Buscar

EXERCICOS ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGOGICO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

APOU
Questão 1/5 - Pesquisa e Prática Profissional: O Pedagogo no Espaço da Escola
Atente para o excerto de texto: 
“O Projeto busca um rumo, uma direção. É uma ação intencional, com um sentido explicito, com um compromisso definido coletivamente. Por isso, todo projeto pedagógico da escola é, também, um projeto político por estar intimamente articulado ao compromisso sociopolítico com os interesses reais e coletivos da população majoritária”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VEIGA, I. P. A. [Org.]. Projeto Político Pedagógico: uma construção possível. Campinas, SP: Papirus, 2001. p. 13. 
Segundo o livro-base Organização do trabalho pedagógico, a estruturação do projeto político pedagógico é composta por três partes, que precisam estar articuladas entre si: o marco referencial, o diagnóstico e a programação. A partir da articulação dessas dimensões, é feita a redação do documento oficial. Analise as proposições abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que menciona corretamente os elementos que o PPP deve abranger:
	A	Caracterização da instituição escolar, histórico, princípios e objetivos, currículo escolar.
	B	Histórico, princípios e currículo escolar.
	C	Caracterização da instituição escolar, princípios e objetivos.
	D	Apenas o currículo escolar.
	E	Programação, diagnóstico e marco referencial.
Questão 2/5 - Pesquisa e Prática Profissional: O Pedagogo no Espaço da Escola
Considere o fragmento de texto: 
“[...] os problemas educacionais de Pindorama nos interessam diretamente. E, se queremos ter uma compreensão melhor dos problemas que, ainda hoje, afligem os profissionais do ensino e estudantes, precisamos de uma visão retrospectiva que nos permita acompanhar os percalços enfrentados pelo sistema educacional brasileiro ao longo da história”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em TERRA, M. de L E (Org.). História da educação. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2014. p. 100. 
Segundo o livro-base Organização do trabalho pedagógico, há uma razão para a estruturação tardia de um sistema educacional no Brasil. Analise as afirmativas e, em seguida, assinale a alternativa que faz referência a essa razão:
	A	Pela falta de políticas que tivessem como objetivo a implantação da escola pública.
	B	Pelo excesso de políticas que tinham como objetivo a implantação da escola pública.
	C	Pela falta de políticas que tivessem como objetivo a implantação de escolas particulares.
	D	Pelo excesso de políticas que tinham como objetivo a implantação de escolas particulares.
	E	Pela falta de políticas que possibilitassem a implantação de escolas religiosas.
Questão 3/5 - Pesquisa e Prática Profissional: O Pedagogo no Espaço da Escola
Considere o excerto de texto: 
“[...] é possível dizer [...] que a ‘autonomia’ tem sido uma ficção, na medida em que raramente ultrapassou o discurso político e a sua aplicação esteve sempre longe da concretização efetiva das suas melhores expectativas. Mas ela tem sido uma "ficção necessária" porque é impossível imaginar o funcionamento democrático da organização escolar e a sua adaptação à especificidade dos seus alunos e das suas comunidades de pertença, sem reconhecer às escolas, isto é aos seus atores e aos seus órgãos de governo, uma efetiva capacidade de definirem normas, regras e tomarem decisões próprias, em diferentes domínios políticos, administrativos, financeiros e pedagógicos”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BARROSO, J. A autonomia das escolas: uma ficção necessária. Revista Portuguesa de Educação, v. 17, n. 2, 49-83, 2004. p. 49,50. 
Considerando o fragmento e os conteúdos do livro-base Organização do trabalho pedagógico, sobre a autonomia administrativa, analise as proposições abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta os itens corretos:
I. Diz respeito aos aspectos processuais e procedimentais que concretizam o trabalho escolar.
II. Define que cada instituição precisa conhecer suas características, seus limites e suas possibilidades para definir seus trâmites administrativos.
III. É um documento que não possui o conjunto de normas e regras preestabelecidas que norteiam as práticas e ações de uma instituição.
IV. Essa dimensão jamais será um dos princípios da gestão democrática e dos processos de descentralização da gestão educacional.
Estão corretas apenas as afirmativas:
	A	I e II.
	B	I, II e III.
	C	II e IV.
	D	III e IV.
	E	II, III e IV.
Questão 4/5 - Pesquisa e Prática Profissional: O Pedagogo no Espaço da Escola
Leia o extrato de texto: 
“A definição de competências tem por objetivo estabelecer os parâmetros necessários, tanto para orientar o exercício do trabalho em questão, como para orientar os estudos e preparação para esse exercício. Também se constitui em um sistema de avaliação de efetividade do trabalho realizado. Em última instância, com a sua definição e aplicação, é possível promover o desenvolvimento organizacional e seus melhores resultados”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em LÜCK, H. Dimensões de gestão escolar e suas competências. Curitiba: Editora Positivo, 2009. p. 12. 
Segundo o livro-base Organização do trabalho pedagógico, as competências coletivas das organizações dependem de certos fatores. Analise as proposições a seguir:
I. O contexto da organização, que precisa ter claramente definidas sua missão, seus objetivos, sua liderança e seus procedimentos.
II. As características da função, ou seja, o conhecimento do trabalho a ser realizado e suas relações com os demais departamentos/setores, estabelecendo uma relação de interdependência entre eles.
III. A tarefa, que se caracteriza por refletir e avaliar permanentemente a respeito do trabalho que é realizado e procurar outras formas de realizá-la melhor.
IV. O princípio de inércia, que se caracteriza por não precisar refletir em nível pessoal e nem avaliar as formas de trabalho coletivamente.
São mencionados fatores necessários ao desenvolvimento das competências organizacionais apenas nas proposições:
	A	I, II e III.
	B	I e II
	C	II e III.
	D	I, III e IV.
	E	II, III e IV.
Questão 5/5 - Pesquisa e Prática Profissional: O Pedagogo no Espaço da Escola
Leia o excerto de texto: 
“Superando a fragmentação das legislações anteriores, que atribuíam ao Estado reduzido compromisso com a oferta pública, a LDB de 1996 propõe a educação básica como concepção que assegura a integração entre as diferentes etapas e modalidades de ensino, de modo a propiciar a todo e qualquer cidadão, respeitando a diversidade, a formação considerada como o mínimo necessário à participação na vida social e produtiva”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em KUENZER, A. Z. O ensino médio no plano nacional de educação 2011-2020: superando a década perdida. Educação & Sociedade, Campinas, v. 31, n. 112, 851-873, 2010. p 854, 855.
Analise as proposições abaixo e, em seguida, considerando o fragmento e os conteúdos do livro-base Organização do trabalho pedagógico, assinale a alternativa que menciona o termo que se refere à organização vertical que integra um conjunto de instituições de ensino:
	A	Modalidade de ensino.
	B	Nível de ensino.
	C	Educação não formal.
	D	Educação informal.
	E	Educação difusa.

Outros materiais