Buscar

Prova

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Existem algumas técnicas de ensino de novos comportamentos, elaboradas principalmente por analistas do comportamento, que podem ajudar o professor no processo de ensinar os comportamentos propostos como objetivos de ensino. Elas foram criadas para facilitar o desenvolvimento de novas relações com o meio (ou seja, novos comportamentos), mas é preciso que a pessoa que programa ensino faça uma avaliação sobre a melhor maneira de ensinar o comportamento proposto. Quanto às três técnicas de ensino, também chamadas de técnicas de modificação de comportamento, denominadas “encadeamento de trás para a frente”, “modelagem” e “fading, é correto afirmar:
I. O procedimento denominado encadeamento de trás para a frente consiste em ensinar passo a passo a apresentação de um comportamento; primeiramente é ensinado o último passo, depois o penúltimo, o antepenúltimo e assim por diante.
II. No procedimento denominado Modelagem, a pessoa que programa ensino consequência as respostas (ações) apresentadas pelo aprendiz, de modo que elas sejam substituídas por outras cada vez mais próximas daquela que compõe o comportamento- objetivo que está sendo ensinado.
III. A técnica denominada fading, transferência de estímulos ou atenuação consiste em um procedimento para facilitar a aprendizagem constituído pelo manejo do estabelecimento da relação entre um estímulo e uma resposta, e tal estímulo vai sendo gradualmente substituído pelo professor por outros cada vez mais semelhantes aqueles com os quais o aprendiz ira lidar no cotidiano.
IV. Um exemplo de uso dessa técnica denominada fading, pode ser observado no ensino do comportamento de escrever as letras do alfabeto. O professor apresenta as letras tracejadas, e o aluno precisa escrevê-las. A cada nova atividade, o professor mostra os tracejados cada vez mais espaçados ou mais fracos, até que a criança seja capaz de escrever as letras sem a ajuda de nenhuma “dica”.
É correto o que se afirma em:
Escolha uma:
a. I, II e III. Incorreto
O procedimento denominado encadeamento de trás para a frente consiste em ensinar passo a passo a apresentação de um comportamento; primeiramente é ensinado o último passo, depois o penúltimo, o antepenúltimo e assim por diante. Já no procedimento denominado Modelagem, a pessoa que programa ensino consequência as respostas (ações) apresentadas pelo aprendiz, de modo que elas sejam substituídas por outras cada vez mais próximas daquela que compõe o comportamento- objetivo que está sendo ensinado. A técnica denominada fading, transferência de estímulos ou atenuação consiste em um procedimento para facilitar a aprendizagem constituído pelo manejo do estabelecimento da relação entre um estímulo e uma resposta, e tal estímulo vai sendo gradualmente substituído pelo professor por outros cada vez mais semelhantes aqueles com os quais o aprendiz ira lidar no cotidiano. Um exemplo de uso dessa técnica denominada fading, pode ser observado no ensino do comportamento de escrever as letras do alfabeto. O professor apresenta as letras tracejadas, e o aluno precisa escrevê-las. A cada nova atividade, o professor mostra os tracejados cada vez mais espaçados ou mais fracos até que a criança seja capaz de escrever as letras sem a ajuda de nenhuma “dica”.
b. I e IV.
c. I, II e IV.
d. III e IV.
e. I, II, III e IV.
Feedback
A resposta correta é: I, II, III e IV..
QUESTÃO 2
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Para Piaget, o _______________________________________é um processo de sucessivas mudanças qualitativas e quantitativas das estruturas cognitivas derivando cada estrutura de estruturas precedentes. Ou seja, o indivíduo constrói e reconstrói continuamente as estruturas que o tornam cada vez mais apto ao equilíbrio. Assinale a seguir o nome da teoria formulada por Piaget, a partir de seus estudos.
Escolha uma:
a. Desenvolvimento operatório.
b. Desenvolvimento motor.
c. Desenvolvimento integral.
d. esenvolvimento cognitivo. Correto
A partir de suas investigações com crianças, Piaget formulou o que ele denomina de estágios de desenvolvimento cognitivo, sugerindo que o pensamento da criança se desenvolve sequencial, contínua e gradualmente.
e. Desenvolvimento operatório.
Feedback
A resposta correta é: esenvolvimento cognitivo..
QUESTÃO 3
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
Em psicologia, o comportamento é o conjunto de procedimentos ou reações do indivíduo ao ambiente que o cerca em determinadas circunstâncias, o meio. Pode designar um grupo de atividades ou limitar-se a uma só, o comportamento singular. Já a ação designa em psicologia o conjunto de formas de comportamento que são realizadas de maneira voluntária, deliberada ou intencional. Uma ação diferencia-se assim das formas de comportamento involuntário como os reflexos, se bem que essa diferença seja na prática menos clara do que na teoria. (Disponível em: https://pt.wikibooks.org/wiki/Psicologia/A_psicologia_como_ci%C3%AAncia/Conceito_de_comportamento. Acesso em 13/09/2017). Durante os seus estudos foi demonstrado que o comportamento não é sinônimo de ação, mas é caracterizado pela:
Escolha uma:
a. Associação que acontece entre todos os animais de um ecossistema, com os animais de outro ecossistema.
b. Designação de um conjunto de atos ou ações com propriedades descritivas e definidoras próprias do ser humano.
c. Interação entre o meio ambiente e todos os seu integrantes.
d. Interação entre aquilo que um organismo faz, o meio em que o faz e o que é produzido por esse fazer.
e. Designações que não envolvem os processos mentais, como “lembrar”, “pensar”, “raciocinar”. Incorreto
Apesar de uma pessoa apresentar uma mesma ação, as características do ambiente em que ela ocorre indicam qual o comportamento que está sendo apresentado. O comportamento não é sinônimo de ação, mas é caracterizado pela interação entre aquilo que um organismo faz, o meio em que o faz e o que é produzido por esse fazer.
Feedback
A resposta correta é: Interação entre aquilo que um organismo faz, o meio em que o faz e o que é produzido por esse fazer..
QUESTÃO 4
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
A educação de jovens e adultos é um tema que merece atenção particular. Não apenas por ser muito notável na atualidade, mas, sobretudo, porque a educação dessas pessoas possuem características específicas, visto que elas constituem um grupo mais amplo de diversidade (cada um possui histórias de vida muito diferentes, tipos de formação distintos, interesses variados, entre outros). Em relação a essa modalidade educativa, analise as seguintes afirmações:
I. A educação de jovens e adultos envolve considerar as características desses sujeitos e, por isso, não pode ser uma transposição da educação comum.
II. Educação básica, formação ocupacional profissional e incentivo são os três âmbitos que devem ser considerados ao nos referirmos a educação de adultos.
III. É objetivo da educação de jovens e adultos compensar o “tempo perdido”, pois o educando da EJA é o trabalhador que, desde muito cedo, teve que ingressar no mundo do trabalho.
IV. Alguns aspectos demonstram ainda outros tipos de benefícios oferecidos pela educação de adultos: capacitação profissional, adaptação as mudanças sociais (que implica a modificação de valores e comportamentos), aproveitamento do tempo livre de forma enriquecedora e produtiva, de modo a superar o isolamento e a solidão de pessoas e integrá-las em um projeto social.
É correto o que se afirma em:
Escolha uma:
a. I e IV.
b. I, II e III.
c. III e IV. Incorreto
A afirmação III é falsa, pois não é objetivo da educação de jovens e adultos, conforme comentam Salvador et al. (1999), compensar o “tempo perdido”, como é comumente atribuído a esse tipo de educação. Especificamente no que se refere a educação de adultos, sua função é
caracterizada pela capacitação pessoal e social de cada um.
d. I, II, III e IV.
e. I, II e IV.
Feedback
A resposta correta é: I, II e IV..
QUESTÃO 5
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Em 1913, John Watson lançou o Manifesto Behaviorista. Influenciado pela concepção de ciência da época, ele afirmava que a Psicologia deveria estudar apenas o comportamento, e não processos mentais e sobrenaturais. Ele não afirmava que tais processos não existiam, apenas indicava que não era possível estudá-los cientificamente, por isso não deveriam ser objeto de estudo da Psicologia. O behaviorismo de Watson foi denominado posteriormente por Skinner de:________________________
Tendo como parâmetro as descrições apresentadas, observe as alternativas abaixo e assinale aquela que melhor completa a ideia acima:
Escolha uma:
a. Behaviorismo Matriz;
b. Behaviorismo Metodológico; Correto
O behaviorismo de Watson foi denominado posteriormente por Skinner de Behaviorismo Metodológico, pois enfatizava o método de estudo como importante para definir o que deveria ou não ser objeto da Psicologia (MATOS, 1995).
c. Behaviorismo Radical.
d. Behaviorismo do comportamento humano;
e. Behaviorismo ascendente;
Feedback
A resposta correta é: Behaviorismo Metodológico;.
QUESTÃO 6
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Quando falamos em contingência em relação ao comportamento, o termo faz referência à natureza das relações entre cada um dos componentes do comportamento, ou seja, a relação entre os estímulos antecedentes, as respostas e os estímulos consequentes. As contingências de reforçamento caracterizam o modo como determinada consequência afeta a probabilidade de ocorrência de respostas semelhantes àquela que a produziu.
O processo no qual nenhum estímulo é eliminado ou produzido pela resposta de um organismo e ao apresentar uma resposta, esta não tem nenhum efeito sobre características do ambiente que afetam sua probabilidade de ocorrência. Dessa forma, as relações entre os componentes do comportamento (estímulos antecedentes, respostas e estímulos consequentes) são enfraquecidas e o comportamento vai deixando de acontecer. Podemos afirmar que as últimas colocações, especialmente a este segundo parágrafo, referem-se ao processo denominado:
Escolha uma:
a. Contingência de reforço positivo.
b. Contingência de reforço negativo.
c. Punição negativa.
d. Contingência de extinção. Correto
Podemos exemplificar a “contingência de extinção” da seguinte maneira: quando ligamos para uma pessoa de que gostamos, ela nos atende e temos com ela uma conversa agradável. O comportamento “conversar com tal pessoa” é configurado contingência de reforço positivo, uma vez que há a apresentação de um estímulo gratificante e é aumentada a probabilidade de voltarmos a ligar para essa pessoa novamente. Agora vamos imaginar que essa mesma pessoa, que sempre atendeu nossos telefonemas, não mais os atende. Primeiramente, ligamos mais uma vez, e mais outra... e, quem sabe, ainda outra e outra vez. Mas, se em nenhuma dessas vezes a pessoa nos atende, começamos a estabelecer uma nova relação com o meio. As consequências das respostas que apresentamos não são mais as mesmas de antes. Com isso, a relação entre o estímulo antecedente, a resposta de ligar para a pessoa e o estímulo consequente vai sendo enfraquecida até que ocorre extinção, ou seja, não ligamos mais para aquela pessoa. A extinção é a contingência de reforçamento em que as relações entre os componentes do comportamento são enfraquecidas.
e. Contingência de punição positiva.
Feedback
A resposta correta é: Contingência de extinção..
QUESTÃO 7
Correto
Marcar questão
Texto da questão
A abordagem inatista está fundamentada nas ideias racionalistas e tem como base as filosofias de René Descartes (1596-1650), Baruch Espinoza (1632-1677) e Immanuel Kant (1724-1804). A abordagem inatista privilegia a razão, em detrimento da experiência, como a única forma de se chegar ao conhecimento e considera que tudo existe a priori. Dessa forma, as capacidades e características humanas básicas seriam inatas, o que não quer dizer que:
Escolha uma:
a. Teorias do desenvolvimento que partem desses pressupostos apresentam uma expectativa limitada quanto ao papel da aprendizagem e da educação, uma vez que as capacidades humanas já seriam herdadas geneticamente.
b. Já estariam prontas e definidas desde o momento do nascimento do indivíduo, sendo que sua manifestação dependeria apenas do amadurecimento.
c. As capacidades de aprendizagem e desenvolvimento do indivíduo não se encontram definidas e o processo educacional não contribui para que se manifestem.
d. O desenvolvimento é um processo regido por leis próprias, um processo interno que não depende do conhecimento, da experiência ou da cultura.
e. As capacidades de aprendizagem e desenvolvimento do indivíduo se encontram pré-definidas e o processo educacional irá contribuir para que se manifestem, por meio da interação do sujeito com o meio, no qual determina e é determinado pela relação com outros. Correto
As capacidades de aprendizagem e desenvolvimento do indivíduo se encontram pré-definidas e o processo educacional irá contribuir para que se manifestem, por meio da interação do sujeito com o meio, no qual determina e é determinado pela relação com outros.
Feedback
A resposta correta é: As capacidades de aprendizagem e desenvolvimento do indivíduo se encontram pré-definidas e o processo educacional irá contribuir para que se manifestem, por meio da interação do sujeito com o meio, no qual determina e é determinado pela relação com outros..
QUESTÃO 8
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Os sentimentos são constituídos e produzidos por interações que uma pessoa estabelece com o mundo. Os sentimentos não são causas de comportamento, uma vez que eles próprios consistem em comportamentos que também são produzidos. A principal implicação dessa concepção a respeito da relação entre sentimentos e comportamentos é que, se alguém explica o comportamento que alguém apresentou usando como causa o sentimento dessa pessoa, essa explicação é insuficiente. Por quê?
Escolha uma:
a. Nem tudo o que se sente interfere no comportamento e nem tudo que se revela em ações possui sentimentos relacionados. São, portanto, categorias psicológicas distintas que não se influenciam.
b. Sentimentos e comportamentos não estão necessariamente relacionados e, por isso, precisam ser analisados como categorias separadas.
c. As pessoas lidam com múltiplos sentimentos, mesmo que estejam lidando com vários tipos de situação, assim, comportamentos e sentimentos sofrem uma única determinação.
d. Mesmo existindo uma vinculação evidente entre o que uma pessoa sente e como ela se comporta, o ser humano consegue forjar comportamentos e esconder sentimentos.
e. As pessoas apresentam sentimentos distintos, mesmo que elas estejam lidando com um mesmo tipo de situação, assim, comportamentos e sentimentos sofrem múltiplas determinações. Correto
As pessoas apresentam sentimentos distintos, mesmo que elas estejam lidando com um mesmo tipo de situação, assim, comportamentos e sentimentos sofrem múltiplas determinações.
Feedback
A resposta correta é: As pessoas apresentam sentimentos distintos, mesmo que elas estejam lidando com um mesmo tipo de situação, assim, comportamentos e sentimentos sofrem múltiplas determinações..
QUESTÃO 9
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Existem algumas técnicas de ensino de novos comportamentos, elaboradas principalmente por analistas do comportamento, que podem ajudar o professor no processo de ensinar os comportamentos propostos como objetivos de ensino. Nem todos os comportamentos podem ser ensinados por meio do uso de tais técnicas. Elas foram criadas para facilitar o desenvolvimento de novas relações com o meio (ou seja, novos comportamentos), mas é preciso que a pessoa que programa ensino faça uma avaliação sobre a melhor maneira de ensinar o comportamento proposto. Ainda, no que se refere às técnicas, relacione a segunda coluna de acordo com a primeira, correspondendo adequadamente cada uma delas:
1. Encadeamento de trás para frente.
2. Modelagem.
3. Fading, transferência
de estímulos ou atenuação.
( ) Esta técnica consiste em um procedimento para facilitar a aprendizagem, constituído pelo manejo do estabelecimento da relação entre um estímulo e uma resposta, e tal estímulo vai sendo gradualmente substituído pelo professor por outros cada vez mais semelhantes àqueles com os quais o aprendiz ira lidar no cotidiano.
( ) Este procedimento consiste em ensinar passo a passo a apresentação de um comportamento; primeiramente, é ensinado o último passo, depois o penúltimo, o antepenúltimo, e assim por diante.
( ) É muito usado para desenvolver novos comportamentos. Em tal procedimento, a pessoa que programa ensino em consequência às respostas (ações) apresentadas pelo aprendiz, de modo que elas sejam substituídas por outras cada vez mais próximas daquela que compõe o comportamento-objetivo que está sendo ensinado.
A sequência correta é:
Escolha uma:
a. 1 – 2 – 3.
b. 2 – 3 – 1.
c. 3 – 2 – 1.
d. 2 – 1 – 3.
e. 3 – 1 – 2. Correto
Para a técnica denominada fading, ou seja, transferência de estímulos ou atenuação, Rio (1996) apresenta um exemplo dessa técnica utilizada para facilitar o aprendizado de leitura. Nesse caso, podem ser usados estímulos especiais, como cartolinas que contenham sílabas separadas, letras grandes e coloridas, e assim por diante. À medida que a criança começa a apresentar o comportamento de ler, o professor vai substituindo os estímulos por outros cada vez mais semelhantes àqueles encontrados no cotidiano. Já o procedimento denominado encadeamento de trás para frente consiste em ensinar passo a passo a apresentação de um comportamento: primeiramente, é ensinado o último passo, depois o penúltimo, o antepenúltimo, e assim por diante. Ao apresentar as etapas de trás para frente, como colocar o cinto primeiramente, além de perceber que foi capaz de se vestir, provavelmente aprenderá que o cinto é colocado depois da calça, pois, ao colocar o cinto, a calça era um estímulo presente. Ao empregar a técnica de encadeamento de trás para frente, a pessoa que programa ensino precisa ter explicitado cada etapa que constitui o comportamento-objetivo a ser ensinado. Já o procedimento denominado modelagem é muito usado para desenvolver novos comportamentos. Para exemplificar tal procedimento, Skinner (2003) utiliza o exemplo de uma argila que vai sendo moldada e modificada em estágios sucessivos até atingir determinada forma, que é diferente da inicial, formando um novo objeto. É possível, porém, sempre retornar à condição inicial. O mesmo pode ocorrer com o comportamento; é possível aperfeiçoá-lo em estágios sucessivos.
As técnicas de ensino podem ser muito úteis para o desenvolvimento de novos comportamentos, mas é preciso sempre estar atento ao comportamento a ser ensinado, para posteriormente identificar qual a melhor maneira de ensiná-lo.
Feedback
A resposta correta é: 3 – 1 – 2..
QUESTÃO 10
Correto
Marcar questão
Texto da questão
O livro “Comunicação entre pais e filhos: a linguagem do sentir” consiste em uma preciosa obra a respeito da relação entre pais e filhos, com ênfase no processo de comunicação entre eles. Um dos aspectos nucleares desta obra consiste nas implicações de diferentes formas de comunicação entre pais e filhos. As formas examinadas são as seguintes: dar ordens, ameaçar, dar lições de moral, dar sugestões, persuadir, negar percepções, consolar e dar falso apoio, distrair, fugir do problema, criticar e ofender, ridicularizar e apelidar depreciativamente, elogiar, fazer perguntas e enviar mensagens contraditórias. Esta obra é de autoria de:
Escolha uma:
a. Maria Tereza Maldonado (1983). Correto
Trata-se do livro “Comunicação entre pais e filhos: a linguagem do sentir”, de autoria de Maria Tereza Maldonado (1983), consistindo em uma preciosa obra a respeito da relação entre pais e filhos, com ênfase no processo de comunicação entre eles. Apesar de ser da década de 1980 (a primeira edição é de 1981), tal publicação ainda apresenta ideias que, de certa maneira, são bem atuais. Educar uma criança envolve respeitar sua singularidade e compreender sua perspectiva, sem projetar nela expectativas contrárias às suas características.
b. Haddad e Di Pierro (2000).
c. Paulo Freire (1996).
d. Philippe Ariès (1978).
e. Lev Semenovich Vygotsky (2007).
Feedback
A resposta correta é: Maria Tereza Maldonado (1983)..
Terminar revisão

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais