Buscar

Queda Livre Lab. de Física

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Queda Livre
Aluna: Aline de Barros Silva
Departamento de Licenciatura em Química – Universidade Estadual da Paraíba
Campus I – Rua Baraúnas, 351- Bairro Universitário – 584229-500 – Paraíba – PB – Brasil
e-mail: aline_barros1994@hotmail.com
Resumo
Entre os diversos movimentos que ocorre na natureza houve sempre interesse no estudo do movimento de queda dos corpos próximos à superfície da terra. Quando abandonamos um objeto (uma pedra, por exemplo) de certa altura, podemos verificar que, ao cair, sua velocidade cresce, isto é, o seu  movimento é acelerado. Se lançarmos o objeto para cima, sua velocidade diminui gradualmente até se anular no ponto mais alto, isto é, o movimento é retardado. As características destes movimentos de subida e descida foram objetos de estudo desde tempos bastante remotos. 
Introdução
Desde os tempos mais remotos o homem estuda os movimentos que ocorrem na natureza, e dentre todos sempre houve grande interesse pelo movimento de queda dos corpos quando são abandonados próximos à superfície da Terra. Se abandonarmos uma pedra de uma determinada altura, percebemos que seu movimento é acelerado, caso lancemos essa mesma pedra de baixo para cima percebemos que o movimento é retardado. Durante muito tempo esses movimentos foram objetos de estudo dos estudiosos.
Por volta de 300 anos antes de Cristo, existiu um filósofo grego chamado Aristóteles que acreditava que se abandonássemos dois corpos de massas diferentes, de uma mesma altura, o corpo mais pesado tocaria o solo primeiro, ou seja, o tempo de queda desses corpos seria diferente. Essa crença perdurou por muitos anos sem que ninguém procurasse verificar se realmente o que o filósofo dizia era mesmo verdade.
Por volta do século XVII, o físico Galileu Galilei, ao introduzir o método experimental, chegou à conclusão de que quando dois corpos de massas diferentes, desprezando a resistência do ar, são abandonados da mesma altura, ambos alcançam o solo no mesmo instante.
Conta à história que Galileu foi até o topo da Torre de Pisa, na Itália, e de lá realizou experimentos para comprovar sua afirmativa sobre o movimento de queda dos corpos. Ele abandonou várias esferas de massas diferentes e percebeu que elas atingiam o solo no mesmo instante. Mesmo após as evidências de suas experiências, muitos dos seguidores de Aristóteles não se convenceram, e Galileu foi alvo de perseguições em razão de suas ideias revolucionárias.
É importante deixar claro que a afirmativa de Galileu só é válida para queda de corpos que estão no vácuo, ou seja, livre da resistência do ar ou no ar e com resistência desprezível. Dessa forma, o movimento é denominado queda livre.
.
Procedimento experimental
No procedimento feito em sala vimos o modo em que a esfera desceu de cima para baixo suspensa em um painel de queda livre que caracterizando a teoria da mesma. Pausávamos o cronometro a cada altura determinado para se observar qual seu tempo de descida, as alturas usadas foram 20,40 e 60 cm, medindo esse tempo a cada altura, mantendo a chave ligada e colocando a esfera no ponto inicial do experimento acima do laser 1. Ligando todos os sensores e colocando o móvel na sua posição inicial, acionando a chave inversora. Os materiais usados foram esses:
Hasta vertical;
Sensores eletrônicos;
Cronômetro digital;
Régua milimetrada;
Esfera metálica;
Painel para queda de corpos
Resultados e Discussão
Na tabela abaixo estão os valores dos tempos em segundos, no momento em que a esfera metálica passou pela posição de 20,40 e 60 cm. Anota-se os valores que em seguida será colocado os dados na tabela abaixo:
	Tabela 1- Tempo de queda da esfera para diferentes alturas
	
	20
	40
	60
	
	0,188
	0,272
	0,336
	
	0,188
	0,272
	0,336
	
	0,188
	0,272
	0,336
	
	0,188
	0,272
	0,336
	Tabela 2 – Tempo de queda quadrático
	
	20
	40
	60
	
	0,035344
	0,073984
	0,112896
	
	0,035344
	0,073984
	0,112896
	
	0,035344
	0,073984
	0,112896
	
	0,035
	0,074
	0,113
Tabela 1- Tempo de queda da esfera para diferentes alturas
A partir dos resultados obtidos na tabela 1. foram feitos os cálculos necessários para a constrição dos gráficos HxT2 para cada ângulo de descida da esfera metálica. Com os dados disponíveis poderá ser traçado o gráfico, sendo que neste experimento é preciso relacionar o intervalo da distancia em função do intervalo de tempo. A partir dos valores medidos, foi construído gráfico polinomial para obtenção dos coeficientes, de onde poderá ser encontrados valores para a obtenção da aceleração da gravidade e seu respectivo erro. 
Conclusão 
Queda livre é o movimento de subida ou descida que os corpos realizam no vácuo ou quando desprezamos a resistência do ar. O que difere o lançamento vertical da queda livre é o fato da velocidade inicial no primeiro ser diferente de zero. No caso da queda livre só poderemos ter movimentos no sentido de cima para baixo, no caso do lançamento vertical poderemos ter movimentos em ambos os sentidos, ou seja, de cima para baixo ou de baixo para cima. Pelo que vimos nos experimentos, foi provado que o movimento da esfera é de queda livre sendo lançada de cima para baixo em que foi desprezando a resistência do ar.
 Bibliografia
http://www.brasilescola.com/fisica/lancamento-vertical.htm
http://www.ebah.com.br/content/ABAAAelZ8AA/relatorio-queda-livre
http://www.brasilescola.com/fisica/o-movimento-queda-livre.htm
http://www.ebah.com.br/content/ABAAAesskAE/relatorio-sobre-queda-livre

Outros materiais