Buscar

GESTO Integrada de RH PROVA AV 2015

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201505721277)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Sobre o tema "estratégia", é correto afirmar que:
		
	 
	É um processo que abrange a organização de forma sistêmica, compreendendo todas as suas potencialidades e capacidades.
	
	Os conceitos de missão e visão se equivalem, podendo substituir-se um ao outro.
	
	A missão, a visão e os valores não têm nenhum impacto na cultura organizacional.
	
	Conta, atualmente, com uma metodologia padronizada para aplicação nas diversas organizações, sejam elas públicas ou privadas.
	
	A análise das ameaças e das oportunidades do ambiente externo da organização é mais importante do que a análise dos pontos fracos e fortes de seu ambiente interno.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201505858321)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Uma pequena empresa precisa passar por um processo de reestruturação de sua área de RH. Para isto, ela contrata uma empresa de consultoria que toma como decisão, fazer um mapeamento dos cinco subsistemas da Administração de Recursos Humanos, de forma a gerar um fluxo de processo eficiente. Das opções abaixo, qual mostra ser a correta? Subsistemas de:
		
	
	Organização, gestão, planejamento e coordenação.
	
	Monitoração, provisão, operação e planejamento.
	 
	Provisão, aplicação, manutenção, desenvolvimento e monitoração.
	
	Avaliação, tecnologia, risco, reparação e crédito.
	
	Aplicação, crédito, provisão, operação e tecnologia.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201506292500)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Pode-se considerar que a existência da área de Recursos Humanos está diretamente relacionada à melhora da efetividade dos funcionários nas empresas, implicando na melhor efetividade organizacional. Para tal, ela desenvolve uma série de atividades na organização. Assinale a única alternativa que contempla as principais atividades da ARH, conforme visto em aula:
		
	
	A ARH trabalha exclusivamente com recrutamento e seleção.
	
	A ARH direciona suas atividades para treinamento e aquisição de novas empresas.
	
	A ARH tem seu foco na iniciação, execução e encerramento de processos.
	 
	A ARH atua com recrutamento, seleção, treinamento, avaliação, manutenção, controle e desenvolvimento organizacional.
	
	A ARH tem o foco na fusão e aquisição de novas empresas.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201506287263)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Depois das aulas expositivas e de todo o seu estudo, marque a alternativa abaixo que representa o melhor conceito de Recrutamento:
		
	
	É a tarefa de escolher e filtrar, entre os candidatos recrutados, aqueles que tenham maiores probabilidades de se ajustar aos cargos vagos.
	
	É um conjunto de técnicas e procedimentos que visa atrair candidatos potencialmente qualificados e incapazes de ocupar cargos e oferecer competências para a organização.
	
	É um conjunto de técnicas e procedimentos que visa dispensar candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos e oferecer competências para a organização.
	
	É um conjunto de técnicas e procedimentos que visa dispensar candidatos potencialmente não qualificados e incapazes de ocupar cargos e oferecer competências para a organização.
	 
	É um conjunto de técnicas e procedimentos que visa atrair candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos e oferecer competências para a organização.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201505930366)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Sobre o Processo de Integração das pessoas nas organizações, assinale a única alternativa que não se adequa ao conceito.
		
	 
	Entre os principais temas abordados na ambientação estão os cuidados que devem ser tomados pelo novo colaborador na preservação de sua integridade física no trabalho, já que as organizações não têm o dever de se preocupar com essas questões.
	
	Neste momento, o chefe deve mencionar o que espera do novo colaborador em relação às suas funções: o que ele deve fazer, como deve fazer, quando e por que fazer.
	
	Podem ser apresentados no momento da Integração os aspectos disciplinares da empresa e o regulamento de pessoal, além dos benefícios oferecidos pela empresa aos funcionários.
	
	O chefe deve conversar sobre as responsabilidades que o novo funcionário terá sobre materiais, máquinas, valores e sobre a sua própria segurança.
	
	O superior imediato deve ser acolhedor, deve dar as boas-vindas ao recém-admitido, mostrando-se interessado por ele, ressaltando a sua importância para a empresa e apresentando-o à sua equipe.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201506249658)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Após o processo de recrutamento e seleção, o novo colaborador é contratado pela empresa. Antes de iniciar suas atividades, é importante que o colaborador passe por um Processo de Integração. Em que consiste e qual é o objetivo do Processo de Integração?
		
	
	assegurar o melhor aproveitamento das pessoas, indicando-as para programas de treinamento e desenvolvimento que irão capacitá-las para ter condições de crescimento na carreira.
	 
	É a maneira pela qual a organização recebe os novos colaboradores e os integra à sua cultura, a fim de que possam entender o comportamento desejado pela organização e suas expectativas.
	
	Definir e implantar a cultura organizacional, que é o conjunto de hábitos e crenças estabelecidos através de normas, valores, atitudes e expectativas compartilhadas por todas as pessoas de uma empresa.
	
	Estimular o relacionamento interpessoal por meio de eventos de confraternização, nos quais todos os funcionários têm a oportunidade de se conhecer melhor e trocar contatos.
	
	melhorar o conhecimento e as aptidões do cargo em todos os níveis da organização.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201506058449)
	Pontos: 0,0  / 1,5
	Conceitue salário e remuneração.
	
	
	
Gabarito: O aluno deverá responder tendo como orientação os conceitos básicos comentados em aula, onde Salário é o pagamento a que tem direito o empregado, em razão do contrato de trabalho, pelo trabalho prestado, por estar à disposição do empregador e pelas interrupções remuneradas do trabalho. Não se consideram salário, as indenizações, as complementações e os benefícios previdenciários. E Remuneração é o conjunto de retribuições recebidas pelo empregado pela prestação de serviços, seja em dinheiro ou em utilidades, provenientes do empregador ou de terceiros, mas decorrentes do contrato de trabalho.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201505858500)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Assinale abaixo a afirmativa correta sobre uma característica das Relações Trabalhistas e Sindicais:
		
	
	A finalidade principal dos sindicatos é defender os interesses individuais
	 
	Relações trabalhistas estabelecem as relações coletivas entre os empregados e os empregadores e de ambos com os sindicatos e com o Estado.
	
	A categoria profissional é aquela que representa os empregadores.
	
	A única função do sindicato é negociar com as empresas as melhores condições de trabalho para os empregados
	
	A categoria econômica é aquela que representa os trabalhadores.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201505920350)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	A disciplina apresenta as pessoas que integram as organizações, ora como recursos (humanos) e ora como parceiros. O que caracteriza uma pessoa enquanto recurso?
		
	
Resposta: Como um recurso humano,a pesoa apresenta a organização susas competencias de que ela precisa ter . Com suas habilidades,ela ajuda a organização com seus conhecimentos, com a sua capacitação dentro dela. Sendo que a organização beneficiará diretamente com esse potencial recurso humano.
	
Gabarito: O graduando pode explorar diversos aspectos, entre os quais: empregados isolados nos cargos, horário rigidamente estabelecido, preocupação com normas e regras, subordinação ao chefe, fidelidade à organização, dependênciada chefia, alienação em relação à organização, ênfase na especialização, executoras de tarefas, ênfase nas destrezas manuais e condição de mão-de-obra.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201505858507)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes ¿ CIPA tem diversos objetivos. Abaixo estão listados vários,EXCETO UM que não faz parte dos objetivos. Qual é?
		
	
	Recomendar medidas para eliminar, reduzir ou neutralizar os riscos
	
	Inspecionar as instalações da empresa
	
	Investigar as causas de acidentes
	 
	Resolver todas as situações de riscos de acidentes
	
	Divulgar normas de prevenção de acidentes

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes