Buscar

METODOLOGIA DE PESQUIZA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Objetivos representam a base racional de qualquer planejamento.  Eles se relacionam diretamente com o tema e o problema de pesquisa. Objetivos podem ser gerais - indicam os resultados pretendidos; ou específicos - indicam as etapas para a realização do objetivo geral.
 
Sendo assim, tendo como tema: Manifestações populares no Brasil; e 
como problema de pesquisa:Quais as causas possíveis para as ações violentas na Cidade do Rio de Janeiro?
 
Elabore um objetivo geral e um objetivo específico utilizando verbos adequados.
 
	
Fundamentação do(a) Professor(a): Geral - Indicar as causas das manifestações no Rio de Janeiro. Específico - Levantar dados sobre as condições sociais dos manifestantes do Rio de Janeiro.
	
	O trabalho monográfico apresenta três partes básicas. Quais são essas partes e quais as características de cada uma?
	
Gabarito: Parte pré-textual -elemento que antecede o texto e dá informações gerais sobre a pesquisa. Parte textual -parte do trabalho em que se desenvolve o conteúdo. Parte pós-textual -parte final do trabalho que se inicia com as referências e faz complementações.
	
	 3a Questão (Ref.: 201502738610)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Um grupo de estudantes universitários  pretende realizar uma pesquisa aplicada para verificar os comportamentos diferenciados das pessoas, que residem em um  centro  urbano, em relação à reciclagem do lixo como uma  das soluções para  este problema ambiental. Foram selecionados  três  bairros   distintos para realizar a coleta de dados,  a serem analisados com a  professora orientadora da pesquisa. Com este procedimento grupo está elaborando um projeto que se identifica com o tipo de pesquisa denominada:
		
	
	
	
	
	
	
	 
	Comparativa
	
	Documental
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201502310322)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Estudamos que muitas razões aconselham a delimitação de um tema de pesquisa. Um tema bem delimitado poderá ser realizado com sucesso pelo pesquisador. Um tema amplo comprometerá toda a pesquisa. Diante da importância de um tema bem escolhido e delimitado, leia a citação e, em seguida, marque a opção que interpreta corretamente a ideia do autor mencionado: Imagine um pesquisador que apresentou um excelente projeto, sobre a caracterização do crime na obra de Michel Foucault, sobre quem havia lido apenas um artigo. Ora, Foucault é um autor difícil, com obras extremamente densas, que demandam prévias leituras, para conhecer termos e conceitos criados pelo próprio autor. E isso não era possível no prazo que o pesquisador tinha à disposição, e que não lhe permitiria desenvolver a maturidade necessária à compreensão do tema (BARRAL, W. O. Metodologia da pesquisa. Belo Horizonte: Del Rey, 2010. p. 43).
		
	
	A citação fala que o tema não precisa ser específico, apenas o resultado da pesquisa.
	 
	A citação fala da maturidade intelectual como indispensável à escolha do tema.
	
	A citação fala que originalidade não é pré-requisito.
	Por que deve-se esgotar a fonte primária, lendo todo o conteúdo com cuidado para embasar as ideias, diferentemente das ideias secundárias?
		
	 
	Porque são trabalhos originais com conhecimento original e publicado pela primeira vez por uma autor específico.
	
	Porque apesar das fontes primárias serem originais ainda não se constituem como seguras para um autor principiante.
	
	Um problema de natureza científica possui certos atributos muito específicos. Dentre as opções abaixo qual é aquela que NÃO corresponde a esses atributos?
	
	Não condução a julgamentos morais
	 
	Terminologia não adequada quanto aos critérios acadêmicos
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201502346953)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Os tópicos do projeto de pesquisa que orientam o pesquisador e  determinam o que deve ser alcançado e qual a relevância do tema escolhido são respectivamente denominados:
	 
	Elaboração dos objetivos  e  justificativa.
	
	Técnicas de coleta de dados e o referencial teórico
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201502319832)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	O embasamento teórico é uma parte do projeto de pesquisa o qual deve ser visto como uma análise da bibliografia escolhida, observando como os autores tem tratado da questão fundamental que norteia o seu trabalho acadêmico. Além disso, qual das sentenças abaixo delineia uma outra caracterização do embasamento teórico de uma pesquisa:
		
	
	
	
	
	
	Revisão temática das fontes virtuais
	 
	Revisão crítica sobre o que foi produzido no plano do pensamento científico sobre aquele tema.
	
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201502150987)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	O cronograma e o orçamento são elementos essenciais para a elaboração da pesquisa científica. Eles podem ser encontrados no seguinte trabalho científico:
		
	
	
	
	
	
	
	
	Monografia.
	 
	Projeto de pesquisa.
	O conhecimento científico, sem dúvida, é o resultado da articulação lógica entre a realidade e as teorias, por isso deve ultrapassar o nível do simples levantamento de dados, mas apresentar uma interpretação teórica consistente e com autoria. Sobre este ponto leia as duas assertivas abaixo e, em seguida, marque a opção correta. Podemos entender como produção científica o conjunto de atividades acadêmicas desenvolvidas nas instituições de ensino superior, cuja publicidade acontece através de publicações especializadas. PORQUE É preciso divulgar a produção científica como fruto do pleno exercício da nossa capacidade de pensar e discernir, motivar a criatividade, bem como pelo compromisso com a sociedade.
		
	
	A primeira assertiva está equivocada; a segunda observa a importância da produção científica.
	 
	A primeira assertiva está correta; a segunda assertiva também está correta e apresenta coesão com a primeira.

Outros materiais