Buscar

Slides sobre Tintas

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Trabalho de Materiais De Construção
Tema: Tintas
Acadêmicos : 
SANTANA, Maria Helena Frasca , Os Principais Tipos de Tinta trabalho
FREIRE, Adriana de Andrade, O Uso Das Tintas Na Construção Civil , Minas Gerais, Ufmg, 2006
Definição
 Tinta é um composto na forma líquida, aquosa ou em gel, que quando aplicado sobre uma superfície, forma um filme transparente ou opaco, aderente ao substrato e flexível, com finalidade de proteger e decorar a superfície e proporcionar uma melhor qualidade de vida aos ambientes construídos.
QUANTO Á SUA UTILIZAÇÃO
NA CONTRUÇÃO CIVIL
 Na Construção Civil as tintas tem um sentido mais abrangente, compreende-se qualquer material de revestimento, de consistência líquida ou pastosa, apto a cobrir e proteger uma superfície. no sentido de atuar como um escudo, de forma a impedir a ação dos vários agentes agressivos exteriores, decorando e oferecendo determinadas propriedades especiais.
HISTÓRICO 
 As primeiras tintas fabricadas pelo homem foram aquelas feitas para a escrita, que foram compostas desde a mais remota antiguidade.
 Os arqueólogos têm descoberto desenhos em cavernas e gravuras sobre rochas que datam de antes da última Era Glacial. Alguns desses desenhos paleolíticos usavam um conjunto de matérias que consistia de cal, carvão, ocre, vermelho ou amarelo e terra verde. 
	Algumas descobertas no deserto da Líbia, revelaram um tipo de desenho que seria utilizado, muitos anos depois, pelos egípcios. Ele teria dado origem ao sistema de hieróglifos, e depois ao alfabeto fenício. Este tipo de desenho e sua técnica, de uma forma geral, ainda são empregados por várias tribos do centro da África. 		
COMPOSIÇÃO DAS 
TINTAS ATUALMENTE
Resinas 
A resina é responsável pela fixação da tinta no local onde esta é aplicada.
Pigmentos
 Os pigmentos são responsáveis pela cobertura, rendimento e coloração das tintas
Solventes
 O Solvente é responsável pela solubilização dos componentes, pela viscosidade e pelo tempo de secagem das tintas 
Aditivos
 Os aditivos são responsáveis pela correção e melhoria das tintas proporcionando características especiais a esta. Os aditivos atuam na condição de produção, armazenamento, aplicação e vários outros.
PRINCIPAIS TINTAS
UTILIZADAS NA
CONSTRUÇÃO CIVIL
TINTA LÁTEX PVA
A Tinta Látex possui grande rendimento e durabilidade, proporcionando um acabamento fosco aveludado e garantindo ótimo desempenho nas repinturas. Indicada para pinturas externas e internas sobre qualquer superfície. Vindo apenas na versão fosca.
TINTA ACRÍLICA 
 Com os mesmos principios da tinta latex, a acrilica é mais resistente por isso mais indicada para pinturas exteriores. Com este tipo de tinta pode-se produzir texturas. Vem na versão fosca, acetinada e semi-brilho.
 ESMALTES / ÓLEOS
		A tinta a óleo apresenta boa elasticidade quando aplicada em ambientes externos, sujeitos à ação de raios solares, mas, esta sujeita a modificações em sua aparência. Já a tinta esmalte, por apresentar boa resistência à ação de raios solares, pode ser usada tanto em ambientes internos quanto externos, sem alteração da aparência. Sendo indicado para metais em geral. 
Tinta Óleo
Tinta Esmalte
VERNIZES
 Os Vernizes são basicamente as tintas mais não apresentam pigmentos (corantes). Possui grande durabilidade e resistência a agentes externos, que são os raios solares, chuvas e etc. Indicados para madeiras em geral.
FUNDO
 	 São utilizados para auxiliar a cor da tinta que viria a cobrir a superfície mais tarde, eles uniformizam a absorção e aumentam a coesão das superfícies porosas externas e internas, como:
 Reboco fraco, concreto novo, pinturas descascadas, paredes caiadas, gesso e cimento-amianto.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes