Buscar

portifólio 2 semestre

Prévia do material em texto

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
 Educação licenciatura
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Cruz alta
2017
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAr
Trabalho de Produção Textual Interdisciplinar em Grupo apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média semestral nas disciplinas de: Introdução à Educação Física, Jogos, Brinquedos e Brincadeiras, Crescimento e Desenvolvimento Humano, Ciências Morfofuncionais, Seminário da Prática - Metodologias do Ensino da Educação Física: Fundamentos da Educação.
Professores: Anísio Calciolari Junior, Alexandre Schubert, Raphael Gustavo Testa, Thiago Camata, João Paulo Manfre.
Cruz Alta
2017
	1. INTRODUÇÃO
	O presente trabalho, realizado por alunos do segundo semestre de Educação física – Licenciatura e apresentado para as disciplinas de: Introdução à Educação Física, Jogos, Brinquedos e Brincadeiras, Crescimento e Desenvolvimento Humano, Ciências Morfofuncionais, Seminário da Prática - Metodologias do Ensino da Educação Física: Fundamentos da Educação tem como objetivo aprofundar o conhecimento a respeito dos conteúdos das disciplinas do semestre, por meio de produção de textual.
No primeiro momento analisará as diferenças na formação e na atuação entre Licenciatura e Bacharelado em Educação Física. Em um segundo momento apresentará uma tabela descrevendo quais disciplinas existem em um curso e não existe no outro por fim apresentará uma entrevista realizada com um professor de Educação Física.
Para alcançar os objetivos propostos neste estudo, foi realizado levantamento do referencial teórico sobre a temática em bibliografias referentes à área.
	2. DESENVOLVIMENTO
Os cursos de Educação Física no Brasil tiveram inicio na década de 30 com a criação de dois cursos, um em São Paulo e outro no Rio de Janeiro, por mais que esses cursos ainda não serem de nível superior, serviram de base para todos os outros que foram criados no país.
 Em 1969 é que a Educação Física ganha status de nível superior com a resolução CFE nº69/69 que outorgava o titulo de Licenciado em Educação Física e estabelecia um conjunto de disciplinas básicas que deveriam existir em todos os cursos do país.
Em 1987 com a resolução CFE nº 03/1987 que acaba com o currículo mínimo e criava o curso de bacharelado em Educação Física com a justificativa que este iria ser preparado para atuar em todos os campos fora da escola, pois existia um forte argumento de que a formação em licenciatura não dava mais conta de preparar adequadamente um profissional de Educação Física diante das inúmeras áreas de atuação que surgiam (KUNZ, 1998). 
 O curso de Educação Física em licenciatura destina-se à formação de profissionais para atuarem nos diversos níveis da educação básica (educação infantil, ensino fundamental e médio). A licenciatura tem como referência a cultura do movimento humano e tem como finalidade a formação de profissionais críticos, criativos e compromissados com uma prática pedagógico-científica voltada para a melhoria do exercício da docência na área da Educação Física. Constitui-se num curso dinâmico que oferece possibilidades de apropriação de conhecimento por meio da articulação entre ensino, investigação científica e extensão para, a partir de um enfoque crítico, formar o licenciado de Educação Física. 
A Licenciatura possibilita que o graduado tenha acesso a técnicas que o tornarão apto a transmitir o aprendizado, atuando como professor, em escolas de Educação Infantil e nos Ensinos Fundamental e Médio
O bacharel em Educação Física é referência em atividade física e promoção da saúde, nas seguintes perspectivas: promoção da saúde e adoção/manutenção/recuperação de um estilo de vida ativo e saudável, tanto nos aspectos preventivos e recuperativos, em relação às doenças e desordens relacionadas às diferentes fases da vida, quanto sobre a melhoria da qualidade de vida e bem-estar nas atividades da vida diária; desenvolvimento da aptidão física, tanto para fins estéticos (fitness) quanto para elevação da auto-estima, melhorando as relações interpessoais; promoção do bem estar e qualidade de vida; treinamento esportivo, melhorando o condicionamento físico para a prática esportiva competitiva e/ou recreativa; saúde do trabalhador, por meio de atividades físicas, esportivas e recreativas de caráter educativo.
O Bacharelado tem foco na formação do graduado para exercer funções no mercado de trabalho. Todo o curso visa à capacitação do aluno, desenvolvendo habilidades dentro da área de atuação que envolve o curso.
A maior oferta de vagas é em academias e escolas. Outras possibilidades estão em clínicas esportivas, empreendimentos de recreação e lazer, clubes, hospitais, postos de saúde e centros de referência para pessoas com deficiência.
1. QUADRO 
Disciplinas que só existem no Bacharelado
	
	Didática Específica - Educação Física	
	Educação Física Integrada	
	Didática Geral	
	Educação Física na Terceira Idade
	Direitos Humanos	
	Epidemiologia e Saúde Pública	
	Educação Física Infantil 	
	Ergonomia e Ginástica Laboral
	Educação Física no Ensino Fundamental 	
	Iniciação à Ciência
	Educação Física no Ensino Médio
	Nutrição Aplicada à Educação Física	
	Perspectivas da Educação Física
	Atividades Físicas Aplicadas em Academias e Personal Training
	Estágio Supervisionado I: Educação Física na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental	
	Educação Física para a População Especial e Terceira Idade
	Estágio Supervisionado II: Educação Física nos Anos Finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio
	Estágio Supervisionado I: Qualidade de Vida e Saúde
	Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS	
	Fundamentos do Lazer
	
	Administração e Marketing em Educação Física e Esporte
	
	Bases Científicas do Treinamento Esportivo	
	
	Biomecânica	
	
	Estágio Supervisionado II: Treinamento Físico e Esportivo	
	
	Psicologia Esportiva
Entrevista 
A presente entrevista foi realizada na Escola Municipal de Ensino Fundamental Ângela Maria no município de Tupanciretã-Rs, foi realizado levantamento de dados através de questionário estruturado, composto por questões abertas, realizada com professores de Educação Física.
 
1. Nessa escola tem aula de educação física?
 Sim
2. Quem dá essas aulas é sempre o professor de educação física?
 Sim
3. O professor responsável pelas aulas de educação física tem formação em Bacharelado, em Licenciatura ou não tem formação superior? 
Formação em Licenciatura.
4. Quantas vezes por semana acontecem às aulas de educação física?
 Duas vezes por semana, sendo um período em um dia e dois períodos em outro dia.
5. A estrutura e os materiais disponíveis são de boa qualidade e em quantidade suficiente para atender toda a escola? 
 Sim
6. Quais são os conteúdos abordados durante o ano letivo ?
O conteúdo da Educação Física é composto pelo esporte, em variadas modalidades, distribuídas nas diferentes séries. As modalidades esportivas mais presentes são o futebol/futsal, o voleibol, o basquetebol e o handebol. 
7. Quais são as principais dificuldades encontradas para realização das aulas de educação física na sua escola? 
Ambiente físico inadequado (quadra pequena e aberta e sem vestiários)
8. Qual é o papel do professor de educação física na escola?
 O professor de Educação Física estimula e incentiva a participação, para que os alunos se relacionem cada vez melhor e atribuam valor a essa disciplina, criando a possibilidade de se tornarem indivíduos ativos e autônomos nos aspectos motor, cognitivo e sócio afetivo.
 Observa-se que a disciplina Educação Física tem basicamente o esporte como conteúdo. Identificou-se que os esportes mais trabalhadosnas aulas são: futebol, voleibol, basquetebol e handebol, sendo eles geralmente os mais populares entre os alunos. 
 Apesar da preferência pelas práticas citadas, acredita-se ser de grande importância que os alunos tenham a oportunidade de conhecer outros conteúdos, podendo até mesmo vivenciar outras práticas esportivas. Percebe-se que a falta de diversificação pode provocar um atraso no desenvolvimento.
 Uma das situações que explicaria a pouca variação de atividades, seria a de que muitos professores por insegurança e acomodação, tendem a trabalhar com os conteúdos que mais dominam, sendo geralmente algum desporto. 
 É necessário que o professor introduza novos conteúdos por conta própria, sugerindo novas modalidades esportivas, variações de jogos, aulas de alongamento, relaxamento, yoga, diferentes tipos de dança e atividades de expressão corporal. Quando o aluno tem oportunidade de vivenciar diferentes conteúdos, como, por exemplo: jogos, danças, lutas, esportes menos conhecidos e atividades alternativas, cria-se um ambiente de maior interação e de conhecimentos mais aprofundados sobre seu próprio corpo e suas diversas possibilidades de movimentação.
	3. CONSIDERAÇÕES FINAIS
Ao analisar as diferenças na formação e na atuação entre Licenciatura e Bacharelado em Educação Física, conclui-se que são duas formações distintas com intervenções profissionais separadas. Para o Licenciado é exclusividade atuar especificamente na componente curricular Educação Física na educação básica, e ao Bacharelado é impossibilitada a atuação docente na educação básica. A esse respeito refere-se, inclusive, a resolução CNE 7/2004 em seu art. 4º, 2º que distingue a formação do graduado do licenciado, estabelecendo: O Professor da Educação Básica, licenciatura plena em Educação Física, deverá estar qualificado para a docência deste componente curricular na educação básica, tendo como referência a legislação própria do Conselho Nacional de Educação, bem como as orientações específicas para esta formação tratadas nesta Resolução.
O Graduado (bacharel) em Educação Física, Esporte e Lazer estará qualificado a intervir nos espaços educativos não formais, como academias de ginástica, clubes, parques, hotéis, hospitais, clínicas, condomínios residenciais, associações esportivas e comunitárias e nos ambientes de atenção básica à saúde (Programa Saúde da Família/Núcleos de Apoio Saúde da Família/ Centros de Apoio Psicossocial).
As duas modalidades de habilitação de um mesmo curso costumam ter em comum boa parte do currículo. No entanto, há disciplinas específicas para a formação de docentes, como há também para a formação de profissionais para atuação em outras áreas do mercado de trabalho.
	Referências Bibliográficas
BRACHT, V. Educação Física/Ciências do Esporte: que ciência é essa? In:Revista
Brasileira de Ciência do Esporte, v.14, n.3, p.111-118, mai, 1993.
BRASIL, Conselho Nacional de Educação – Conselho Pleno, Resolução CNE/CP nº 7, de 18 de Março de 2004.
FARIA JUNIOR, A. G. de. Professor de Educação Física, Licenciado Generalista. In:Oliveira, V. M. de (org.), Fundamentos Pedagógicos – Educação Física. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico, 1987.
KUNZ, Elenor et alii. Novas Diretrizes curriculares para os cursos de graduação em Educação Física: justificativa, preposições, argumentações. Revista do CBCE, vol 20(1), p.37-47, 1998.
SILVA, Osni Oliveira Noberto da. Implicações da fragmentação da formação profissional de Educação Física em Licenciatura e Bacharelado para as IES baianas. 2009 88 pág. Monografia (Licenciatura em Educação Física): Universidade Estadual de Feira de Santana,Feira de Santana.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes