Buscar

AULA 7-Custo Real ou Custo Histórico

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Custo Real ou Custo Histórico
É o Custo efetivo ocorrido pela empresa num determinado período de produção. Ou seja, É calculado após o encerramento do processo produtivo, com base nos valores efetivamente gastos na produção.
Caso o Custo Real seja superior ao Custo Padrão, a Variação (diferença) aí ocorrida será considerada desfavorável, uma vez que o Custo efetivo foi maior que o estabelecido como meta para a fábrica.
Se ocorrer o contrário, ou seja: Custo Real inferior ao Custo Padrão, a Variação será considerada como favorável, uma vez que a fábrica apresentou Custo menor do que o estabelecido como meta.
O Custo Padrão é um instrumento (poderoso) para que a fábrica tenha controle sobre os seus Custos , comparando os que deveriam ser (Custo Padrão) com os que efetivamente ocorreram (Custo Real). Desta comparação, a fábrica pode descobrir se está utilizando um volume maior de materiais do que deveria, se pagou o preço adequado por estes materiais, se está havendo um volume grande de estragos e perdas além do esperado, se a produtividade da mão de obra esta aumentando ou diminuindo, etc. Ao detectar as ineficiências, a fábrica terá diante de si um quadro adequado para determinar de que forma poderá cortar Custos e aumentar a sua lucratividade.
Custeio Padrão
A maior utilidade do Custo Padrão é servir como parâmetro para o controle dos Custos Reais e como instrumento para a fábrica detectar suas ineficiências.
A comparação entre o Custo Real e o Padrão pode ser feita de forma extra contábil, por relatórios especiais.
Entretanto, há empresas que preferem controlar as variações entre o Custo Real e o Padrão na própria contabilidade.
Existem várias maneiras de se fazer isso e estas formas de custeamento são denominadas de Custeio Padrão.
Uma das formas de custeio Padrão consiste em se registrar todos os Custos pelos seus valores-padrão nas contas referentes aos Produtos em Elaboração e controlar as variações entre o Custo dos Produtos Vendidos (CPV).
Apuração Contábil
As contas de Variações, se desfavorável, são devedoras. Se favoráveis, credoras.
As transferências de Produtos em Elaboração para Produtos Acabados também se faz pelo Padrão.
Caso a Variação Total fosse favorável (Custo Real menor que o Padrão), os lançamentos de encerramento das contas de Variação seriam feitos a crédito de Produtos Acabados e do CPV.
Variação do CIF
Os CIF fixos por unidade tem que ser projetados dividindo-se os valores estimados dos CIF por um volume de produção esperado. 
Se a fabricação Real for diferente da que serviu de base para calcular os CIF fixos por unidade, existe, ainda, uma divergência entre o Custo Real e o Padrão, que é denominada Variação no volume.
Considere uma empresa tenha um custo padrão para 120 unidades no valor unitário de R$ 20,00. Sendo o custo realizado de R$ 18,00 e quantidade de 150 unidades produzidas, marque a alternativa que apresenta a variação mista da produção deste produto. R: 600

Outros materiais