A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
13 pág.
DESAFIO PROFISSIONAL

Pré-visualização | Página 1 de 2

POLO: Mogi Das Cruzes-SP
 CURSO: LICENCIATURAS
 1º SÉRIE (Artes visuais,Ciências biológicas,Geografia,Historia,Letras, Matemática e Pedagogia)
 
Disciplinas norteadoras:Estrutura e Organização da Educação Brasileira; Educação e Diversidade; Fundamentos Filosóficos e Sociológicos da Educação;Tecnologias Aplicadas à Educação;Desenvolvimento Pessoal e Profissional.
 Marisa do Nascimento Santos RA: 5334626378
 
CONSTRUINDO MEU PROJETO DE VIDA
 
 TUTORA:Tatiane Duarte Conte
 SUZANO-SP 01/06/2017
Introdução
Este projeto foi elaborado intencionalmente, para fazer com que, os jovens possam pensar melhor no que eles querem e o que é preciso para chegar ao lugar desejado.
Por este motivo, foi criado este projeto político, pedagógico que tem como objetivo, despertar o interesse dos alunos a se preparar para os desafios da vida adulta, principalmente aos voltados ao mercado de trabalho.
PERFIL SÓCIO ECONÔMICO DA ESCOLA
Escola com perfil regular localizada no centro da cidade de Suzano, construída por volta do ano de 2000, atende jovens de classe média e classe baixa, muitos deles com problemas, sociais, econômicos, emocionais e culturais.
ESTRUTURA FÍSICA
Água filtrada, água da rede pública, energia da rede pública, esgoto da rede pública, lixo destinado a coleta periódica, acesso a internet e banda larga. Contém 14 salas de aulas, 90 funcionários, sala de diretoria, sala de professores, laboratório de informática, quadra de esportes coberta, alimentação escolar para alunos, cozinha, sala de leitura, banheiro dentro do prédio, banheiro adequado à alunos com deficiência ou mobilidade reduzida, sala de secretária, refeitório, despensa, almoxarifado, pátio coberto, área verde, computadores administrativos, computadores para alunos, tv, dvd, copiadora, equipamento de som, impressora, equipamentos de multimídia e antena parabólica.
MATERIAL DIDATÍCO E CORPO DOCENTE DO ENSINO MÉDIO
 Material didático utilizado é o currículo oficial do estado de São Paulo e livros didáticos da editora moderna. Com 1200 alunos, entre os 90 funcionários tem cerca de 27 professores para atender 3 períodos, média de 1 professor para 35 alunos, 9 professores com pós-graduação 10 com e mestrado, 8 eventuais 19 já são efetivados e com mais de 5 anos de atuação.
NÍVEIS DE EDUCAÇÃO OFERECIDA E CORPO DISCENTE DO ENSINO MÉDIO.
Níveis de Educação oferecida, ensino fundamental (5º ao 9º ano) e ensino médio (1º ao 3º ano) . Divididos em 3 turnos, sempre buscando novas ideias junto a comunidade e com os pais dos alunos. Á maioria dos pais com perfil socioeconômico médio e uma média com perfil regular, alguns conflitos de gêneros, classe econômica, e religião alguns repetentes e uma grande maioria já estão no mercado de trabalho.
O projeto vai ser trabalhado no período noturno com alunos que ainda não tem um plano para o ensino superior. 
 
JUSTIFICATIVA
Aprender conteúdos de português, matemática, ciências, entre outras disciplinas, não é o único objetivo para que crianças e jovens frequente a escola. O universo escolar é muito importante para o desenvolvimento humana tanto no social, pessoal e profissional.
A escola acaba sendo uma referência para muitos por isso, cabe a escola e aos professores a tarefa de facilitar a construção do processo de formação, e do desenvolvimento da motivação da aprendizagem. E também saber que é da escola que irá sair um adulto para o mercado de trabalho por isso, é de uma extrema importância, que os professores pais e alunos tenham vontade e interesse de fazer um projeto de vida para, que nossos jovens alunos tenha um olhar mais a profundado ao seu futuro.
Em meio de uma economia que é um grande incentivo para a preparação dos alunos pois, o mercado de trabalho vem ficando cada vez mais, exigente com as qualificações e também mais competitivo de tal forma que é necessário se permitir crescer e se desenvolver com informações, conhecimentos e sempre buscar se melhorar, fazer com que os alunos tenham vontade de continuar seus estudos é um dever da escola.
No processo, ensino e aprendizagem acredita-se que a relação estabelecida entre professor e aluno é de extrema relevância.
Podemos dizer que é uma luta, buscar novas ideias para que a escola se torne mais agradável aos olhos dos estudantes, porém não é impossível, cabe a escola mostrar a importância de se ter um planejamento de vida mostrar ao aluno como definir, metas, objetivos e expectativas de futuro. 
Em relação na educação nos dias atuais o Brasil vem enfrentando muitas dificuldades pois com as tecnologias que vem distraindo os alunos fica difícil mantê-los focados nos estudos e é de uma grande necessidade fazer com que, eles pense mais em suas qualificações, em um novo projeto do governo, que deixa livre que os alunos tenham a opção de escolher fazer ou não certas matérias acaba sendo necessário que os professores estimulem sobre o planejamento de futuro, para que os alunos possam decidir corretamente quais matérias não precisarão fazer para seguir com a carreira que desejam. E para que eles decidam isso, é importante sabe realmente o que querem profissionalmente quais serão suas expectativas.
Entender que o planejamento é fundamental para que se atinja os objetivos pessoais e profissionais é um excelente começo.
OBJETIVOS
Para que os jovens alunos, possam visualizar melhor e de uma maneira ampla e mais esclarecedora como vão definir e modificar seu futuro, criando uma vontade a mais de seguir uma carreira bem planejada e que possa ser tudo aquilo que desejam ser o principal objetivo desse processo vai ser.
- Mostrar aos alunos que o aprendizado é um processo bastante importante para o desenvolvimento do ser humano.
- Fazer com que os alunos tenham um grande interesse em aprender e a mudar.
-Mostrar qual a importância de ter um desenvolvimento pessoal e profissional para ser uma pessoa melhor.
- Entender a própria identidade, se conhecer melhor.
- Descobrir os próprios talentos, dons e capacidades.
- Ajudar a definir uma meta, ter um objetivo de vida e a ter expectativas.
- Descobrir a importância de um plano de futuro.
METODOLOGIA
Para poder ajudar os alunos a desenvolver, suas capacidades, e talentos será desenvolvida uma série de atividades no ano letivo afim de orientar e incentivar os alunos a construir um projeto de vida, que se adeque a um estilo de vida de cada um.
Estas atividades será dívida em fases várias fases no ano letivo de 2016 e para que não atrapalhe as aulas programadas pelo governo as atividades serão divididas por bimestres com 50 minutos de duração em 1 aula por mês.
 1º Fase
Nesta primeira fase, vamos fazer uma atividade para que os alunos, possam se expressar e se entender melhor, para a realização dessa atividade os alunos deveram escrever e responder em seus cadernos perguntas feitas pelo professor.
As perguntas serão.
-Por que existo? 
-O que você vai ser quando crescer? 
- Em qual profissão deseja trabalhar?
-Quais são suas expectativas de futuro?
-Qual o propósito da minha vida?
 Cada aluno deverá responder em seus cadernos para que não ocorra constrangimentos entre eles.
Para uma resposta mais ampla e objetiva, eles deveram responder sobre tudo não somente uma profissão, mas, também se vão querer se casar ter filhos ou se não, se desejam morar no mesmo lugar, cidade ou país. Eles deveram pensar sobre