Buscar

Av Parcial CURRICULO TEORIA E PRATICA

Prévia do material em texto

Avaiação Parcial: CEL0374_SM_201407228161 V.1 
	 
	Aluno(a): SHEILA SILVA DE PAULO
	Matrícula: 201407228161
	Acertos: 10,0 de 10,0
	Data: 14/03/2017 17:17:29 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201407384501)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Os professores da Escola Jorge Amado organizaram um centro de estudos. Um dos temas debatidos foi a concepção do termo currículo e as relações entre teoria e prática. Analise ideias sistematizadas pelos professores e identifique a única em DESACORDO com as interpretações feitas pelas teorias críticas no campo do currículo:
		
	
	Na concepção crítica, não existe uma cultura da sociedade, unitária, homogênea e universalmente aceita e praticada e, por isso, digna de ser transmitida às futuras gerações através do currículo.
	 
	A questão principal das teorias críticas pode ser assim resumida: conteúdos, objetivos e ensino destes conteúdos de forma eficaz para ter a eficiência nos resultados.
	
	As teorias críticas buscam desocultar o currículo para perceber o que envolve as práticas e os conhecimentos, para perceber o que está por trás dessas atitudes para podermos modificálas dando-lhes novos objetivos.
	
	As teorias críticas e as teorias pós-críticas argumentam que nenhuma teoria é neutra, científica ou desinteressada, mas que está, inevitavelmente implicada em relações de poder.
	
	As teorias críticas pretendem trazer as relações sociais e sua discussão para a sala de aula: questões de raça, de religião, dominação política e ideológica, diferenças culturais, etc.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201407996432)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A concepção de currículo no âmbito escolar apresenta múltiplas interpretações e tipos como oficial, formal , oculto, mínimo, real dentre outros. As expressões que se referem, especificamente, à concepção de currículo oficial são:
		
	
	Aprendizagens não declaradas.
	 
	Conteúdos do núcleo comum.
	
	Aprendizagens espontâneas no cotidiano escolar.
	
	Percurso de vida.
	
	Carga horária escolar ociosa.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201407384507)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	No cenário da educação e, especificamente no campo do currículo, identificamos, dentre outras, uma tendência liberal conservadora e uma posição sociocritica. Ao compararmos estes dois posicionamentos podemos concluir que:
I- Ambas declaram explicitamente as questões ideológicas no campo do currículo.
II-A visão crítica vê as implicações da escola como espaço de reprodução e dominação.
III-A visão conservadora preocupa-se com a objetividade do currículo e visão crítica com a sua complexidade.
IV-A visão liberal conservadora foi precursora nos estudos do campo do currículo.
As conclusões corretas são:
		
	
	II e III apenas
	 
	II,III e IV apenas
	
	I , II e III apenas
	
	III e IV apenas
	
	I e IV apenas
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201407424559)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Historicamente, o campo dos Currículos e Programas no Brasil vem sofrendo influências externas e autores como Sperb (1976); Saul (1986) e Moreira (1990) registram a influência americana. O autor que exerceu mais influência na concepção de currículo e nas propostas de um modelo específico de currículo, a partir dos anos 50 foi:
		
	 
	Ralph Tyler
	
	John Dewey
	
	Michael Apple
	
	Maria Montessori
	
	Comenius
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201407877192)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Do ponto de vista teórico-prático, a teoria crítica aplicada ao currículo escolar se manifesta nas salas de aula, quando:
I. Questiona as relações de poder .
II. Adota procedimentos para hierarquização da estrutura social .
III. Analisa os fatores determinantes do currículo  oculto.
IV. Estrutura os conteúdos em blocos de disciplinas.
O(s) item(ns) correto(os) é(são) apenas:
		
	 
	I e III
	
	 IV
	
	 II e IV
	
	I
	
	II e III
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201407885471)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Assinale a alternativa correta, após colocar V/F nas afirmativas sobre o que afirma Bourdieu e Passeron. Bourdieu e Passeron afirmam que nas práticas educativas não ocorre uma inculcação de valores da sociedade capitalista para que a estrutura social desta seja aceita, mas sim um processo de exclusão cultural, na medida em que o que vale é o capital cultural da classe dominante. Assim, o capital cultural dos alunos e alunas das classes dominadas é desconsiderado deixando então um hiato entre o seu capital cultural e o capital cultural que é difundido e valorizado pela escola, e que determina o seu fracasso escolar e favorece a manutenção das desigualdades sociais. Nessa perspectiva a saída seria: I. ( ) a escola proporcionar aos alunos das classes dominadas condições semelhantes às crianças das classes dominantes. II. ( ) colocar as crianças em condições menos desiguais. III. ( ) a escola contribuir para que a cultura dominante seja a ¿cultura¿ apropriada. IV. ( ) impossível, pois, a contribuição dos autores impede um novo olhar para o currículo e para a educação. V. ( ) considerar essa afirmativa como uma influência para as teorias críticas produzidas no campo do currículo.
		
	
	( ) V, F, V, F, V
	
	( ) F, F, V, F, F
	 
	( ) V, V, F, F, V
	
	( ) V, V, F, V, F
	
	( ) V, V, F, F,F
		
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201407885300)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Quando as escolas valorizam a ciência como a única e verdadeira expressão de conteúdos curriculares válidos e padronizam o modo de aprender para garantir eficiência no ensino das disciplinas do núcleo comum, mostram, em suas práticas, evidências de escola identificada com o movimento denominado
		
	 
	moderno.
 
	
	pós-moderno.
	
	pós-crítico.
 
	
	crítico.
	
	progressista.
		
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201407516142)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	"...no novo mapa cultural traçado pela emergência de uma multiplicidade de atores sociais e por um ambiente tecnicamente modificado, a educação institucionalizada e o currículo continuam a refletir, anacronicamente, os critérios e os parâmetros de um mundo social que não mais existe." (SILVA:1995, p. 185).
Para debater o tema alguns professores apresentaram argumentos sobre a necessidade de  refletir sobre  a realidade do mundo social. Analise os argumentos destacados nas opções e assinale o DEVE SER EVITADO  nas   propostas curriculares da escola de hoje:
		
	
	Novas configurações culturais e sociais devem constituir-se como objeto de reflexão nos atos do currículo.
	
	Posicionar-se contra discriminações baseadas nas diferenças de classes sociais, de crenças e outras características individuais.
	
	Há necessidade de rever posições curriculares para lidar com o novo cenário cultural difundido e generalizado nas mídias.
	 
	Priorizar procedimentos de consumo e comportamentos socioculturais provenientes de polos econômicos de regiões urbanas.
	
	Repensar a visão de que a influência da cultura popular e seus conteúdos culturais ameaçam valores tradicionais valores e humanos.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201407424684)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	(Fonte: INEP/ENADE: 2011- adaptada) Na Sociologia da Educação, o currículo é considerado um mecanismo por meio do qual a escola define o plano educativo para a consecução do projeto global de educação de uma sociedade, realizando, assim, sua função social. Considerando o currículo na perspectiva das teorias críticas é correto afirmar:
		
	
	O currículo é um fenômeno escolar que deve ser expressa por determinações do contexto da escola.
	
	O currículo é uma realidade objetiva, uma vez que o conteúdo é condiçãológica do ensino.
	
	O currículo é a expressão da harmonia de valores dominantes inerentes ao processo educativo.
	
	O currículo deve ser proposto por especialistas sustentados por pesquisas educacionais objetivas.
	 
	O currículo deve considerar a diversidade cultural em seus atos educativos.
		
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201408074350)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Sobre o currículo enquanto elemento formador de subjetividades é CORRETO afirmar que:
		
	
	Diferentes currículos não produzem diferentes pessoas, uma vez que essas diferenças estão unicamente atreladas aos aspectos culturais de cada sociedade;
	
	Diferentes currículos não produzem diferentes pessoas, uma vez que essas diferenças estão unicamente atreladas aos aspectos familiares de cada indivíduo;
	
	Diferentes currículos produzem diferentes pessoas, mas naturalmente essas diferenças irão se acentuar de acordo com o interesse dos alunos sobre sua educação;
	 
	Diferentes currículos produzem diferentes pessoas, mas naturalmente essas diferenças não são meras diferenças individuais, mas diferenças sociais, ligadas à classe, à raça, ao gênero
	
	Diferentes currículos produzem diferentes pessoas, mas naturalmente essas diferenças estão atreladas aos aspectos culturais de cada sociedade, com pouca influência do currículo
		
	Avaiação Parcial: CEL0374_SM_201407228161 V.2 
	 
	Aluno(a): SHEILA SILVA DE PAULO
	Matrícula: 201407228161
	Acertos: 10,0 de 10,0
	Data: 14/03/2017 18:13:44 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201407408820)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Estudos sobre currículo realizados a partir das décadas 1960-1970 destacam a existência de várias concepções. Pleno, formal, real, oculto são algumas delas. O currículo oculto define-se como sendo:
		
	
	Tudo o que foi submetido às transformações pelos professores e alunos.
	 
	Tudo aquilo o que os alunos aprendem pela convivência espontânea em meio às várias práticas, atitudes, gestos, percepções que vigoram no meio social escolar.
	
	Todas as influências que afetam a aprendizagem dos alunos e o trabalho do professor.
	
	Tudo aquilo que foi estabelecido pelos sistemas de ensino ou instituição educacional.
	
	Tudo o que de fato acontece na sala de aula em decorrência de um projeto pedagógico e dos planos de ensino.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201407408821)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Tendo como referência o estudo da terminologias e conceitos de currículo é correto afirmar que as atividades curriculares:
		
	
	formam o sentido das vivências cotidianas da comunidade
	
	formam a expressão do recorte da cultura de um povo
	
	formam um conjunto de práticas avaliativas para os alunos
	
	formam o conjunto das aprendizagens programadas
	 
	formam um conjunto de atividades necessárias para a execução integral do currículo.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201407424673)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	(Fonte: MEC: ENC/ Provão Pedagogia 2001) O contexto sociocultural onde a escola está inserida é um dos fatores determinantes na elaboração do currículo. É indicador da necessidade de revisão e eventual redirecionamento das práticas curriculares:
		
	
	a ausência dos pais nas reuniões da escola.
	
	a deficiência na formação dos professores.
	 
	a diversidade de níveis socioeconômicos dos alunos.
	
	o percentual elevado de evasão e de fracasso escolar.
	
	o número reduzido de pessoal especializado.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201407424464)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A disciplina e sua importância para a formação do pedagogo: competências, habilidades e formação. Dentre as competências, a serem construídas ao logo da educação básica, propostas pelo Ministério de Educação destacam-se: " Recorrer aos conhecimentos desenvolvidos na escola para a elaboração de propostas de intervenção solidária na realidade, respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural". Esta referência curricular mostra, essencialmente, que os currículos dos Cursos de Pedagogia devem:
		
	
	priorizar o conteúdo teórico das disciplinas pedagógicas.
	
	incluir as atividades assistencialistas como componente obrigatório do currículo.
	
	estruturar as disciplinas em suas especificidades para atender a teoria crítica.
	 
	valorizar fundamentos da educação para atuar na solução para os problemas atuais.
	
	adequar seus conteúdos de modo linear para garantir sequencia lógica.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201408132506)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	)¿Eis aí a concepção bancária de educação em que a única margem de ação que se oferece aos educadores é a de receberem os depósitos, guardá-los e arquivá-los. No fundo, porém os grandes arquivados são os homens. Arquivados, porque fora da práxis, os homens não podem ser. Educador e educandos se arquivam medida em que, nesta distorcida visão da educação, não há criatividade, não há transformação, não há saber..."afirmou Paulo Freire. A proposta libertadora envolve a defesa de uma concepção de conhecimento, entendido como fruto de uma ...
		
	
	distinção da noção do campo de currículo como tradição inventada
	
	prática que legitima a relação de dominação estabelecida na sociedade
	 
	busca que os homens fazem no mundo e com os outros homens
	
	relação vertical que o educador estabelece
	
	tarefa que envolve a absorção do conteúdo transmitido pelo professor
		
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201407885471)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Assinale a alternativa correta, após colocar V/F nas afirmativas sobre o que afirma Bourdieu e Passeron. Bourdieu e Passeron afirmam que nas práticas educativas não ocorre uma inculcação de valores da sociedade capitalista para que a estrutura social desta seja aceita, mas sim um processo de exclusão cultural, na medida em que o que vale é o capital cultural da classe dominante. Assim, o capital cultural dos alunos e alunas das classes dominadas é desconsiderado deixando então um hiato entre o seu capital cultural e o capital cultural que é difundido e valorizado pela escola, e que determina o seu fracasso escolar e favorece a manutenção das desigualdades sociais. Nessa perspectiva a saída seria: I. ( ) a escola proporcionar aos alunos das classes dominadas condições semelhantes às crianças das classes dominantes. II. ( ) colocar as crianças em condições menos desiguais. III. ( ) a escola contribuir para que a cultura dominante seja a ¿cultura¿ apropriada. IV. ( ) impossível, pois, a contribuição dos autores impede um novo olhar para o currículo e para a educação. V. ( ) considerar essa afirmativa como uma influência para as teorias críticas produzidas no campo do currículo.
		
	
	( ) V, V, F, F,F
	
	( ) V, F, V, F, V
	
	( ) V, V, F, V, F
	
	( ) F, F, V, F, F
	 
	( ) V, V, F, F, V
		
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201407877212)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	No mundo contemporâneo, precisamos resignificar o conhecimento escolar. No que se  refere aos currículos escolares, os conceitos   e argumentos apresentados nas opções estão identificados com as denúncias do pensamento pós-crítico, EXCETO quando os professores evidenciam em suas práticas educativas: 
		
	
	Compreensão de novos códigos de linguagem.
	
	 Análise crítica da lógica do consumismo atual.
	
	Valorização da diversidade cultural.
	 
	Homogeneização da  expressão do pensamento nas práticas curriculares.
	
	Inclusão de abordagem intercultural no estudo dos conteúdos.
 
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201408116433)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	De acordo com Candau (2008), o multiculturalismo assume distintas abordagens, cada uma pautadaem diferentes questões políticas, econômicas, culturais e sociais. Nesse sentido é correto afirmar que:
		
	
	O multiculturalismo nasceu nas universidades a partir de discussões e debates acadêmicos
	
	Podemos dizer que o termo multiculturalismo é polissêmico, pois admite a mesma perspectiva independente dos diversos contextos políticos, econômicos, sociais e culturais
	 
	O multiculturalismo pode ser concebido como uma maneira de atuar, intervir e transformar a dinâmica social de modo a trabalhar as relações culturais numa determinada sociedade, de conceber políticas públicas que fortifiquem a democracia e construir práticas pedagógicas transformadoras
	
	O multiculturalismo traduz a homogeneidade e desconsidera a diversidade cultural presentes na sociedade
	
	As questões relativas ao multiculturalismo têm sido incluídas cada vez mais no currículo escolar e suas proposições traduzidas em práticas pedagógicas concretas no cotidiano das aulas
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201408098090)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Vivemos uma sociedade marcada pela complexidade e pelas contradições. Complexidade construída pela pluridimensionalidade de abordagens da realidade em que vivemos que produz e nega, constrói e destrói, institui e corrói instituições e pessoas, valores e princípios, fatos e situações.
		
	
	O currículo restringe-se apenas a trabalhar conhecimentos neutros e desinteressados
	
	A realidade em que o aluno vive não é conteúdo de currículo
	 
	O texto reporta uma fração da realidade que deve ser debatida com os alunos em sala como parte do currículo na escola, e que não pode ser trabalhada usando-se apenas o livro didático.
	
	Essa realidade é construída pelo currículo
	
	É uma questão ideológica que não entra no trabalho curricular
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201407424675)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Durante os encontros da equipe escolar para analisar as Diretrizes Curriculares envidas pela Secretaria de Educação, alguns tópicos foram considerados como os mais importantes. Dentre estes, destaca-se o conhecimento da realidade dos estudantes e, por isso, no panejamento das atividades curriculares, foi preciso levar-se em conta:
		
	
	a realidade expressa nos programas escolares estabelecidos.
	
	a vivência limitada das pessoas de grupos sociais minoritários.
	
	o meio ambiente das classes mais favorecidas daquela região.
	 
	o contexto sociocultural específico da realidade dos alunos.
	
	o modelo social idealizado pelos pais dos alunos da escola.
		
	
	Avaiação Parcial: CEL0374_SM_201407228161 V.3 
	 
	Aluno(a): SHEILA SILVA DE PAULO
	Matrícula: 201407228161
	Acertos: 10,0 de 10,0
	Data: 14/03/2017 18:37:31 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201408132533)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Um currículo não é, mesmo que possa parecer, um somatório neutro de conteúdos. O currículo que privilegia a cultura da comunidade dos alunos favorece a construção de uma sociedade:
		
	
	conservadora
	
	autoritária
	
	global
	
	elitista
	 
	transformadora
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201407996500)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Os componentes do currículo oficial das escolas aparecem especificados em um documento, que os estudantes recebem como comprovante de determinado período de escolaridade, devidamente assinado pela autoridade competente da escola. Este documento se denomina:
		
	
	ficha de matrícula.
	 
	histórico escolar.
	
	currículo vitae.
	
	currículo real.
	
	caderneta do aluno.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201407877180)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	"Mesmo antes de se constituir um objeto de estudo de uma especialização do conhecimento pedagógico, o currículo sempre foi alvo de atenção de todos os que buscavam entender   e organizar o processo educativo escolar". (MOREIRA; SILVA: 1994, p. 8-9). Do ponto de vista histórico, sobre currículo como campo de estudo, as afirmações apresentadas nas opções estão corretas, EXCETO:
		
	
	As teorias críticas apresentam questionamento sobre o currículo da escola moderna.
	
	O livro intitulado Curriculum, escrito por Bobbit em 1918, é considerado um marco na literatura sobre o tema.
	
	O campo do Currículo se consolidou com estudos e pesquisas fundamentadas.
	
	Surgiu nos Estados Unidos e teve John Dewey como precursor.
 
	 
	O termo currículo tem definição específica e consensual ao longo do tempo.
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201408131138)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Ao investigar o processo educativo mediado por diferentes propostas curriculares na Educação Básica, compreendemos que cabe ao pedagogo orientar a elaboração do Projeto Político Pedagógico (PPP) das instituições escolares:
		
	
	desconsiderando as diretrizes curriculares e legislação educacional vigente, enfatizando os interesses institucionais da empresa/escola.
	
	considerando apenas a atuação educacional dos professores e gestores escolares para pensar e organizar as experiências e práticas pedagógicas a serem adotadas.
	 
	considerando a participação da comunidade escolar, seus anseios e demandas sociais em relação aos conteúdos e práticas pedagógicas a serem definidas no PPP.
	
	considerando práticas curriculares voltadas apenas para o atendimento multidisciplinar de pessoas com deficiência.
	
	desconsiderando a atitude profissional por parte dos gestores para promover relações afetivas entre professores e estudantes, em sala de aula e demais espaços de aprendizagem.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201407424566)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Para Silva (2004, p. 111), "o pós-modernismo não representa (...) uma teoria coerente, unificada, mas um conjunto variado de perspectivas, abrangendo uma diversidade de campos intelectuais, políticos, estéticos, epistemológicos". Segundo Silva (2004), o pós-estruturalismo trata-se de uma "categoria bastante ambígua e indefinida, servindo para classificar um número sempre variável de autores e autoras, bem como uma série também variável de teorias e perspectivas". Ao se comparar os textos dos dois autores citados, constata-se que, no âmbito do currículo o pós-modernismo e o pós-estruturalismo colocam em "xeque", essencialmente, os pressupostos:
		
	
	antropológicos.
	
	modernistas.
	
	interculturalistas.
	
	sociológicos.
	 
	multiculturalistas
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201408131095)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	As pesquisas e produções teóricas sobre currículo são diversificadas e seu conceito polissêmico. Sobre as teorias do currículo, assinale a afirmativa correta:
		
	
	A Teoria Crítica rejeita a possibilidade de ação pedagógica transformadora, comprometida com a humanização, libertação e conscientização das relações de poder na escola de forma reflexiva e crítica.
	
	A Teoria Tradicional não defende a neutralidade na seleção dos conteúdos nem sua atenção está voltada para as questões técnicas de como elaborar o currículo, considera as relações de poder decorrentes desta organização.
	 
	A noção de teoria envolve a tentativa de representar, descrever, explicar, dar detalhes do que é o objeto de estudo currículo, buscando uma compreensão teórica e seus efeitos na prática pedagógica.
	
	As Teorias Pós-Críticas ocupam-se de procedimentos e métodos para mensurar, medir e dar resultados.
	
	Garantir seu compromisso apenas com a reprodução da ideologia dominante é um dos objetivos da Teoria Crítica.
		
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201407877204)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	No mundo contemporâneo, precisamos resignificar o conhecimento escolar.No que se  refere aos currículos escolares, os conceitos   e argumentos apresentados nas opções estão identificados com as denúncias do pensamento pós-crítico, EXCETO quando os professores evidenciam em suas práticas educativas: 
		
	 
	Homogeneização da expressão do conhecimento curricular.
	
	Inclusão de abordagem intercultural no estudo dos conteúdos.
	
	Valorização da diversidade cultural.
	
	Análise crítica da lógica do consumismo atual.
	
	Compreensão de novos códigos de linguagem.
 
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201407384552)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A cultura da escola se constitui pelo jogo de intercâmbio e de interações presentes na dinâmica escolar de transmissão-assimilação, em que estão presentes crenças, aptidões, valores, atitudes e, comportamentos dos sujeitos implicados nesse processo (SOUZA & FLEURI, 2003, p.72) De acordo com os autores, os atos de currículo devem privilegiar:
		
	
	Organização de turmas homogêneas.
	
	Perspectiva monocultural da comunidade.
	
	Símbolos e linguagens padronizados teoricamente.
	
	Normatização da conduta dos alunos.
	 
	Diálogo, respeito e interações entre os sujeitos envolvidos.
		
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201408074350)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Sobre o currículo enquanto elemento formador de subjetividades é CORRETO afirmar que:
		
	
	Diferentes currículos não produzem diferentes pessoas, uma vez que essas diferenças estão unicamente atreladas aos aspectos culturais de cada sociedade;
	 
	Diferentes currículos produzem diferentes pessoas, mas naturalmente essas diferenças não são meras diferenças individuais, mas diferenças sociais, ligadas à classe, à raça, ao gênero
	
	Diferentes currículos produzem diferentes pessoas, mas naturalmente essas diferenças irão se acentuar de acordo com o interesse dos alunos sobre sua educação;
	
	Diferentes currículos não produzem diferentes pessoas, uma vez que essas diferenças estão unicamente atreladas aos aspectos familiares de cada indivíduo;
	
	Diferentes currículos produzem diferentes pessoas, mas naturalmente essas diferenças estão atreladas aos aspectos culturais de cada sociedade, com pouca influência do currículo
		
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201407877228)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	O papel da escola, na perspectiva de uma educação de qualidade, precisa considerar muitos desafios, dentre os quais as relações entre poder, cultura e conhecimento. Sendo assim, os atos do currículo devem:
		
	
	Priorizar a centralidade nas decisões sobre a cultura e sua relevância.
	
	Reforçar  o caráter monocultural e as influências da cultura de massa.
	
	Indicar atividades coletivas de modo centralizado e ágil.
 
	 
	Analisar as modificações decorrentes do modelo social e econômico.
	
	Evitar conteúdos peculiares à cultura erudita.
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes