Buscar

Modelo ED Fisiologia Renal 2.docx

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

ESTUDO DIRIGIDO II DE FISIOLOGIA RENAL
O que você entende por efeito unitário? Explique como tal efeito pode ser multiplicado?
A hipertonicidade medular é formada ao longo do ramo ascendente da alça de Henle, que é impermeável à água, reabsorve NaCl- e o gradiente transtubular de 200 mOsm = efeito unitário, que possui a capacidade que concentrar urina. O ramo descendente entra em equilíbrio com interstício, perdendo água. O efeito unitário está ao longo de todo o ramo ascendente. Pode ser multiplicado, pois a alça de Henle estabelece 2 tipos de gradiente osmótico: o horizontal – ramo ascendente ⇔ interstício, em equilíbrio ao ramo descendente; e o vertical – junção corticomedular ⇔ papila renal, esse gradiente é maior quando mais longa for a alça e é dependente do fluxo tubular. Quando o fluxo está elevado não há equilíbrio no ramo descendente com o interstício, fazendo o gradiente vertical diminuir, já quando o fluxo é zero o gradiente vertical não é formado, não havendo multiplicação do efeito unitário.
Especifique a localização dos sensores de volume e tonicidade no organismo e as respectivas vias eferentes. Quais são os fatores de ativação do sistema renina-angiotensina-aldosterona? 
Os sensores de volume são os miócitos atriais, que a partir da sua deformação ocorre liberação do peptídeo atrial natriurético (PAN). Já os de tonicidade, são chamados de osmorreceptores localizados no hipotálamo agem na neurohipófise, liberando ADH que cai na circulação. O SRAA é ativado por redução do volume circulatório efeito, podendo ser causado por uma hemorragia, desencadeando a diminuição da pressão arterial, detectada pelo SNA-simpático (barorreceptores). Além disso, pode ocorrer redução da perfusão renal, que são sensíveis ao estiramento e a concentração de cloreto de sódio detectada pelas células da mácula densa. Estes três fatores levam ao aumento da produção de renina que age no angiotensinogênio, formando Ang I que pela ECA vira Ang II, que contrai a arteríola renal, agindo na aldosterona que retém Na+, preservando água no corpo e mantendo o volume sanguíneo. 
O Peptídeo Atrial Natriurético é liberado pelos cardiomióctios do átrio direito do coração quando há um aumento do volume sanguíneo, estirando esse átrio e provocando sua liberação. É responsável por um aumento no ritmo de filtração glomerular, para tentar eliminar o excesso de água e Na+ no organismo, mantendo os níveis normais do volume sanguíneo. Com isso, diminui também a pressão arterial, logo, está aumentado em caso de hipervolemia e diminuído em casos de hipovolemia, apresentando-se antagonista a Ang II.
O aumento de ADH se deve somente a osmolaridade? Indique outros fatores que podem aumentar a concentração de ADH. Especifique os receptores de ADH, quanto a sua localização e função. 
Especifique os distúrbios ácido-bases, quanto ao aumento ou diminuição de CO2 ou HCO3- e qual seria a resposta compensatória? Qual a importância da hemoglobina no tamponamento do pH plasmático? Explique a participação das células intercalares alfa e beta no controle do pH plasmático. Este controle ocorre a curto ou longo prazo, explique.

Outros materiais