Buscar

Modelo ED Fisiologia Renal 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

ESTUDO DIRIGIDO I DE FISIOLOGIA RENAL
Descreva o néfron, classificando cada parte e relacionando as suas características principais (pelo menos duas).
O néfron é a menor unidade renal responsável pela filtração de água e sais e formação da urina (via de excreção). Esta estrutura é formada por um corpúsculo renal, que compreende o glomérulo e a cápsula de Bowman e, por túbulos renais, que compreende o túbulo contorcido proximal, alça de Henle (composta pelo Ramo descendente fino, Ramo ascendente fino e o Ramo ascendente espesso), túbulo contorcido distal e túbulo coletor (Divididos em ducto coletor cortical e medular). O corpúsculo renal possui a função de filtrar mecanicamente o sangue, levando a poção filtrada da capsula de Bowman para o Túbulo contorcido proximal. O corpúsculo é responsável também pelo controle do volume sanguíneo através da liberação de Renina (plexo hormonal Renina-Angiotensina-aldosterona) pelas células granulares das arteríolas aferentes, de acordo com a variação de volume sanguíneo. O túbulo contorcido proximal é dividido em 3 segmentos, S1, S2 e S3, os quais são responsáveis pela reabsorção de toda a glicose e aminoácidos filtrados, a absorção de 70% do NaCl e a excreção de H+ e amônia. Isso ocorre pois essa porção possui muitos transportadores ativos (consequentemente muitas mitocôndrias) na sua membrana luminal, sendo também ricas na enzima anidrase carbônica, que facilita o transporte de substancias (simporte com bicarbonato). A Alça de Henle é a porção na qual ocorre principalmente a reabsorção de água filtrada, devido ao fator osmótico do NaCl reabsorvido no túbulo contorcido proximal. O túbulo contorcido distal é a parte onde há a reabsorção de NaCl, bicarbonato, Ca+2 e K+. Ocorre também a secreção de H+, Amônia e K+. É uma região que sofre estímulos da Aldosterona e do ADH. O túbulo coletor tem como funções a absorção de Na+ e água e secreção de potássio. É o principal local de ação da Aldosterona e do ADH (Aumenta a concentração da urina). Através das células intercalares alfa, ocorre a excreção de H+ por canais H+ATPase e K+/H+ ATPase que irão gerar a acidificação urinária e a manutenção do controle ácido-base. As células intercalares beta têm a função de excretar HCO3- e H+ de acordo com as necessidades do organismo.
Qual a importância da membrana filtrante para a manutenção da quantidade de proteínas plasmáticas? O que são sialoproteínas? Disserte sobre sua função 
A membrana filtrante retém proteínas e impede a passagem delas para o filtrado, através de células como podócitos, restringindo a passagem de proteínas para o filtrado e de moléculas, como as sialoproteínas; também influencia o impedimento físico, devido ao diâmetro das proteínas. Desse modo, a membrana filtrante regula a passagem de proteínas, evitando a sua excreção e também consegue manter regulados os padrões osmóticos celulares, sanguíneos e também a reabsorção de água do filtrado para o plasma nos néfrons, pela pressão oncótica. Sialoproteínas são proteínas de carga negativa que formam uma camada no néfron, impedindo que proteínas plasmáticas como a albumina, que também é negativa passe por elas, já que cargas iguais se repelem. Assim, a albumina fica no sangue e não é excretada na urina.
3)	O que é clearance renal? Descreva sua fórmula. Indique e explique quais substâncias dentre íons e moléculas abaixo poderiam e não poderiam ser utilizadas para cálculo de Ritmo de Filtração Glomerular.
Clearance renal é a medida na qual o plasma fica livre de uma substância após a filtração renal, em determinada unidade de tempo. É muito usado para medir a função tubular e atividade renal. Sua fórmula é a concentração urinária da substância multiplicada pelo fluxo urinário, dividido pela concentração plasmática da substância. Dentre as moléculas listadas, somente a Inulina teria a capacidade de ser utilizada para cálculo de Ritmo de Filtração Glomerular, já que é a única das moléculas listadas que é ultrafiltrada nos glomérulos, não é reabsorvida nem secretada pelos túbulos renais, não é armazenada, sintetizada ou destruída, apresentando eliminação constante.
4)	Explique o mecanismo de autorregulação do FSR e RFG pelo balanço tubuloglomerular.
O fluxo do fluido intralobular e alguns dos seus componentes são detectados pela mácula densa do aparelho justaglomerular, passando a regular o ritmo de filtração do glomérulo (RFG). O balanço tubuloglomerular e a autorregulação estão envolvidas na regulação renal do balanço de sódio. A elevação do RFG é rapidamente detectada pelo aparelho justaglomerular e corrigida por um mecanismo feedback negativo, que diminui o RFG. Esta concomitante autorregulação do FSR pode ser vista como parte integrante do mecanismo renal de manutenção do balanço de sais, como o fluxo plasmático glomerular pode, em parte, determinar o RFG, a autorregulação do FSR é um fator integrante da autorregulação do RFG.
5)	Indique e explique o clearance de uma substância X em relação à inulina se ela for:
a.	parcialmente secretada pelos túbulos;
b.	Totalmente filtrada porém não é reabsorvida nem secretada;
c.	Parcialmente reabsorvida pelos túbulos.
a.Cx/CInulina >1, pois a substancia x terá mais quantidade plasmática do que a inulina e será parcialmente secretada, mantendo esse clearance maior.
b.Cx/CInulina = 1, pois o clearance da substancia será máximo devido ao plasma se encontrar completamente livre da substancia, assim como o da inulina, que também é máximo, portanto ocorre o cancelamento de ambos
c.Cx/CInulina < 1, pois a substancia x será filtrada e reabsorvida, apresentando valores plasmáticos maiores do que o da inulina, portanto, tendo valores de clearance menores.
6)	Explique o mecanismo de transporte do NaCl no segmento grosso ascendente e no túbulo distal convoluto. Indique quais diuréticos atuam em cada porção e seu mecanismo de ação.
No segmento grosso ascendente, o transporte de NaCl é feito por canais NKCC2, os quais fazem o simporte de Na, 2Cl e K. Esse transporte é eletroneutro e sofre a ação do diurético Furosemida, que atua bloqueando esse canal, dissipando a hipertonicidade medular. Já no túbulo distal convoluto, a reabsorção de NaCl acontece por canais simporte de Na/Cl. Esses transportadores são inibidos por diuréticos tiazídicos, impedindo a sua atuação para a reabsorção de NaCl.

Outros materiais