Buscar

Atividade de Ciências do Ambiente

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Atividade de Ciências do Ambiente
1º) O que é a biomagnificação trófica e por que ela é importante para a engenharia? Justifique esquematizando o processo ocorrido na baía de Minamata.
R- É o acumulo de substancias não- biodegradável ao longo da cadeia alimentar. No caso que ocorreu na cidade de Minamata- Japão, a substancia liberada por uma fábrica infectou milhares de pessoas e a responsabilidade ambiental do fato ocorrido deve-se a fabrica primeiramente e consequentemente aos profissionais que não fizeram um bom planejamento.
2º) Por que é difícil estabelecer padrões para os níveis de poluição aceitáveis? Ao dar sua resposta, considere, por exemplo, as razões físicas, climatológicas, biológicas, sociais e éticas.
R- Porque a principal causa da poluição são os materiais emitidos pela queima de combustíveis fosseis em veículos e indústrias. Consequentemente o ar fica com uma má qualidade sentida na saúde das pessoas, podendo causar diversas doenças.
3º) Por que o conceito de ecossistema é tão importante no estudo das ciências ambientais? Deveria causar preocupação os distúrbios em ecossistemas? Sob quais circunstâncias se deveria preocupar ou não?
R- Porque a ciência ambiental surge diante das inúmeras alterações nos ecossistemas naturais. Essas alterações são feitas pela ação humana, causando deformações nos ambientes naturais que cada vez mais estão sendo destruídos. A ciência ambiental tem o objetivo de estudar, analisando as interações entre ambientes do homem e ambientes naturais.
4º) O mercúrio uma vez lançado no ambiente aquático, pode ser assimilado, transportado ou associar-se ao sedimento e permanecer no ambiente. Após a identificação da fonte de contaminação da baia de Minamata, que ações deveriam ser realizadas para minimizar ou interromper o processo de biomagnificação? Identifique e justifique ações de engenharia em diferentes escalas temporais e espaciais.
R- Seria necessário que fosse feita uma drenagem e águas residuais na baia de Minamata e instalasse um sistema de tratamento de efluentes na fábrica. O engenheiro deveria saber reconhecer, interpretar e diagnosticar os impactos ambientais e propor soluções.
5º) Que lições com o exemplo do desastre de Minamata devemos ter em mente ao projetar e operar obras de engenharia com potenciais de poluição química no meio ambiente?
R- A lição é que devemos monitorar permanentemente a qualidade ambiental da cidade, realizar o controle das atividades poluidoras, realizar diagnósticos ambientais que servirão de subsídios para o processo de tomada de decisão visando a fiscalização, o controle e a redução da poluição, estabelecer exigências especiais de controle de geração e tratamento de resíduos .
6º) Pesquise outros exemplos de ocorrência de bioacumulação. Destaque a área, o tipo de poluente, a população afetada, as medidas tomadas. Avalie criticamente e compare com a sequência de eventos ocorridos na Baia de Minamata. Que estratégias, nos casos pesquisados, foram positivos ou negativos para a identificação do problema, minimização dos impactos e/ou recuperação da área. 
R- Desastre de Bhopal- Ganha este nome por ter aontecido na cidade de Bhophal, na Índia. Na madrugada do dia 3 de dezembro de 1984, cerca de 40 toneladas de gases tóxicos vazaram de uma fabrica de pesticidas de origem norte-americana conhecida como Union Carbide; estima-se que mais de 500 mil pessoas foram expostas ao isocianato de metila, um composto altamente danoso para o corpo humano. Muitos moradores já saíram de suas casas sentindo náuseas, vomitando sangue e tendo sérios problemas de visão. Ao menos 3 mil pessoas morreram, e ainda existe uma grande quantidade de lixo tóxico nas redondezas da fabrica abandonada, e a população de Bhopal ainda luta para tentar conseguir alguma indenização do governo dos EUA. Tudo isso poderia ter sido evitados se medidas de seguranças não tivesse sido evitadas, como no caso de Minamata. As industrias precisam estar extremamente atentas aos cuidados com a segurança, não deixando que os aparelhos apresentem falhas no funcionamento, que fiquem desligados ou que sejam ineficientes. É também Preciso que a legislação ambiental e de segurança química seja bem rigorosa e que o governo garanta o seu cumprimento.

Outros materiais