Buscar

WEB 5

Prévia do material em texto

Jurisprudência:
STF - REPERCUSSÃO GERAL NO RECURSO EXTRAORDINÁRIO RG RE 845779 SC SANTA CATARINA 0057248-27.2013.8.24.0000 (STF)
Data de publicação: 10/03/2015
Ementa: TRANSEXUAL. PROIBIÇÃO DE USO DE BANHEIRO FEMININO EM SHOPPING CENTER. ALEGADA VIOLAÇÃO À DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA E A DIREITOS DA PERSONALIDADE. PRESENÇA DE REPERCUSSÃO GERAL. 1. O recurso busca discutir o enquadramento jurídico de fatos incontroversos: afastamento da Súmula 279/STF. Precedentes. 2. Constitui questão constitucional saber se uma pessoa pode ou não ser tratada socialmente como se pertencesse a sexo diverso do qual se identifica e se apresenta publicamente, pois a identidade sexual está diretamente ligada à dignidade da pessoa humana e a direitos da personalidade 3. Repercussão geral configurada, por envolver discussão sobre o alcance de direitos fundamentais de minorias – uma das missões precípuas das Cortes Constitucionais contemporâneas –, bem como por não se tratar de caso isolado.
Encontrado em: . Ministro ROBERTO BARROSO Relator - Tema 778 - Possibilidade de uma pessoa, considerados os direitos... da personalidade e a dignidade da pessoa humana, ser tratada socialmente como se pertencesse a sexo... 697312, ARE 687876 (DIREITO DO TRANSEXUAL) RE 670422 RG Número de páginas: 24. Análise: 10/03/2015, JOS...
Doutrina:
(2002, p. 154). Na mesma direção pontifica Diniz, citando Goffredo Telles Júnior:
A personalidade consiste no conjunto de caracteres próprios da pessoa. A personalidade não é um direito, de modo que seria errôneo afirmar que o ser humano tem direito à personalidade. A personalidade é que apoia os direitos e deveres que dela irradiam, é o objeto de direito, é o primeiro bem da pessoa, que lhe pertence como primeira utilidade, para que ela possa ser o que é, para sobreviver e se adaptar às condições do ambiente em que se encontra, servindo-lhe de critério para aferir, adquirir e ordenar outros bens. ( 2003, p. 119)
WEB 5 – DIR. CIVIL
1º) Letra A) Não, Pois o direito da personalidade é indisponível e irrenunciável, não podendo ser violado, além de que a CF de 88 veda a comercialização de órgãos em seu art. 199.
 Letra B) Sim, pois são oponíveis contra todos, impondo à coletividade o dever de respeitá-los.
Questão Objetiva: Letra B

Outros materiais

Materiais relacionados

1 pág.

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes