Buscar

Modulo C Fase I

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIOAL- UNINTER
CURSO BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL- EaD
BRENDA REBORDINHO, 1389604
PORTIFÓLIO
CICLO 1 – MÓDULO C – FASE I
FORMAÇÃO SÓCIO HISTÓRICA DO BRASIL E FUNDAMENTOS DE FILOSOFIA
GUAÍBA-RS
2016
CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL – UNINTER
CURSO BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL – EaD
BRENDA REBORDINHO, 1389604
PORTFÓLIO
CICLO 1 - MÓDULO C - FASE I
FORMAÇÃO SÓCIO HISTÓRICA DO BRASIL E FUNDAMENTOS DE FILOSOFIA
Relatório de portfólio da UTA/ CICLO 1 MÓDULO C FASE I apresentado para os fins da disciplina de Formação Sócio Histórica do Brasil e Fundamentos de Filosofia, Curso de Serviço Social do Centro Universitário Internacional UNINTER.
Tutor Local: Virgina Inês C.Murr
Centro Associado: Guaíba-RS
GUAÍBA-RS
2016
2. INDEPENDÊNCIA E A CONTRUÇÃO DO BRASIL COMO NAÇÃO
O Brasil se transformou em nação independente logo após a declaração da independência realizado pelo então príncipe regente Dom Pedro I.O Brasil não realizou uma ruptura definitiva com os representantes do governo colonial, conforme as outras independências que ocorreram na América; fizemos uma independência “pelo rei” e não uma independência “contra o rei”.
A nossa independência não aconteceu por meio da mobilização das classes populares ou pela maioria da população brasileira, porque naquele tempo mais de oitenta por cento dos habitantes do território brasileiro eram escravos, que não possuíam nenhum poder de participar da política real. Portanto, os apoiadores de nossa independência foram os membros da elite que desejavam manter a escravidão, as propriedades e a exportação dos produtos agrícolas.
4. REFERÊNCIA
FIORIN, José Luiz. A construção da identidade nacional brasileira. BAKHTINIANA, São Paulo, v. 1, n. 1, p. 115-126, 1o sem. 2009. 
Link: http://revistas.pucsp.br/index.php/bakhtiniana/article/viewFile/3002/1933.
OLIVEIRA, Dennison de. História do Brasil: política e economia. (livro eletrônico). Curitiba: Intersaberes, 2012. – Disponível no ambiente virtual ÚNICO.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes