Buscar

TRABALHO DE GEOGRAFIA

Prévia do material em texto

SUMÁRIO
Introdução..........................................................................................................4
Caracterização do perfil do professor................................................................5
Identificação da Visão do Professor Sobre as Questões Relacionadas à Diversidade no Âmbito Escolar..........................................................................5
Trabalhando a Diversidade no Âmbito Escolar.................................................6
Considerações Finais........................................................................................
INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem como finalidade demonstrar alguns aspectos da diversidade dentro do âmbito escolar. Para isso foi necessário a colaboração de um professor educador dos anos finais da Educação Básica.
Seu apoio foi muito importante na identificação do conhecimento sobre o assunto abordado, sua postura perante determinado problema foi analisado e suas respostas foram anexadas ao trabalho em questão. Também foram feitas algumas observações com base em artigos, livros e leis que regem a educação no país. 
Damos ênfase às responsabilidades dos profissionais e instituições de ensino, com base na LDB (1996), DCN (2013) e PNE (2014), traçando um paralelo entre o conhecimento do professor colaborador e as leis acima citadas. Procuramos evidenciar como supostamente deveria ser o comportamento dos profissionais de educação quando o assunto é diversidade, levando em consideração os resquícios de preconceito ainda existentes.
Procuramos deixar explícito que diferença não defini caráter e tão pouco defini seu espaço dentro da sociedade. Todos nós possuímos nossa particularidade e é isso que nos define como pessoa, nenhum indivíduo é igual ao outro, houve um período onde o negro era discriminado, dentro da sociedade seu espaço se resumia apenas as áreas de serviço e a senzala, no entanto hoje seu lugar é onde quiser. Os alunos necessitam dessa concepção, pois, é necessário o esclarecimento para que haja a compreensão. 
Para que essa nova visão seja efetivada será necessária a colaboração da família, ou seja, parceria família/escola, uma vez que os educandos são reflexos do que vivenciam, portanto, se os pais insistem em carregar consigo a bagagem obtida durante o passar dos anos, os filhos irão compartilhar da mesma postura, tornado assim, ainda mais difícil o trabalho realizado dentro da sala de aula. Compartilhar conhecimento e informação é a arma mais eficaz no combate a discriminação.
CARACTERIZAÇÃO DO PERFIL DO PROFESSOR
Idade: 46 anos
Formação: Normal/Superior e Geografia
Formação complementar: Pós Psicopedagogia e Educação infantil
Tempo de atuação no ensino: 15 Anos
Jornada de trabalho semanal: 40 horas
Nível de atuação: Ensino fundamental/ 8º e 9º ano
IDENTIFICAÇÃO DA VISÃO DO PROFESSOR SOBRE AS QUESTÕES RELACIONADAS À DIVERSIDADE NO ÂMBITO ESCOLAR
O que é diversidade?
No contexto escolar é lidar com às diferenças de cada aluno, com suas dificuldades, ritmos, jeito de ser, etc.
Como você trabalha com a questão da diversidade na escola?
Na escola são várias realidades que o professor precisa ficar atento. É saber lidar com as diferenças combatendo com o preconceito. É de fundamental importância trabalhar as diferenças no âmbito escolar. 
Textos
Vídeos
Bate papo
Projetos
Teatro, dentre outros.
Quais diversidades estão em evidência na sua escola?
Questões religiosas, cor da pele, nível de conhecimento.
Quais ações a escola deveria realizar para a promoção do respeito à diversidade na escola?
Palestras 
Vídeos educativo
Desenvolvimento de projetos relacionados ao tema diversidade
TRABALHANDO A DIVERSIDADE NO ÂMBITO ESCOLAR
Alguns questionamentos foram levantados em relação “a diversidade no âmbito escolar” e para adquirir respostas contamos com a colaboração de um docente atuante nos anos finais do ensino fundamental, sendo estabelecido por lei o direito a educação para toda a população, independo da cultura, etnia e demais. Art. 2º, § 2 - inciso X - “promoção dos princípios do respeito aos direitos humanos, à diversidade e à sustentabilidade socioambiental.” (PNE, 2014)
Ao questionar ao professor colaborador a definição do termo diversidade, nos deparamos com a seguinte resposta “no contexto escolar é lidar com as diferenças de cada aluno, com suas dificuldades, ritmos, jeito de ser, etc”. Se tratando do tema em questão, podemos identificá-la como variedades culturais, identidades. Sendo assim, Neusa Maria Mendes de Gusmão (p. 01), afirma que “as culturas envolvem, portanto, modos de ser, fazer sentir e pensar que dotam a vida de significado, dando-lhe sentido e razão. Ordenam e organizam a vida social, mas de modo profundamente dinâmico, não fixo e cristalizado.”
Como forma de trabalhar com a diversidade, Gusmão (2000, p. 12) cita em um de seus artigos a necessidade de se conhecer e conhecer ao próximo. 
Saber o que eu sou e o que o outro é depende de quem eu sou, do que acredito que sou, com quem vivo e por quê. Depende também das considerações que o outro tem sobre isso, a respeito de si mesmo, pois é nesse processo que cada um se faz pessoa e sujeito, membro de um grupo, de uma cultura e sociedade. Depende também do lugar a partir do qual nós nos olhamos. Trata-se de processos decorrentes de contextos culturais que nos formam e informam, deles resultando nossa compreensão de mundo e nossas práticas frente ao igual e ao diferente. 
GUSMÃO (2000, p. 12)
Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica (DCNs, 2013, p. 7), a Lei 9.394/96 – LDB tem define que o princípio da diversidade deverá se fazer presente nos projetos políticos Pedagógicos das escolas em todos os níveis de ensino, sendo assim, as instituições de ensino deverão trabalhar de forma eficaz, sobre o mesmo. De acordo com o professor colaborador, dentro do âmbito escolar é preciso se atentar as realidades existentes, de forma que seja possível lidar com as diferenças, erradicando o preconceito. Para isso, ele cita alguns meios de transmitir
CONSIDERAÇÕES FINAIS
As Leis vigentes no país defendem a educação para todos. Hoje tem-se uma preocupação constante com o fator diversidade na escola, sendo assim intensificou-se a preparação na formação acadêmica dos profissionais de educação. 
Ao dizer que diversidade se refere a cultura e/ou identidade, referimo-nos a particularidades individuais ou coletivas. Alguns grupos se manifestam apenas em determinados locais. Quando se trata destas atitudes dentro de instituições de ensino, deve-se haver um diálogo como forma de conscientização, a punição brusca além de incentivar ainda mais a discriminação, pode gerar cidadãos agressivos, cabe ressaltar que a família é um dos maiores incentivadores a tais práticas, uma vez que os educandos passam apenas quatro horas e meia dentro das escolas, os 
 
demais horários permanecem fora dela.
A sociedade é um outro fator que necessita passar por uma “reforma”, pois, ainda trás consigo traços de preconceito, definições de valores voltados para etnia, classe social, religiosidade, dentre outros. Como construtor de seres pensantes, a escola tem como finalidade desmistificar a idéia que cor, classe, religião e demais definem caráter e valores.
É necessário criar e/ou reinventar os meios de interação entre alunos. As praticas pedagógicas são de grande importância para resgatar os princípios éticos dos mesmos, com isso faz-se necessário pensar e refletir as práticas do projeto político pedagógico, ele quem direciona as atividades e práticas a serem seguidas pela instituição. Acabar com a discriminação consiste em elaborar novas formas de informação.

Outros materiais