Buscar

Efeitos do consumo das fibras alimentares

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Efeitos do consumo das fibras alimentares 
 As fibras desempenham um papel muito importante para o bom funcionamento do organismo e, conseqüentemente, para a saúde. As fibras alimentares são substâncias de origem vegetal e não fornecem energia, mas são fundamentais ao funcionamento do intestino, embora sejam digeridas pelas enzimas presentes nesses órgãos. As fibras alimentares solúveis são utilizadas como nutrientes pela flora intestinal, pois as fibras fermentadas convertem-se em nutrientes necessários para um melhor desenvolvimento das bactérias biofidos e lactobacilos, aumentando favoravelmente a flora bacteriana. Um dos pontos mais positivos da formação desta superpopulação bacteriana benéfica é a inibição do crescimento de bactérias patogênicas. Entretanto não é usada diretamente como nutriente pela flora intestinal. As fibras solúveis, assim como as insolúveis, agem igualmente sobre a velocidade do trânsito intestinal, porém sem aumento da absorção de água. No cólon, as fibras solúveis são fermentadas pelas bactérias intestinais, produzindo ácidos graxos de cadeia curta.
 As fibras alimentares têm capacidade de reduzir a biodisponibilidade dos minerais, já que alguns alimentos ricos em fibras contêm fitatos que podem formar compostos insolúveis com os minerais, evitando sua absorção e metabolismo normais. As fibras insolúveis, no cólon, elas abrandam e aumentam a massa fecal, absorvendo água, assim como facilitam e promovem a reprodução da flora bacteriana normal e sua conseqüente produção de gás. Isto aumenta a freqüência dos movimentos peristálticos, causa redução do tempo de trânsito intestinal e assegura o funcionamento normal do cólon. As fibras solúveis também sofrem fermentação causada pela flora bacteriana, promovendo um aumento da massa fecal e gerando produtos secundários de efeito laxativo. 
 O consumo diário de fibras beneficia o trato gastrintestinal, como, por exemplo, estimulam a mastigação prolongada e a produção de saliva, retardam o esvaziamento gástrico, aumentam a saciedade, aumentam a velocidade do trânsito intestinal, aumentam o peso e a maciez das fezes, aumentando a freqüência de evacuações. Na terapia de nutrição enteral as fibras também apresentam muitos benefícios, dentre os quais se destacam: a melhora da diarréia e constipação, integridade intestinal e tolerância à glicose e lipídios do sangue.
 Certas fibras, inclusive as pectina, goma guar, fibras de aveia e celulose, ligam os ácidos biliares no intestino delgado, impedindo, assim, a reabsorção dos sais biliares e aumentando sua excreção.

Outros materiais