Buscar

ASPECTOS ANTROPOLOGICO 1

Prévia do material em texto

Segundo alguns filósofos e antropólogos, toda sociedade desenvolve um conjunto de mitos que procuram explicar e ajudam a organizar as "coisas da vida" através de narrativas sagradas. O pensamento científico se diferencia do pensamento mítico porque vai buscar explicar as causas das coisas através da observação sistemática e do desenvolvimento de conceitos e teorias. Marilena Chauí defende, no entanto, que o pensamento conceitual e o pensamento mítico podem coexistir na mesma sociedade.
 
Identifique que tipo de pensamento está na origem das proposições a seguir:
 
1. As constelações são crianças que morreram na floresta e foram levadas ao céu por uma deusa que as transformou em estrelas.
2. As mulheres devem servir aos homens porque cometeram o pecado original.
3. A pobreza é fruto da desigualdade econômica entre pessoas e grupos.
 
Assinale a alternativa com a sequência correspondente correta:
 
		Quest.: 1
	
		
	
	pensamento mítico- pensamento mítico - pensamento conceitual
	
	pensamento mítico - pensamento conceitual - pensamento mítico
	
	pensamento conceitual - pensamento mítico - pensamento conceitual
	
	pensamento conceitual - pensamento conceitual - pensamento conceitual
	
	pensamento mítico- pensamento mítico - pensamento mítico
	
	
		2.
		Existem correntes de pensamento que acreditam que os acontecimentos e comportamentos humanos são regidos por leis ou forças que os determinam, sendo praticamente impossível fugir a essas terminações. De acordo com Laraia (1993), o determinismo biológico é uma teoria que considera que as diferenças genéticas determinam as diferenças de comportamento. Essa abordagem do comportamento se popularizou e ainda hoje muitas concepções de senso comum estão baseadas nessa teoria. Assinale a única alternativa que NÃO corresponde a essa ideia:
		Quest.: 2
	
		
	
	filhos de pobres aprendem mais
	
	homens são mais fortes que mulheres
	
	negros sambam melhor que brancos
	
	filhos de alcoólatras tem propensão ao alcoolismo
	
	brancos são mais inteligentes que negros
	
	
		3.
		Houve um período da história da Europa que foi marcado por transformações em muitas áreas da vida humana, que assinalam mudanças, do final da Idade Média para a Idade Moderna, que propiciaram o desenvolvimento do comércio, da navegação, contatos com outros povos, crescimento urbano, etc. É o momento classificado por muitos estudiosos como a ruptura com o mundo medieval ou ainda, de transição do feudalismo para o capitalismo. Que termo é utilizado para definir esse período?
		Quest.: 3
	
		
	
	Feudalismo
	
	Imperialismo
	
	Iluminismo
	
	Teocentrismo
	
	Renascimento
	
	
		4.
		A Sociologia surge a partir da contribuição de um importante filósofo francês positivista. Segundo esse pensador, considerado o pai da Sociologia, "a Sociologia deveria se orientar no sentido de conhecer e estabelecer as leis imutáveis da vida social, abstendo-se de qualquer consideração crítica, eliminando também qualquer discussão sobre a realidade existente, deixando de abordar, por exemplo, a questão da igualdade, da justiça e da liberdade." (2001, p. 31)
Assinale a alternativa que corresponde ao nome desse filósofo:
		Quest.: 4
	
		
	
	( ) Augusto Comte
	
	( ) Pierre Bourdieu
	
	( ) Karl Marx
	
	( ) Levi Strauss
	
	( ) Max Weber
	
	
		5.
		Segundo Émile Durkheim os fatos sociais devem ser tratados como "coisas", devem ser observados com distanciamento, objetividade. Na concepção do autor isto se deve:
		Quest.: 5
	
		
	
	à necessidade do cientista social não se envolver com o objeto de estudo, mantendo a objetividade e a neutralidade científica.
	
	às características dos fatos sociais, que devem ser percebidos como subjetivos conforme as pesquisas da Física e da Química.
	
	às características metodológicas da Sociologia que precisa se apresentar como uma ciência engajada, visando mudanças sociais radicais.
	
	ao sentido intuitivo da pesquisa sociológica, para equipará-la ao patamar das ciências naturais e exatas.
	
	ao cuidado de evitar a manipulação teórica e o plágio, nos resultados obtidos nas diferentes formas de pesquisa de campo.
	
	
		6.
		Sobre as formulações teóricas de Durkheim, ASSINALE APENAS A ALTERNATIVA ERRADA:
		Quest.: 6
	
		
	
	Para Durkheim a normalidade do fato social só pode ser entendida em função do estágio social da sociedade em questão, pois do ponto de vista puramente biológico, o que é normal para o selvagem não o é sempre para o civilizado, e vice-versa.
	
	Segundo Durkheim através do processo evolutivo, foi possível uma série de combinações das quais originaram-se outras espécies sociais identificáveis no passado e no presente, tais como os clãs e as tribos.
	
	Segundo Durkheim, a sociologia não tem o objetivo de comparar as diversas sociedades pelo fato de que todo comportamento humano, por mais diferente que se apresente, resulta da expressão de características universais de uma mesma espécie.
	
	Durkheim considerava que todas as sociedades haviam evoluído a partir da horda, a forma social mais simples, igualitária, reduzida a um único segmento onde os indivíduos se assemelhavam aos átomos, isto é, se apresentavam justapostos e iguais.
	
	Toda teoria sociológica de Durkheim pretende demonstrar que os fatos sociais têm existência própria.
	
	
		7.
		Alguns regimes políticos totalitários usam a educação para transmitir apenas o que lhes interessa, apenas o que está de acordo com a sua ideologia política. Fazem com que a educação desempenhe a função de domesticar as massas, manipulando a vontade e a ação dos indivíduos. Assinale a alternativa que melhor se ajusta a ideia do texto acima.
		Quest.: 7
	
		
	
	A autonomia é condição necessária para que a escola elabore e realize a sua própria proposta pedagógica
	
	Disciplinas da Educação Básica são escolhidas para atender os interesses e manutenção da classe dominante.
	
	Representantes da comunidade e dos alunos participam da proposta pedagógica da escola.
	
	A educação como processo social deve ser aberta, democrática, para preparar e equipar seus alunos para a mudança social.
	
	A escola tem a liberdade de construir uma proposta pedagógica que considere a realidade sócio-econômica de seus alunos.
	
	
		8.
		Quando se apresenta de maneira muito intensa em determinada formação sociocultural, o individualismo ameaça a preservação da consciência coletiva. Sem ela não há como manter a continuidade das relações sociais, o que geraria um quadro de anomia. Neste sentido, para Durkheim, a educação escolar funcionaria como um instrumento de:
		Quest.: 8
	
		
	
	reforço da consciência coletiva.
	
	emancipação de classe.
	
	especialização para o trabalho.
	
	conscientização e politização.
	
	manutenção da alienação.
	
	
		9.
		Um operário numa determinada linha de montagem executa muito bem a sua função de encaixar amortecedores na carroceria do veículo, sem ter a menor ideia sobre o procedimento para construir, de modo completo, um automóvel. Este mecanismo é definido por Marx como:
		Quest.: 9
	
		
	
	Alienação
	
	Capitalismo
	
	Socialismo
	
	Mais Valia
	
	Proletariado
	
	
		10.
		A transformação de um tipo de sociedade para outro, ou de um modo de produção a outro, se dá por meio dos conflitos abertos entre a classe dominante e as classes exploradas num determinado período. Assim, de acordo com Marx, a história humana é uma história das:
		Quest.: 10
	
		
	
	políticas públicas
	
	lutas partidáriasconquistas libertadoras
	
	Lutas entre as classes.
	
	eleições democráticas

Outros materiais