Buscar

Quest LEGISLAÇÃO TRABALHISTA E PREVIDENCIÁRIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

LEGISLAÇÃO TRABALHISTA E PREVIDENCIÁRIA
1- No campo do direito do trabalho, os princípios são a base, a fundamentação, a diretriz que deve ser seguida para a interpretação da norma trabalhista.São princípios fundamentais e específicos do Direito do Trabalho:
R: princípio da proteção, princípio da primazia da realidade e princípio da norma mais benéfica.
2- Indique a alternativa correta, quanto ao Princípio da Proteção	R: aplicação da norma mais favorável ao trabalhador
3-Sobre as fases da evolução histórica do direito do trabalho, marque a alternativa correta: R: Escravidão, servidão e corporações de ofício;
4- De acordo com o conteúdo estudado na aula 1 da nossa matéria, podemos afirmar que o Direito do Trabalho possui a seguinte Natureza Jurídica. R: Direito Privado.
5- O princípio que determina a prevalência das condições mais vantajosas para o trabalhador, ajustadas no contrato de trabalho ou resultantes do regulamento da empresa, ainda que vigore ou sobrevenha norma jurídica imperativa prescrevendo menor nível de proteção e que com esta não sejam incompatíveis, é o princípio: R: Da condição mais benéfica.
6- Assim, analise as asserções abaixo e, a seguir, marque a alternativa correta: 
A Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) inclui os princípios entre as fontes a que a Justiça do Trabalho deve recorrer para sanar omissões no campo das relações de trabalho, ou seja, os princípios são enunciados deduzidos do ordenamento jurídico pertinente, destinados a iluminar tanto o legislador, ao elaborar as leis, como o interprete, ao aplicar as leis. 
O princípio da aplicação norma mais favorável ao trabalhador não se confunde com o princípio da condição mais benéfica ao trabalhador porque o primeiro pressupõe a vigência simultânea de duas ou mais normas regulando a mesma situação jurídica, enquanto o último supõe a existência de uma norma anterior e outra posterior (sucessão normativa).	
R: As duas asserções são proposições verdadeiras e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
7- De acordo com a tradicional classificação dos princípios de Direito do Trabalho, na concepção do jurista Américo Plá Rodriguez, o princípio de proteção estaria melhor expresso R: na condição mais benéfica e na norma mais favorável.
8- Assinale a alternativa correta:	 R: Considera-se empregador a empresa, individual ou coletiva, que, assumindo os riscos da atividade econômica, admite, assalaria e dirige a prestação pessoal de serviço.
9- São direitos do empregado doméstico: R: décimo terceiro salário
10- Ciro trabalha como taxista para uma empresa que explora o serviço de táxi de um município, sendo o automóvel utilizado em serviço por Ciro de propriedade da mencionada empresa. A empresa de taxi, determina a rota de trabalho de Ciro que trabalho com total subordinação, pessoalidade, habitualidade e pessoalidade. Em face da situação hipotética apresentada, de acordo com a legislação trabalhista, Ciro é considerado	R: Empregado
11- Monica Lewinsky é estagiária na empresa Rouxinol Ltda. e seu contrato está plenamente ajustado nos termos da Lei nº 11.788, de 25 de setembro de 2008. Tratando-se de estágio regular, podemos afirmar que: R: A eventual concessão de benefícios a Monica Lewinsky relacionados a transporte, alimentação e saúde, entre outros, não caracteriza vínculo empregatício.
12- Joaquim é empregado de uma empresa, portanto as relações formais e informais ligadas ao seu trabalho são caracterizadas por possuírem os seguintes atributos e requisitos:	R: Pessoalidade, pessoa física, subordinação, não eventualidade e onerosidade
13- FCC - 2013 - TRT - 1ª REGIÃO (RJ) - A respeito da relação de emprego e dos seus sujeitos, é INCORRETO afirmar: 
-Não haverá distinções relativas à espécie de emprego e à condição de trabalhador, nem entre o trabalho intelectual, técnico e manual.
-Entidade beneficente, sem finalidade lucrativa, pode ser empregadora.
-Empregado é sempre pessoa física.
R: Empregador é sempre pessoa jurídica.
-A relação de emprego se desenvolve com pessoalidade, ou seja, o empregado tem que prestar o serviço pessoalmente, não podendo mandar qualquer pessoa trabalhar em seu lugar.	
14- A dependência (subordinação) exigida pela CLT para a existência de uma relação de emprego é: R: Jurídica
15- Sobre relação de emprego e relação de trabalho: R: A relação de emprego tem como sujeitos o empregado e o empregador.
16- Uma grande empresa de processamento de dados possui 10 mil empregados. De acordo com a lei vigente, em relação à quantidade de portadores de deficiência ou reabilitados que deverá manter em seu quadro de empregados, essa empresa:	R: deve manter em seu quadro 500 empregados reabilitados ou portadores de deficiência.
17- Manoel foi contratado pela empresa VCE Ltda. na modalidade de contrato de experiência. Questiona-se: Qual o prazo máximo para este tipo de contrato: R: 90 dias
18- Manoel foi contratado pelo prazo de 90 (noventa) dias, no período de 01 de Janeiro de 2015 até 01 de Abril de 2015, pela Empresa Americana LTDA., exercendo a função de auxiliar administrativo, tendo como supervisor o Sr. Abílio da Castro, laborando de segunda feira até sexta feira, no horário de 8.00 h as até 18.00 h, com um intervalo de uma hora da refeição de descanso. Acontece que por descuido da Empresa o contrato de trabalho do empregado Manoel ultrapassou a data pré determinada, vigorando, até o dia 10 de abril de 2015. Questiona-se: Diante do caso apresentado a contratação do empregado passou a vigorar:	R: por prazo indeterminado
19- João Silva fora contratado pela empresa Maquinária LTDA a título de experiência. Sua data de admissão é 20/05/2010. Passdo mais de 90 dias não houve renovação formal de seu contrato por parte da empresa. Podemos afirmar que seu contrato de experiencia automaticamente, passado 90 dias, ganhará status de: R: Contrato por Prazo Indeterminado
20- Sobre os contratos individuais do trabalho, de acordo com a legislação vigente: R: o contrato de experiência é considerado um contrato de trabalho por prazo determinado de prazo máximo de 90 dias.
21- Nos termos previstos na Consolidação das Leis do Trabalho, o contrato R: de experiência não poderá exceder o prazo de 90 (noventa) dias.
22- O contrato de trabalho poderá ser firmado de três formas distintas que são: R: Indeterminado, determinado com prazo de até dois anos e experiência com prazo de até noventa dias;
23-Um empregado foi contratado como empregado mensalista da empresa X para exercer as funções de ajudante geral, recebendo um salário mínimo mensal. Após um ano de trabalho, ele foi chamado pelo gerente que o informou que, em razão das dificuldades econômicas da empresa, seu salário seria reduzido para meio salário mínimo mensal, do contrário ele teria que ser demitido sem justa. A atitude da empresa: R: não está correta, pois o salário é irredutível, salvo previsão em convenção ou acordo coletivo. 
24- Quanto ao salário: R: No Brasil existe a proibição da redução salarial, salvo o disposto em convenção ou acordo coletivo;
25- Paulo foi contratado como empregado da empresa Fábrica de Doces Celestes para exercer as funções de ajudante geral, recebendo um salário mínimo mensal. Após um ano de trabalho, Paulo foi chamado pelo gerente que o informou que, em razão das dificuldades econômicas da empresa, seu salário seria reduzido para meio salário mínimo mensal. A atitude da empresa R: não está correta, pois o salário é irredutível, salvo previsão em convenção ou acordo coletivo.
26- Conceituando doutrinariamente remuneração é tudo o que for pago pelo empregador, ou até por terceiros, ao empregado, mas sempre em virtude do contrato de emprego. Entretanto, existem parcelas pagas pelo empregador ao empregado, mas que não integram ou fazem parte do salário como: R: as parcelas indenizatórias.
27- O limite máximo para pagamento de salário in natura e/ou utilidade pelo empregador, é de: R: 70%
28- Davi trabalha na empresa X como analista de sistema, suportee internet. Além de seu salário mensal, recebe as seguintes utilidades: curso de informática avançada, seguro de vida e previdência privada. Neste caso, de acordo com a Consolidação das Leis do Trabalho, R: nenhum dos itens mencionados são considerados salários-utilidade.
29- É permitido ao empregador efetuar descontos nos salários dos empregados, desde que tais descontos decorram de R: adiantamentos, previsão legal ou cláusula estabelecida em contrato coletivo
30- Considerando que o salário é todo pagamento feito diretamente pelo empregador ao empregado, como contraprestação do serviço feito ou da mão de obra colocada à disposição. Tendo caráter alimentar, existindo assim, vários princípios que dão proteção ao salário, sendo um deles que proibi o empregador de coagir o empregado de só consumir bens (utilidades) e serviços nos armazéns da empresa ou fornecidos por ela (empresa/empregador) a preços elevados (Truck System), denominado como o princípio da: R: Proteção contra abusos do empregador.
31- (FCC - 2012 - TRT 6ª Região) Conforme previsão da Consolidação das Leis do Trabalho, em se tratando de alteração, suspensão e da interrupção do contrato de trabalho, é correto afirmar: R: Não se considera alteração unilateral a determinação do empregador para que o respectivo empregado reverta ao cargo efetivo, anteriormente ocupado, deixando o exercício de função de confiança.
32- Quando se aborda o tema de adicional noturno, ele	R: Será de 20% para os urbanos e 25% para o rural
33- (FEPESE - 2013) De acordo com a Consolidação das Leis Trabalhistas, qual o período mínimo de descanso entre duas jornadas? R: 11 horas.
34- Segundo o Artigo 135 da Consolidação da Leis Trabalhistas, a concessão das férias deverá ser comunicada ao funcionário, por escrito, com antecedência mínima de:	R: 30 dias
35- Durante o mês de janeiro, o empregado, Marcio Antonio, permaneceu de férias. É certo afirmar que ele usufruiu de 30 (trinta) dias de descanso. Analisando o instituto da suspensão e interrupção do contrato de trabalho é correto afirmar:
R: O contrato de trabalho permaneceu em interrupção por 30 dias.	
36- A respeito da suspensão e da interrupção do contrato de trabalho, é correto afirmar:	R: O empregado poderá deixar de comparecer ao serviço, sem prejuízo do salário, nos dias em que estiver comprovadamente realizando provas de exame vestibular para ingresso em estabelecimento de ensino superior.
37-Bruno, jovem empregado da empresa X, visando exercer seu direito de votar nas próximas eleições, pretende se alistar eleitor. Neste caso, a Consolidação das Leis do Trabalho prevê como sendo hipótese de R: interrupção do contrato de trabalho a falta injustificada por até 2 dias, consecutivos ou não, para fins de alistamento eleitoral.
38- Mariana e Tavares, noivos, marcaram casamento para o primeiro domingo do mês de dezembro de 2012. Mariana é advogada autônoma e Tavares é empregado da empresa ¿C¿. Considerando que a empregadora de Tavares não irá conceder suas férias no mês de dezembro, a viagem de lua de mel dos noivos terá que ser curta, já que a Consolidação das Leis do Trabalho prevê que, com o casamento, Tavares, poderá faltar, sem prejuízo de seu salário, R: por até três dias consecutivos, interrompendo-se o contrato de trabalho.
39-

Outros materiais

Outros materiais