Buscar

PROCESSO PENAL II AVALIANDO 1 2017

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

�
	 1a Questão (Ref.: 201407671930)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(FCC - 2009 - TJ-AP - Analista Judiciário - Área Judiciária - Execução de Mandados) O procedimento previsto no Código de Processo Penal para apuração de infrações penais será:
	
	
	sumaríssimo, quando tiver por objeto apenas infração cuja sanção seja de prisão simples ou multa.
	
	comum ou especial classificado, neste último caso, em ordinário, sumário ou sumaríssimo.
	
	ordinário, quando se tratar de crime de competência do júri, qualquer que seja a pena cominada.
	
	ordinário, quando tiver por objeto apenas crime cuja sanção máxima cominada for superior a quatro anos de pena privativa de liberdade.
	 
	sumário, quando tiver por objeto crime cuja sanção máxima cominada seja inferior a quatro anos de pena privativa de liberdade.
	
	
	�
	 2a Questão (Ref.: 201407620183)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Nos procedimentos ordinário e sumário, oferecida a denúncia ou queixa, o Juiz, se não a rejeitar liminarmente, recebê-la-á e ordenará a citação do acusado para responder à acusação. Apresentada a resposta, NÃO é causa expressa de absolvição sumária, de acordo com o Código de Processo Penal,
	
	
	a existência manifesta de causa excludente da ilicitude do fato.
	
	a extinção da punibilidade do agente.
	
	o fato narrado evidentemente não constituir crime.
	
	existência manifesta de causa excludente da culpabilidade do agente, salvo inimputabilidade.
	 
	a inépcia manifesta da denúncia.
	
	
	�
	 3a Questão (Ref.: 201407795521)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A respeito dos meios de prova e das citações e intimações no âmbito do direito processual penal, assinale a opção correta.
	
	 
	O oficial de justiça, ao verificar que o réu se oculta para não ser citado, deve certificar a ocorrência proceder à citação com hora certa, na forma estabelecida no CPC.
	
	Tratando-se de processo penal, é absoluta a nulidade por falta de intimação da expedição de precatória para inquirição de testemunha.
	
	O procedimento de acareação, objeto de severas críticas por violar o princípio da dignidade da pessoa humana, foi extinto pela recente reforma do CPP.
	
	O exame de corpo de delito e outras perícias devem ser feitos, necessariamente, por dois peritos oficiais ou, na impossibilidade de estes o fazerem, por duas pessoas idôneas assim consideradas pelo juiz.
	
	
	�
	 4a Questão (Ref.: 201407661005)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Sentença pode ser conceituada como a decisão terminativa do processo e definitiva quanto ao mérito, abordando a questão relativa à pretensão punitiva do Estado, para julgar procedente ou improcedente a imputação. De acordo com as disposições do Código de Processo Penal a respeito da sentença, assinale a alternativa correta.
	
	
	O juiz só poderá atribuir definição jurídica diversa, mesmo sem modificar a descrição do fato contido na denúncia, se implicar na aplicação de pena mais branda que a do delito previsto na definição jurídica dela constante.
	 
	O juiz, sem modificar a descrição do fato contida na denúncia, poderá atribuir-lhe definição jurídica diversa, ainda que, em consequência, tenha de aplicar pena mais grave.
	
	O juiz só poderá atribuir definição jurídica diversa, mesmo sem modificar a descrição do fato contido na denúncia, se implicar na aplicação de pena igual à do delito previsto na definição jurídica dela constante.
	
	Para aplicar pena mais grave, mesmo sem modificar a descrição do fato contida na denúncia, atribuindo-lhe definição jurídica diversa, o juiz deverá baixar os autos para o Ministério Público aditar a denúncia.
	
	Para aplicar pena mais grave, mesmo sem modificar a descrição do fato contida na denúncia, atribuindo-lhe definição jurídica diversa, o juiz deverá encaminhar os autos à Procuradoria-Geral de Justiça, para que outro representante do Ministério Público analise eventual aditamento.
	
	
	�
	 5a Questão (Ref.: 201407895560)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	¿X¿ foi denunciado pelas práticas dos crimes de estelionato e falsificação de documento público. Nos memoriais, o Ministério Público requereu a condenação de X nos termos da denúncia, enquanto a defesa requereu a absolvição de X por falta de provas. O juiz da causa, entretanto, por entender que a prova existente nos autos trouxe elementos novos aos fatos narrados na inicial acusatória, condenou X por extor¬são. Considerando os fatos apresentados, assinale a alterna¬tiva correta.
	
	 
	Trata-se de hipótese de emendatio libeli; por esse fundamento, o juiz pode atribuir definição jurídica diversa ao fato, ainda que tenha que aplicar pena mais grave.
	
	Tendo em vista o desrespeito ao princípio da ne reformatio in pejus, a sentença é nula
	
	Trata-se de sentença válida, pois o juiz pode decidir livremente, desde que o faça de maneira motivada.
	
	Não cabe emendatio em segunda instância.
	 
	Trata-se de hipótese de mutatio libeli, e por não ter sido aditada a denúncia nem tampouco ouvida a defesa a sentença é nula.

Outros materiais