Buscar

saude da mulher

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Para que a gestação transcorra adequadamente, é importante que ocorram alterações anatômicas, bioquímicas e funcionais. Sobre o sistema endócrino da gestante, pode-se afirmar:
		
	
	O estrogênio, em conjunto com a HCG (gonadotrofina coriônica humana), atua nos ductos mamários preparando-os para a lactação.
	
	O HCG é um órgão que existe apenas durante a gravidez.
	
	A relaxina promove a retração das fibras de colágeno do colo uterino e dos ligamentos pélvicos.
	
	São hormônios característicos da gravidez: progesterona, aldosterona e HCG (gonadotrofina coriônica humana).
	 
	A sobrevivência do corpo lúteo depende totalmente do hormônio HCG (gonadotrofina coriônica humana).
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201404056946)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Os músculos do assoalho pélvico (MAP) tem função de sustentação de órgãos pélvicos, bem como de manutenção das continências urinária e fecal. Com base no que foi dado em sala, marque a alternativa correta:
		
	
	A MAP é composta por fibras do tipo I e II, sendo em maior proporção as fibras do tipo II.
	
	30% das fibras musculares do assoalho pélvico são do tipo II. Estas são responsáveis pela manutenção da contração muscular, durante um tempo prolongado.
	
	As fibras do tipo I, que representam 70% das fibras da MAP são responsáveis pela geração de força muscular, em situações de aumento brusco de pressão abdominal.
	 
	30% das fibras do assoalho pélvico são do tipo II, estas podem ser avaliadas através de uma contração voluntária máxima
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201403480245)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Gestante A.G.S., 19 anos, G1P0A0, comparece a consulta de rotina no ambulatório de obstetrícia no dia 30/07/11, apresentando data da última menstruação (DUM 29/04/11). Qual a data provável de parto (DPP) e Idade Gestacional, respectivamente, desta paciente?
		
	
	12/12/12; 10 semanas
	
	12/01/12; 12 semanas
	
	12/02/12; 15 semanas
	
	06/01/12; 11 semanas
	 
	06/02/12; 13 semanas
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201403964289)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Considerando a heterogeneidade que caracteriza o país, seja em relação às condições socioeconômicas e culturais, seja em relação ao acesso às ações e serviços de saúde, compreende-se que o perfil epidemiológico da população feminina apresente diferenças importantes de uma região a outra do País. Salienta-se que, no processo de implantação e implementação da Política Nacional para Atenção Integral à Saúde da Mulher, elas devem ser consideradas, possibilitando uma atuação mais próxima da realidade local e portanto com melhores resultados. No Brasil, as principais causas de morte da população feminina são as doenças cardiovasculares, destacando-se o infarto agudo do miocárdio e o acidente vascular cerebral; as neoplasias, principalmente o câncer de mama, de pulmão e o de colo do útero; as doenças do aparelho respiratório, marcadamente as pneumonias (que podem estar encobrindo casos de AIDS não diagnosticados); doenças endócrinas, nutricionais e metabólicas, com destaque para o diabetes; e as causas externas (BRASIL, 2004). Diante das informações acima, reflita sobre as afirmações abaixo e destaque APENAS aquela que é falsa:
		
	 
	A atenção ao parto e nascimento é marcada pela intensa medicalização, pelas intervenções desnecessárias e potencialmente iatrogênicas e pela prática abusiva da cesariana. Ocorre ainda o isolamento da gestante de seus familiares, a falta de privacidade e o desrespeito à sua autonomia. Tudo isso contribui para o aumento dos riscos maternos e perinatais.
	 
	A mortalidade associada ao ciclo gravídico-puerperal e ao aborto não aparece entre as dez primeiras causas de óbito nessa faixa etária. No entanto, a gravidade do problema é evidenciada quando se chama atenção para o fato de que a gravidez é um evento relacionado à vivência da sexualidade, portanto não é doença, e que, em 92% dos casos, as mortes maternas são evitáveis.
	 
	O aborto realizado em condições de risco frequentemente é acompanhado de complicações severas. As complicações imediatas mais frequentes são a perfuração do útero, a hemorragia e a infecção, que podem levar a graus distintos de morbidade e mortalidade. O aborto realizado em condições inseguras figura entre as principais causas de morte materna e é causa de discriminação e violência institucional contra as mulheres nos serviços de saúde. Violência que pode traduzir-se no retardo do atendimento, na falta de interesse das equipes em escutar e orientar as mulheres ou mesmo na discriminação explícita com palavras e atitudes condenatórias e preconceituosas.
	 
	Apesar do aumento do número de consultas de pré-natal, a qualidade dessa assistência é precária, o que pode ser atestado pela alta incidência de sífilis congênita, estimada em 12 casos/1.000 nascidos vivos, no SUS (PN-DST/AIDS), pelo fato da hipertensão arterial ser a causa mais frequente de morte materna no Brasil, e também porque apenas 41,01% das gestantes inscritas no Programa de Humanização no Pré-Natal e Nascimento (PHPN) receberam a 2.a dose ou a dose de reforço ou a dose imunizante da vacina antitetânica, segundo o sistema de informação do Programa.
	 
	Considerando que 70% das mulheres são usuárias do SUS e que cerca de 65% dos óbitos maternos ocorrem no momento do parto, é provável que, apesar do sub-registro e da subinformação, a queda na razão de mortalidade materna calculada com base nos dados do Sistema de Informação em Mortalidade (SIM) e do Sistema de Informação Sobre Nascidos Vivos (SINASC), observada a partir de 1999, seja real. Nesse caso, o Ministério da Saúde pode se orgulhar, pois os números atestam que a situação atual está melhorando e já se assemelha aos índices dos países desenvolvidos.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201403437273)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A função reprodutora feminina pode ser dividida em duas fases principais: primeira, a preparação do corpo feminino para a concepção e gestação; segunda, o período da própria gestação. Constituem os órgãos reprodutores internos, localizados na pelve:
		
	 
	os ovários, trompas de Falópio(trompas uterinas) e o útero;
	
	o útero, os ovários e a abertura uretral;
	
	as trompas de Falópio(trompas uterinas), o útero e a vagina.
	
	os ovários, a vagina e o útero
	
	os ovários, trompas de Falópio(trompas uterinas) e a abertura vaginal;

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais