Buscar

Seminário cidade inteligente

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Habitação
um dos projetos mais reconhecidos tem como objetivo fornecer energia para 8000 domicílios com energia renovável, principalmente através de geração eólica.
Possui o maior condomínio de casas-contêineres do mundo
Mobilidade
A mobilidade urbana de Amsterdã, tem muito a contribuir como exemplo para o Brasil e outros países. A primeira percepção que temos ao chegar nessa cidade é que tudo flui naturalmente. O tráfego de veículos, mesmo nos horários de pico, é tranquilo e silencioso, não há quase ruídos nem uso de buzinas, o que deixa a cidade com um ar mais agradável e com menos poluição.
Atualmente, um terço das viagens é feita de carro, enquanto que 36% são feitas por transporte público, 27% por bicicletas e 4% a pé
O principal meio de locomoção da maioria da população é a bicicleta, mas alguns moradores da cidade também utilizam as demais opções: o tram (um bonde chamado de GVB, sigla em holandês da Companhia Municipal de Transportes), o ônibus, o metrô e a balsa.
 
Em Amsterdã, é diferente, cada um tem seu lugar no espaço público. O corte lateral de um lado ao outro de uma rua ou avenida possui diversas “camadas”
calçada, ciclovia, faixa de ônibus, trilho de tram, trilho de trem e faixa para carros.
As bicicletas se tornaram parte integral da vida das pessoas na cidade, sendo que 58% da população faz uso da bicicleta diariamente
A bicicleta é tão fortemente incluída na cultura dessa população que as crianças, desde seus primeiros anos de idade, já aprendem a pedalar, já andam na carona das bicicletas dos pais que vão criando um hábito para a vida toda.
Vias exclusivas para ciclistas
Sinalização
Velocidade
Estacionamento 
Em todas as avenidas com ciclovia há o "bike box", um espaço para as bicicletas largarem na frente quando o farol abre.
estacionamento de carros que adaptado para se tornar paraciclo. 
Balsa
A capital holandesa é dividida por um rio. Para se chegar a Amesterdã do Norte, existe a possibilidade de fazer o trajeto em duas barcas que se revezam e saem a cada dez minutos. O melhor disso:a travessia é gratuita. 
Tram
Bonde
Melhor transporte público
Não é preciso dar sinal
Caminhar em Amsterdã é Cada vez menos comum, quando é para se deslocar em até 500 metros, a maior parte das pessoas em Amsterdã caminha (+- 95%), e a até 1 km, esse percentual é de 80%. No entanto, caminhar em Amsterdã não é das tarefas mais simples.
apenas 20% dos deslocamentos.
De forma geral, as calçadas de Amsterdã são boas e possuem os parâmetros mínimos para incluírem pessoas com deficiência. 
Bibliografia
http://thecityfixbrasil.com/2014/08/06/a-mobilidade-urbana-de-amsterda-sob-um-vies-antropologico/
http://www.cidadessustentaveis.org.br/boas-praticas/amsterda-uma-cidade-inteligente
http://www.cidadessustentaveis.org.br/boas-praticas/amsterda-uma-cidade-inteligente

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais