Buscar

RESENHA CRITICA

Prévia do material em texto

FACULDADE UNIDA DE CAMPINAS - FACUNICAMPS
CURSO DE GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL
CARLA RODRIGUES VIEIRA DA SILVA
Resenha do Filme Ben-Hur
GOIÂNIA – GOIÁS
Outubro/2016
CARLA RODRIGUES VIEIRA DA SILVA
Resenha do Filme Ben-Hur
Trabalho Avaliativo para composição da nota N1 da Disciplina, Formação Social – 3º Período da Faculdade Unida de Campinas – Fac. Unicamp, sob orientação da Profa. Mestre Anne Caroline Fernandes
GOIÂNIA - GOIÁS
Outubro/2016
Filme Ben-Hur
O filme Ben-Hur  (1959) como maior vencedor do Oscar de todos os tempos. Foram nada menos que 11 estatuetas, marca que foi alcançada por Titanic e O Senhor dos Anéis - O Retorno do Rei, mas jamais superada. Lançado a nova versão em 2016 para alguns críticos o filme foi mal elaborado em relação do primeiro lançado no ano citado acima. 
Assisti ao filme analisando o mesmo de acordo com o curso Serviço Social e, principalmente a matéria Formação Social e Questão Social, relata o abuso do poder econômico e político das classes dominantes, o fato ocorrido em Jerusalém, toda confusão começa porque um romano ajuda um judeu ferido, e esse judeu revoltado porque o exercito romano havia assassinado seus pais, resolve matar um oficial do exercito romano, o personagem Judah assume a culpa do judeu que ele havia ajudado antes. Judah tem um desejo de vingança contra seu irmão Messala que é um oficial do exército Romano, ele afirmou ao seu irmão que havia matado sua mãe e seu irmão, sentenciou Judah ser escravo para o resto de sua vida, o mesmo ficou por cinco anos como escravos em um barco de guerra, conseguiu fugir, treinou para guerrear contra seu irmão adotivo, venceu a guerra, mais ainda guardava ódio. A historia aconteceu paralelo a historia de Jesus Cristo, Judah ao ver Cristo sendo crucificado e mesmo assim perdoou todos que ali o julgava, se comoveu e decidiu perdoar seu irmão. Mostra que nem sempre deve julgar as pessoas, porque seu irmão Messala fazia toda aquela crueldade para se manter no poder, às vezes contra sua vontade, deixava ser influenciado pelo poder e opiniões dos outros. Mais quando seu irmão pediu perdão e disse para o mesmo que ele não era mau e não queria aquela vida, eles se reconciliaram e tiveram um novo rumo para as suas vidas. 
Em geral o filme foi bem elaborado, os autores contracenaram muito bem, os efeitos ficaram ótimos, o filme mostra à força do perdão. Fato marcante as questões sociais sempre existiram desde que o mundo é mundo, fica nítida neste filme: supremacia de raça, preconceito e abuso econômico, com um forma de governo autocrático e cruel. Diante de tanto conflitos e regras impostas pelos romanos, o personagem Judah tinha sua própria opinião, onde gerou conflitos, porém após vencer a guerra foi respeitado e deixou um exemplo a ser seguido pelos romanos. 
Referencia: 
Filme: Ben-Hur  2016, assistido em 20/09/2016 no cinema no Shopping Cerrado, Goiânia – Goiás. 
Disponível em: <http://www.adorocinema.com//filmes> acesso em 04/10/2016.

Outros materiais