Buscar

Física 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

EXERCÍCIOS DE REVISÃO (AV1)
1. Considere uma corda elástica para saltos de massa desprezível e ligada a uma das extremidades a uma massa de 85,0Kg. Supondo que a corda começa a vibrar sem atrito, de modo que o período desse movimento seja de 4,0s. Considere Π = 3. Qual a constante elástica da corda.
2. Um sistema experimental é formado por uma longa mangueira, tendo uma de suas extremidades posicionada próxima à boca e a outra, próxima ao ouvido. Assim, ao falar em uma extremidade, a pessoa escuta sua própria voz na outra, 0,10s mais tarde. Considerando a velocidade do som no ar de 340 m/s, o comprimento da mangueira desse sistema experimental é o comprimento de onda desse som em metros, se o período é 0,2segundos:
3. Ao chegar a um posto de gasolina, um motorista calibra os pneus do seu carro, colocando uma pressão de 400 N/m2. Nesse momento verifica que a temperatura dos pneus é de 27 °C. Depois de dirigir por algum tempo, a temperatura dos pneus sobe para 54 °C. Desprezando o pequeno aumento no volume dos pneus (transformação isocórica) e tratando o ar no seu interior como um gás ideal, é correto afirmar que, em Pascal, a pressão nos pneus passará a ser:
4. Considerando que as densidades das águas doce e salgada sejam, respectivamente, 1 000 kg/m3 e 1 100 kg/m3 e admitindo que a altura da linha da água (H), distância entre o fundo de um objeto e o nível da água, seja, respectivamente, HD para a água doce e HS para a água salgada, podemos afirmar que a relação HD/HS para a mesma massa do objeto. 
5. As cordas do violão têm comprimento l, e densidade linear igual a μ e está submetida a uma tração T. Nestas circunstâncias, a velocidade de propagação de uma onda na corda é dada por:
Sabendo-se que o comprimento l = 80cm e a massa da corda m = 40g, vibrando com uma frequência de f = 800Hz sob tensão T = 0,2N. Com todas essas informações responda qual valor calculado para o comprimento da onda propagando-se na corda de seu violão. 
- 1 -

Outros materiais