Buscar

DIREITO ADMINISTRATIVO I AVALIANDO 3 2017

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

�
	 1a Questão (Ref.: 201407796627)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Os princípios constitucionais da Administração pública estão explicitados no art.37, caput, da Constituição Federal de 1988, que por definição são os postulados fundamentais que inspiram todo seu modo de agir. Um desses princípios que vigora na referida Carta Magna é o da publicidade. Em função deste princípio, existem algumas exceções previstas como o sigilo. Diante da afirmativa julgue qual (is) situação(ões) é (são) permitido(s) o sigilo dos atos administrativos produzidos pela Administração: I. Nos atos administrativos praticados em desacordo com o amparo legal II. Quando for imprescindível à segurança da sociedade e do Estado III. Quando for conveniente para o agente público praticar o ato administrativo IV. Quando os atos administrativos produzidos dispensem os princípios éticos V. Nos atos administrativos produzidos em função de compras públicas É CORRETO afirmar que é (são) verdadeira(s) :
	
	 
	Alternativas III e IV.
	 
	Alternativas I e V.
	 
	Alternativa II.
	 
	Alternativa I.
	 
	Alternativa V
	
	
	�
	 2a Questão (Ref.: 201407114256)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	. (OAB) A Administração Pública Municipal determinou que os feirantes, ocupantes de área pública onde seria realizada uma obra pública, deveriam ser transferidos para outro local que lhes fora destinado. A Administração fixou prazo para que se procedesse à transferência, onde findo o prazo sem a devida desocupação, foi expedida ordem para que a Polícia Militar providenciasse a desocupação da área pública. Os feirantes resistiram, usando paus e pedras, às tentativas de desocupação. A polícia usou de força para cumprir as ordens recebidas. Após o confronto, cinco feirantes foram mortos e vários sofreram lesões corporais graves provocadas por tiros disparados pela polícia. Em face dessa situação hipotética, assinale a opção CORRETA:
	
	
	A atitude da polícia seria considerada lícita apenas se estivessem os policiais dando cumprimento a ordem judicial.
	 
	A coercibilidade é atributo do poder de polícia. Para ser lícita, a atuação do Estado deveria, porém, ter obedecido ao princípio da razoabilidade ou da proporcionalidade que, no caso, foi violado.
	
	O uso da força pela polícia será sempre considerado como violador de direitos e garantias individuais.
	
	A atitude da polícia militar deve ser considerada lícita, pois a coercibilidade é um dos atributos do poder de polícia.
	
	
	�
	 3a Questão (Ref.: 201407219587)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Após tomar ciência de irregularidades praticadas pela Assembléia Legislativa de seu Estado, o cidadão José da Silva diligenciou junto ao referido órgão, oportunidade em que lhe foi negado o direito de obter certidões que esclarecessem tal fato. Com essa recusa foi desrespeitado o princípio da:
	
	
	motivação;
	
	tipicidade;
	
	eficiência;
	
	impessoalidade;
	 
	publicidade.
	
	
	�
	 4a Questão (Ref.: 201407224872)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Determinado Estado da Federação pretende adquirir um imóvel pertencente à União Federal. Durante a instrução do processo administrativo autuado para viabilizar a referida aquisição foi lançado parecer concluindo pela necessidade de realização de prévia licitação. O parecer, de acordo com o disposto na Lei Federal nº 8.666/93,
	
	 
	não procede, uma vez que se dispensa licitação quando se trata de venda de imóvel a outro órgão ou entidade da administração pública, de qualquer esfera de governo. Comentários Parecer totalmente equivocado. É permitida a venda de imóvel exclusivamente para outro órgão ou entidade da administração pública, de qualquer esfera de governo, de acordo com o Art. 17, Lei 8.666/93, sem o procedimento licitatório.
	
	procede, na medida em que o ente público interessado na aquisição do bem tem preferência para a compra somente ao final do procedimento de licitação.
	
	não procede, uma vez que entre entes públicos é inexigível procedimento de licitação para aquisição de bens móveis e imóveis.
	
	procede, uma vez que o ente titular do domínio do bem integra a administração direta, sendo dispensável apenas quando se trata de venda entre entes públicos da administração indireta.
	
	procede, na medida em que se trata de alienação de bem público a ente público de esfera diversa.
	
	
	�
	 5a Questão (Ref.: 201407220091)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Quanto ao procedimento de licitação, é correto afirmar que:
	
	 
	o pregão é modalidade de licitação destinada à aquisição de bens e serviços comuns.
	
	o concurso é modalidade de licitação destinada à venda de bens imóveis da Administração Pública.
	
	a tomada de preços é modalidade de licitação própria para contratos de grande valor e de difícil complexidade.
	 
	o leilão é modalidade de licitação destinada à alienação de bens móveis inservíveis e para alienação de títulos de créditos.
	
	a concorrência é modalidade de licitação entre interessados previamente cadastrados.

Outros materiais