Buscar

avaliando3

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201402133544)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Avalie as afirmativas sobre estudos com animais, marque V (verdadeiro) e F (falsa). ( ) "Sexagem" é o procedimento de juntar numa só gaiola, machos e fêmeas da espécie em estudo quando alcançam a maturidade sexual, a fim de reproduzi-los para que os filhotes sejam utilizados no estudo. ( )Para o pesquisador saber avaliar as medidas de stress em animais experimentais é inevitável que conheça o comportamento normal da espécie com a qual vai trabalhar, bem como o comportamento individual de cada animal. ( ) Para a escolha do padrão genético dos animais, deve-se levar em consideração se a pesquisa necessita ter ou não uniformidade genética. ( ) A vida reprodutiva dos camundongos dura até 12 meses de idade
		
	 
	F, V, V, V
	
	F, V, F, V
	 
	F, V, V, F
	
	V, V, V, V
	
	V, F, F, V
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201401809673)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	São considerados animais geneticamente definidos
		
	
	Trangênicos e coisogênico
	
	Outbred e Knock-outs
	 
	Inbred, coisogênico e mutante
	
	Inbred, outbred e trangênicos
	
	Knock-outs e congênico
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201401265206)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Uma linhagem isogênica significa acasalamento
		
	
	Entre dois grupos de animais da mesma espécie.
	
	Entre dois animais da mesma espécie.
	
	Entre irmãos durante 10 gerações.
	
	Entre duas espécies diferentes.
	 
	Entre irmãos durante pelo menos 20 gerações.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201401263557)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Trabalho 1: Após um período de linha de base de 20 dias (livre acesso a alimento e água), submeteram quatro ratos Wistar (dois machos e duas fêmeas) a períodos intercalados de restrição e livre acesso ao alimento: 12 horas de restrição, durante o período noturno, seguidas de 12 horas de acesso livre, durante o dia; esse ciclo teve duração de 30 dias. Em seguida, houve interrupção da restrição por 5 dias. A seguir, um novo período de 10 dias de restrição foi iniciado no qual o acesso ao alimento era restrito durante 17 horas e liberado por 7 horas; finalmente, houve uma nova interrupção da restrição por 41 dias. Durante todo esse período, os animais tinham livre acesso à água. Além disso, dois ratos Wistar (um macho e uma fêmea) foram animais controle: permaneceram durante todo o período com livre acesso a água e alimento.
Trabalho 2: Os pesquisadores acompanharam as flutuações de peso de 29 ratos machos Wistar, esde o 5º até o 217º dia de vida. Em uma primeira fase (do 5º ao 106º dia de vida), os animais dispunham de comida e água livres para consumo; essa fase foi encerrada quando o ganho de peso mostrou alguma estabilidade. Na fase seguinte (do 107º ao 217º dia de vida), os animais foram divididos em três grupos: grupo ad lib (10 animais), grupo restrição hídrica (10 animais) e grupo restrição alimentar (9 animais). O grupo ad lib permaneceu nas mesmas condições da primeira fase; o grupo restrição hídrica passou a receber 23 ml de água por dia (mantendo o consumo livre de alimento); o grupo restrição alimentar passou a receber uma quantidade fixa de alimento por dia: 13 g de ração (posteriormente, aumentada para 15 g e 17 g), tendo livre acesso à água. Tais restrições foram interrompidas por duas vezes (na primeira por um período de 15 dias, e na segunda por um período de 5 dias).
Usando os textos acima julgue as opções e marque a alternativa que acredita está correta
I. No segundo texto o grupo controle é o grupo ad lib.
II. O uso de fêmeas e machos no primeiro estudo pode ter sido aplicado para verificar o efeito de estado de inanição em homens e mulheres.
III. No segundo estudo o fato dos ratos estarem no 5º dia útil já participando da pesquisa de restrição compromete a vida deles.
		
	
	Se II e III estiverem corretas
	
	Se I, II e III estiverem corretas
	 
	Se I e II estiverem corretas
	
	Se I e III estiverem corretas
	
	Não existe alternativa correta
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201401896465)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Marque a alternativa que indica método incorreto de eutanásia.
		
	
	Nenhuma das alternativas anteriores
	
	Deslocamento cervical
	 
	Injeção de sulfato de nicotina
	
	Inalação de dióxido de carbono
	
	Decapitação

Outros materiais