esta situação com base nos temas estudados nesta aula
Resposta: A situação ocorrida no Estado foi de grave instabilidade na segurança e acabou colocando sob ameaça a ordem pública e a paz social. A solução indicada para o problema seria a instalação do Estado de Defesa, com duração de 30 dias, prorrogáveis por mais 30.
Obs: Militar não pode fazer greve, mesmo sob o argumento de que "são impedidos de saírem dos quartéis" pelos próprios familiares, que pode caracterizar, inclusive que orientados).
solução: retorno imediato de toda a tropa às atividades normais, desobstrução imediata dos locais "ocupados". Caso não cumpridas, determine aplicar a prisão em flagrante dos envolvidos pelos crimes previstos no CPM (Código Penal Militar), dentre eles motim, insubordinação, desobediência, ou o que mais for cabível em cada caso.

Outros materiais