Buscar

estudo de caso

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O aluno é considerado um sujeito ativo em seu processo de aprendizagem, ele deve entender relação entre os conceitos ensinados em sala de aula e os fatos ocorridos no seu dia a dia, sendo esses conceitos significativos para sua vida, como a compreensão da relação existente entre o ser humano e o meio ambiente, entre o ser humano e a saúde, entre a ciência e os recursos tecnológicos. Relacionar as disciplinas de Ciências e Matemática seria interessante pedir aos alunos que tragam de casa embalagens de alimentos como macarrão instantâneo, biscoito, gelatina ou caixas de sucos. Se conveniente, sugerir que tragam comidas que geralmente consomem no recreio. É melhor que os pacotes sejam pequenos para facilitar a análise que será proposta a seguir.
 Dizer às crianças que elas vão analisar os dados de informação nutricional dos pacotes de alimentos. Por essa razão, o pacote deve estar preservado. Para essa primeira situação é necessário que cada aluno tenha uma embalagem em mãos. Organizar a turma em grupos e pedir que eles comparem as Tabelas de informações nutricionais das embalagens disponíveis. Para conduzir a análise, fazer perguntas como: quais dados mais chamam atenção? Os números das porções são muito diferentes? Qual é o alimento com maior valor energético? Há algum número que se repete em todas as embalagens? A finalidade dessa pergunta é chamar a atenção dos alunos para o "Valor diário de referência", informação que costuma aparecer em todos os alimentos industrializados. 				
Após contabilizar os valores calóricos de cada alimento, podendo discutir no âmbito da ciência o que tem mais e menos calorias, o que diz a informação nutricional de cada produto, o significado de cada elemento que contém nesses rótulos. Na matemática, listar essa quantidade utilizando de tabelas e gráficos, assim como problemas matemáticos com informações verdadeiras que fizessem os alunos analisarem as taxas e níveis de calorias e nutrientes, gerando uma reflexão acerca da qualidade desses produtos.

Outros materiais