Buscar

DIREITO PROCESSUAL CIVIL 1 SEMANA II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

DIREITO PROCESSUAL CIVIL I - CCJ0035
SEMANA 2 - DESCRIÇÃO
1ª. Questão: Roberto, morador da cidade São Paulo, resolveu fazer um cruzeiro marítimo, durante o passeio, após uma grande tempestade, o navio afundou e prestes a se afogar, e antes de desmaiar, percebeu que alguém o enlaçara pela cintura, evitando assim que se afogasse. Roberto ao recobrar os sentidos encontrou ao seu lado, desfalecido, um dos marinheiros do navio; Denilson Assim entendeu que Denilson tinha sido o responsável pelo salvamento. Dias depois do salvamento, Roberto procurou Denilson para agradecer por ter salvado sua vida e como forma de gratidão estava lhe doando um imóvel localizado em Recife/PE. Denilson, morador da cidade de Olinda, ficou em silencio intencionalmente, omitiu a informação que o salvamento não tinha sido realizado por ele, mas sim por outro marinheiro de Paulo Jose. Três meses depois da doação, Roberto descobriu por intermédio de uma reportagem que o verdadeiro salvador foi outro marinheiro de nome Paulo José da Silva. O advogado de Roberto ajuizou uma ação de anulação do negócio jurídico na 1ª Vara Cível da Comarca de Recife/PE. O advogado de Denilson alegou na sua defesa processual a incompetência absoluta do juízo. Diante dos fatos narrados, indaga-se:
a) O critério de Competência utilizado pelo advogado de Roberto para propor a ação para desfazer o negócio jurídico está correto? Fundamente e explique a resposta.
R. Sim. De acordo com o Art. 47, para as ações fundadas em direito real sobre imóveis é competente o foro de situação da coisa. 
b) A alegação de incompetência absoluta feita pelo advogado de Denilson está correta? Justifique.
R. Não, pois o erro quanto ao critério é incompetência relativa, por esse critério normas das partes (Competência de natureza territorial Relativa). Art. 47. Para as ações fundadas em direito real sobre imóveis é competente o foro de situação da coisa. § 1o O autor pode optar pelo foro de domicílio do réu ou pelo foro de eleição se o litígio não recair sobre direito de propriedade, vizinhança, servidão, divisão e demarcação de terras e denunciação de obra nova.
2ª Questão. Em relação à competência, afigura-se correto afirmar, EXCETO:
a) Se o autor da herança não possuía domicílio certo, é competente o foro de situação dos bens imóveis.
b) A ação em que o ausente for réu será proposta no foro de seu último domicílio.
c) A ação em que o incapaz for réu será proposta no foro de domicílio de seu representante ou assistente.
d) A ação fundada em direito real sobre bens imóveis será proposta exclusivamente no foro de domicílio do réu. CORRETO – Art. 47.
e) A ação fundada em direito pessoal ou em direito real sobre bens móveis será proposta, em regra, no foro de domicílio do réu.
3ª Questão. Objetiva. No que tange a Competência Interna de acordo com o CPC, é correto afirmar:
a) As causas cíveis serão processadas e decididas pelo juiz nos limites de sua competência, ressalvado às partes o direito de instituir juízo arbitral, na forma da lei. CORRETO – Art. 42.
b) As causas inerentes ao direito de família e sucessões serão processadas e decididas pelo juiz nos limites de sua competência, ressalvado às partes o direito de instituir juízo arbitral, na forma da lei.
c) Determina-se a competência unicamente no momento da distribuição da petição inicial.
d) Determina-se a competência somente no momento do registro da petição inicial.
e) Determina-se a competência no momento do registro ou da distribuição da petição inicial, sendo relevantes as modificações ocorridas posteriormente.

Outros materiais