Buscar

Fichamento Roberta 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
Graduando em Políticas Públicas 1º período – Roberta Rocha Bastianini
Fichamento do texto “Direitos sociais, econômicos e culturais e os direitos civis e políticos” de Flavia Piovesan
	
Referência bibliográfica
PIOVESAN, Flavia, “Direitos sociais, econômicos e culturais e os direitos civis e políticos”, Sur, Rev. internacional direitos humanos. Vol. 1 noº1 São Paulo 2004.
http://dx.doi.org/10.1590/S1806-6445200400100003.
Natureza do documento
O artigo é baseado na palestra “Direitos sociais, econômicos e culturais e os direitos civis e políticos apresentada no dia 27 de maio de 2003 no 3º Colóquio Internacional de Direitos Humanos, que teve como tema central “Estado de direito e a construção da paz.”
Resumo
O artigo propõe a análise dos Direitos Humanos dentro de um cenário contemporâneo mundial pós-guerra ressaltando que a construção de direitos é dada através de lutas ao longo da história e por meio de Declarações que descrevem o prestígio da dignidade da pessoa humana, independentemente de sua raça, etnia, nação, orientação sexual, entre outros. A autora mostra que os sistemas globais e regionais se complementam e interagem usando instrumentos jurídicos para garantir a proteção de direitos fundamentais e consequentemente salienta a importância da democracia para que existam direitos humanos. Assim, para ela, a indivisibilidade e interdependência dos mesmos são necessárias para que exista liberdade, desenvolvimento, igualdade e justiça.
Ideias fortes, principais argumentos.
Piovesan propõe ações e nos mostra as dificuldades para a implantação de políticas que efetivem os Direitos Humanos:
1/Preservar o caráter indivisível e a visão integral dos direitos humanos e desta forma priorizar a inclusão social e a pobreza como violação de direitos.
2/Criar políticas específicas valorizando grupos vulneráveis juntamente com a diversidade. Piovesan cita Boaventura: “temos o direito de ser iguais quando nossa diferença nos inferioriza; e temos o direito a ser diferentes quando nossa igualdade nos descaracteriza.”
3/Garantir os Direitos econômicos, sociais e culturais através de mecanismos de justiça para efetivar o direito a inclusão social.
4/O processo de globalização é excludente, porém há necessidade dos setores privados adotarem estratégias para praticar direitos ao desenvolvimento de populações vulneráveis. 
“A própria Declaração sobre o Direito ao Desenvolvimento e o Pacto Internacional dos Direitos Econômicos, Sociais e Culturais enfatizam a necessidade tanto da adoção de programas e políticas nacionais como da cooperação internacional. O artigo 4º da Declaração ressalta que a efetiva cooperação internacional é essencial para promover aos países em desenvolvimento meios de encorajar o direito ao desenvolvimento.” (p.34, PIOVESAN,2OO4.)
5/ O Estado deve responsabilizar-se pela violação de Direitos econômicos, sociais e culturais, pois os mercados buscam lucros e não se preocupam com a justiça social.
6/ Priorizar a cultura dos direitos humanos através da cooperação internacional dos estados para que exista a paz em várias esferas do mundo e zelar a indivisibilidade e universalidade para que o homem tenha todos os direitos assegurados. 
Citações 
“A condição de pessoa é o requisito único para a titularidade de direitos, considerando, o ser humano como um ser essencialmente moral dotado de unicidade existência e dignidade.” (p.22, PIOVESAN,2OO4.)
“A garantia dos diretos civis e políticos é condição para observância dos direitos sociais, econômicos e culturais – e vice-versa”. Quando um deles e violado, os demais também o são. “Os direitos humanos compõem assim, uma unidade indivisível, interdependente e inter-relacionada.” (p.22, PIOVESAN,2OO4.)
“Assim, a Declaração de Viena de 1993 estende, renova e amplia o consenso sobre a universalidade e a indivisibilidade dos direitos humanos, da democracia e do desenvolvimento.” (p.28, PIOVESAN,2OO4.)
Comentários, críticas
O artigo mostra claramente meios para efetivar o exercício dos Direitos Humanos em uma esfera global, regional e local. No Brasil a pratica é densa, pois temos representantes políticos que visam o interesse pessoal mesmo representando inúmeras pessoas, o que dificulta ações efetivas na criação de políticas públicas que assegurem o desenvolvimento e bem-estar social de todos. 
Palavras chaves
Direitos Humanos, universalidade, indivisibilidade, democracia, desenvolvimento.

Outros materiais