Buscar

relatorio de estgio das disciplinas pedagogicas

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTACIO DE SÁ
Prática de Ensino e Estágio Supervisionado em Docência das Disciplinas Pedagógicas e Educação Profissional
ALICE APARECIDA TEIXEIRA DE SOUZA
Goiânia 2014
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
Prática de Ensino e Estágio Supervisionado em Docência das Disciplinas Pedagógicas e Educação Profissional
Relatório exigido como parte dos requisitos para conclusão da disciplina de Prática de Ensino e Estágio Supervisionado em Docênciadas Disciplinas Pedagógicas e Educação Profissional sob a orientação do Professor Marco Aurelio Togatlian.
 
 
 Curso: Pedagogia
Goiânia 2014
1-INTRODUÇÃO
Este relatório contém informações referentes ao estágio que foi realizado na Escola Municipal Nicanor Gomes Pereira, no turno matutino acompanhando o trabalho da coordenadora Pedagógica na formação continuada dos professores, teve como objetivo conhecer na prática como esse processo acontece no dia-a- dia da escola.
Neste trabalho abordaremos as características da escola, Coordenadora Pedagógica e do grupo de professores observado.
Espero encontrar um ambiente educativo de qualidade, profissionais qualificados que desenvouvam as potencialidades dos alunos e favoreçam o processo de ensino-aprendizagem. 
 
2-CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA E DO GRUPO DE PROFESSORES OBSERVADO.
2.1 - CARACTERIZAÇÕES DA ESCOLA
 Escola Municipal Nicanor Gomes Pereira, foi construída em 1960 em parceria com o governo e o fazendeiro, que doou um pedaço de terra para a construção do pequeno prédio, possuindo apenas uma sala de aula, cantina e privada.
O prédio era físicamente pequeno, sem estrutura necessária para o funcionamento do mesmo. Entretanto este não era considerado um problema, tendo em vista a alegria que a comunidade rural tinha em ter a possibilidade dos seus filhos terem acesso aos anos iniciais do Ensino Fundamental.
A escola era multisseriada e funcionava no turno matutino, foi assim até os anos 90 e então foi construído um novo prédio no mesmo local. Recebendo o nome do fazendeiro que doou o terreno para a construção da escola.
Localizada em área rural no município de Bela Vista de Goiás – Fazenda Matinha Goiás oferece a modalidade de Educação infantil e do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Com sete salas de aula, diretoria, cozinha, sala dos professores, banheiros, biblioteca e sala de informática, e uma ampla área de lazer e recreação que conta com: parquinho e campo de futebol, para atender aos 160 alunos de quatro aos treze anos, a unidade escolar possui oito turmas, sendo duas no contra turno com reforço escolar e o programa do governo federal "Mais educação".
O corpo docente é formado por sete professores, diretora, coordenadora pedagógica e uma secretaria. o corpo discente é composto por 160 alunos, três monitores, duas faxineiras e três cozinheiras e dois serventes, estes são os profissionais que trabalham na escola atendendo as crianças.
A escola encontra em bom estado de conservação, possuindo mobiliário e material didático adequado para os professores e crianças. A instituição funciona em dois turnos respectivamente matutino e vespertino, das 7h às 11h: 15min e das 13h às 15h. Sendo que no turno vespertino são aulas de reforços para os alunos que apresentam dificuldade no aprendizado respectivamente alunos do ensino fundamental. Oferecendo aulas de português, matemática, pintura, música, dança e futebol.
A clientela que a instituição atende constitui-se de classe social baixa, os alunos são filhos de vaqueiros e agricultores. Todas as crianças moram na redondeza da escola e dependem do transporte escolar, que a prefeitura disponibiliza.
Mensalmente a unidade escolar oferecem palestras com profissionais da saúde que orientam a comunidade, em período de estágio foi assistida uma palestra sobre a higiene corporal, onde os pais dos alunos participaram do evento, buscando conquistar o sucesso e bem estar dos filhos.
A escola conta com o Projeto Político Pedagógico sendo que o documento foi construído com validade para quatro anos, mas anualmente é reconstruido por toda equipe pedagógica e comunidade escolar, logo os professores têm conhecimento e acesso ao documento.
2.2- CARACTERIZAÇÃO DO GRUPO DE PROFESSORES E ASPECTOS A SEREM OBSERVADOS.
O estágio foi realizado na secretária acompanhando o trabalho da Coordenadora Pedagógica, na sala dos professores, nas dependências da escola e a pedido da diretora na turma do terceiro ano auxiliando os alunos que apresentam dificuldade de aprendizagem.
 A turma é composta por 29 alunos, sendo quatorze meninos e quinze meninas, eles apresentam faixa etária entre oito e treze anos de idade, sendo que cinco dessas crianças tem comprometimentos no desenvolvimento da aprendizagem.
 A Coordenadora Pedagógica é formada em pedagogia e pós-graduada em psicopedagogia possui vinte e três anos na docêcia. A diretora também é formada e pós-graduada, todos os professores da instituição possui graduação em pedagogia e alguns têm pós em: psicopedagogia, alfabetização e letramento e educação infantil.
Quanto a proposta de avaliação a escola adota dois tipos, diagnóstica e formativa contemplando toda produção e participação dos alunos. As crianças da educação infantil são avaliadas continuamente é registrado em relatórios, ou seja não realizam provas. A turma do primeiro e segundo ano do Ensino Fundamental somente fazem provas das disciplinas de português e matemática, as demais são realizados trabalhos e atividades avaliativas cotidianas. 
Apartir do terceiro ano os alunos realizam provas de todas as disciplinas, as professoras utilizam o sistema de fichas como ferramenta avaliativa, por meio das observações, referentes ao desenvolvimento das atividades e desempenho, comportamento e participação dos alunos, avaliam os mesmos levando-se em consideração o respeito ao ritmo e desenvolvimento de cada criança.
A Escola trabalha com projetos pedagógicos, é elaborado por todo equipe pedagógica e corpo docente, pois é escolhido a partir de um tema gerador, buscam trabalhar conteúdos flexíveis, concretos, associados à realidade da clientela, garantindo o bom ensino.
A Coordenadora pedagógica conduz seu trabalho, valorizando as ideias e estimulando a participação de todos os professores na construção dos projetos e no processo de ensino e aprendizagem. Segundo Freire (1996, p. 52) "saber ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua contrução."
O planejamento escolar ocorre mensalmente os professores juntamente com a coordenadora têm participação em cada fase. Quanto ao plano de aula, as professoras efetuam os planos conforme os conteúdos que vão ser trabalhados e dirigidos nas situações de aprendizagem, muitas vezes elas planejam a partir das dificuldades dos alunos. 
No que diz respeito a formação continuada dos professores, a equipe gestora reúne mensalmente com o corpo docente na escola para buscar juntamente ampliar os estudos no campo teórico referentes as suas práticas pedagógicas. Bruno e Almeida ( 2008) afirma que a formação continuada para todos os profissionais funciona como instrumento de favorescimento na apropriação de conhecimentos e introduz uma inquietação contínua com o já conhecido. 
Sabemos que a educação escolar tem sido o meio pelo qual os alunos adquirem conhecimentos formais e políticos, entendemos que o Projeto Político Pedagógico poderá viabilizar caminhos para solucionar problemas. Este documento deve levar em conta o cidadão que queremos formar e para que tipo de sociedade. Logo a instituição possui o Projeto Político Pedagógico e ele é reconstruído anualmente por toda comunidade escolar, as práticas pedagógicas das educadoras estam embasadas nesse documento.
3 – CAPÍTULO II - DESENVOLVIMENTO E ANÁLISE DAS ATIVIDADES OBSERVADAS.
O estágio supervisionado foi realizado na escola Municipal Nicanor Gomes Pereira no turnomatutino, por meio de observação e acompanhamento do trabalho da coordenadora pedagógica e também da equipe de educadores e especialmente da professora do terceiro do terceiro ano.
Sabemos que a formação continuada é uma necessidade essencial para os profissionais da educação, sendo parte de um processo permanente de desenvolvimento, que deve ser assegurado a todos. Ela deve promover atualizações, aprofundamentos das tématicas educacionais, e apoiar numa reflexão sobre a prática educativa, promovendo um processo constante de auto-avaliação, que consiste a construção continua da competência profissional.
Segundo Nóvoa (1995) hoje não basta mudar o profissional, é preciso também mudar os contextos em que ele intervém. Quanto a formação continuada dos professores os mesmos participam do processo de formação dentro da própria instituição escolar através de projetos desenvolvidos pela equipe gestora e professores, o tema abordado no projeto é " Dificuldade de aprendizagem na aquisição de leitura e escrita". 
A coordenadora pedagógica busca oferecer condições para que os professores possam desenvolver continuamente suas competências, garantindo a capacidade de reflexão.
Também os professores estão participando de um curso de formação continuada cujo o tema é "Inclusão" oferecido pela secretária municipal de educação. O obejetivo de tal curso é situar historicamente a realidade vivênciada por pessoas portadoras de necessidades especiais, analisar as leis brasileiras que regulamentam a educação especial oferecida na escola.
Quanto a gestão da escola é participativa e democrática, havendo um bom relacionamento entre todos. Mensalmente acontecem reuniões de pais para discutirem assuntos sobre a aprendizagem e comportamentos dos alunos, o corpo docente da escola busca juntamente com a família um ensino de melhor qualidade.
As reuniões acontecem de um modo geral com todos os pais, depois se divide em classes para assuntos mais individuais. Os pais comparecem quase em totalidade.
Mensalmente acontecem as reuniões pedagógicas para discutir assuntos referentes a melhoria no sistema de ensino, também para planejar alguma comemoração na escola, e até mesmo para fazer uma reflexão sobre o que fizeram ou deixaram de fazer. 
Tratando da avaliação a mesma é feita conforme a execução do plano da escola através de; trabalho de grupo e individual, textos e atividades escritas. Com efetivo acompanhamento dos professores nos trabalhos do dia-a-dia dos alunos, ocorre uma avaliação contínua. Também ha recumperação paralela, com o objetivo de sanar as dificuldades dos aprendizes, ensinando o que eles não conseguiram assimilar.
Quanto ao planejamento da escola, existe o Projeto Político Pedagógico que foi elaborado por funcionários da instituição com a participação da comunidade escolar, contando com o apoio da coordenadora pedagógica. Pois esse documento busca definir a identidade da escola, enfatizando sobre o tipo de indivíduo que queremos formar, e que mundo desejamos construir.
Para Gadotti (1994) Na construção dos Projetos das escolas, projetamos o que temos propósito em executar, conduzindo para frente, buscando no que temos, prevendo um futuro distinto do presente. 
 Também realizamos algumas atividades pedagógicas com as crianças da turma do terceiro ano como: historia literária, ilustração e produação de texto.
Com relação às atividades que realizamos, percebemos que as crianças são participativas e bastante socializadas, elas realizavam atividades em duplas e em grupos , conversavam, brincavam, emprestavam objetos para os colegas, algumas delas apresentaram maiores dificuldades na área cognitiva, mas em compensação possuem grandes habilidades motoras. Logo foi visível que o desenvolvimento humano não e linear.
As atividades realizadas pelo grupo de alunos foram sempre apropriadas para a idade deles, as crianças encontram um ambiente onde a cooperação a afetividade e a participação das famílias permeia todo o aprendizado.
Percebemos que a escola oferece um ambiente propício para desenvolver a aprendizagem. Para (Davis e Oliveira 2010) a escola deve ser um ambiente acolhedor, que promova a liberdade de pensamento, que incentive a ousadia nas formas de expressão e valorize a descoberta.
4. CONSIDERAÇÕES FINAIS
O presente estágio foi iniciado no dia 26-05-2014. Fui bem recebida por todos os membros da instituição, encontrei um ambiente agradável e seguro repleto de atividades lúdicas e pedagógicas, valorizando a afetividade, autoestima e as relações pessoais de todos os indivíduos.
Quanto ao espaço físico da escola é amplo, todas as salas de aula são arejada, com boa iluminação, possuem armários, carteira individuais, tudo em bom estado de conservação é disponível vídeo, televisão e aparelho de som. 
No período de estágio procurei acompanhar ativamente a coordenadora pedagógica no que diz respeito a formação continuada dos educadores, sendo que a mesma acontece no ambiente escolar e também em outros ambientes fora da instituição de ensino.
Tive a oportunudade auxiliar a professora do terceiro ano. Realizei atividades de observação, participação, colaboração e investigação dentro do ambiente escolar. 
Ao término do estágio, ficou a certeza da importância de conhecer a realidade de uma escola. A interação com os alunos e profissionais foi bastante enriquecedora para meu aprendizado, conforme minha expectativa pôde vivenciar a rotina do cotidiano escolar e acompanhar diversas atividades dentro de um espaço de ensino de qualidade.
Esta experiência proporcionada pelo estágio foi extremamente importante para a minha formação acadêmica, ofereceu suporte para futuramente atuar de forma democrática e transformadora. Mostrou-me a necessidade da formação continuada constituindo assim um professor pesquisador.

Outros materiais