Buscar

Projeto Cadeia Alimentar

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Projeto Cadeia Alimentar
Priscila Gomes RA: 1775163
Stefany Terenzi RA: 1777603
Ana Caroline RA: 1777605
POLO ALPHAVILLE
Cadeia Alimentar
O tema foi escolhido porque assistindo a uma aula do 4° ano do ensino fundamental I conseguimos ver o interesse e questionamentos dos alunos sobre o tema da aula. E o tema é importante, porque permite a criança conhecer como acontece o equilíbrio ecológico dos seres vivos. Cada ser depende de outro para sobreviver. Uma cadeia alimentar, um esquema que ilustra os relacionamentos alimentares entre vegetais e animais em uma determinada área. Simplesmente descreve quem come quem, através dessa cadeia que a matéria orgânica e a energia só é transportadas entre os diferentes níveis.
Cadeia Alimentar
O projeto tem como alvo alunos do 4° ano do ensino fundamental I
O tempo para realização da aula e atividades: duas semanas de aulas com 2 atividades de 60 minutos cada atividade. 
O professor deverá explicar o que é cadeia alimentar e sua importância para a manutenção da vida, destacando os produtores, consumidores (primário, secundário, terciário...) e decompositores. 
Os alunos formarão grupos e discutirão um exemplo de cadeia alimentar.
Os alunos representarão o habitat e suas características através de pintura e/ou colagem na folha de papel A3 ou tela.
Em seguida elaborarão com a massa de modelar o produtor, os consumidores (primário, secundário, terciário...) e decompositores.
Ao término da atividade, o professor poderá classificar as telas, juntamente com os alunos, baseando-se em um ou mais critérios, como por exemplo; quais pertencem a ecossistemas aquáticos, quais são terrestres, quais da Mata Atlântica...
Produto Final: Painéis com colagens ou desenhos pintados e esculturas sobre a cadeia alimentar.
A avaliação tem como finalidade acompanhar o desenvolvimento e desempenho do aluno no processo de aprendizagem. A prática deve criar condições para que o professor possa ajustar suas ações às necessidades de cada aluno e analisar os resultados obtidos em relação aos objetivos propostos. Nesse sentido, você deve observar no decorrer dessa aula se o aluno: compreendeu o que é uma cadeia alimentar e as relações alimentares entre produtores e consumidores de diferentes ordens; conseguiu conceituar e identificar produtores, consumidores e decompositores em uma cadeia alimentar; entendeu a importância da cadeia alimentar para o equilíbrio ecológico de um ecossistema e refletiu sobre a dependência dos seres vivos entre si e a consequência da extinção de espécies.
Referências
https://educacao.uol.com.br/planos-de-aula/fundamental/ciencias-cadeia-alimentar.htm acessado em 28/09/2017
Imagem. http://www.smartkids.com.br/trabalho/cadeia-alimentar acessado em 28/09/2017
http://www.aprenderebrincar.com/2015/08/seres-vivos-e-cadeia-alimentar.html acessado em 28/09/2017

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes