Buscar

CAPITAL SOCIAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

CAPITAL SOCIAL
O capital social subscrito é o capital social fixado no estatuto ou contrato social. Os sócios devem subscrever (assumir o compromisso de realizar) todas as ações ou quotas em que se divide o capital social, ainda que seja realizada apenas uma parte do capital subscrito. É o capital que o acionista ou quotista se compromete a integralizar, para a formação do capital próprio, dentro do prazo estabelecido em Assembleia Geral Extraordinária (nas sociedades por ações) ou no contrato social das demais sociedades. 
RESERVAS DE CAPITAL
Absorção de prejuízos após a utilização de reserva de lucros (facultativa);
Resgate, reembolso ou compra de ações;
Incorporação ao capital social.
RESERVAS DE LUCRO 
Possíveis destinações para o lucro após o período são: legal, estatutária, contingência, lucros a realizar, retenção de lucros, distribuição, dividendo mínimo.
CISÃO
Cisão é a operação pela qual uma sociedade transfere parcelas do seu patrimônio para uma ou mais sociedades, constituídas para esse fim ou já existentes, extinguindo-se a sociedade cindida, se houver versão de todo seu patrimônio, ou dividindo-se o seu capital, se parcial a versão.
FUSÃO
Fusão é a operação pela qual se unem duas ou mais sociedades para formar uma nova, que lhes sucede em todos os direitos e obrigações.
A diferença entre fusão e incorporação é que na incorporação desaparecem as sociedades incorporadas mas a incorporadora, uma sociedade preexistente, permanece com a sua vida normal, enquanto na fusão desaparecem todas as sociedades fusionadas e surge uma sociedade nova.
COMBINAÇÃO DE NEGÓCIOS
Podemos definir Combinação de Negócios como a operação, ou outro evento, em que o adquirente obtém o controle de um ou mais negócios. O adquirente pode, por diversas formas, obter o controle da empresa adquirida, como por exemplo:
• Pela transferência de caixa, equivalentes de caixa ou outros ativos;
• Pela assunção de passivos;
• Pela emissão de instrumentos de participação societária;
• Por mais de um dos tipos de contraprestação acima; ou;
• Sem a transferência de nenhuma contraprestação, inclusive por meio de acordos puramente contratuais.
EQUIVALÊNCIA PATRIMONIAL
A equivalência patrimonial é o método que consiste em atualizar o valor contábil do investimento ao valor equivalente à participação societária da sociedade investidora no patrimônio líquido da sociedade investida, e no reconhecimento dos seus efeitos na demonstração do resultado do exercício.  
CUSTO DAS MERCADORIAS VENDIDAS – CMV
 A apuração do custo das mercadorias vendidas está diretamente relacionada aos estoques da empresa, pois representa a baixa efetuada nas contas dos estoques por vendas realizadas no período.
O custo das mercadorias vendidas pode ser apurado através da equação:
 
CMV = EI + C - EF
Onde:
CMV = Custo das Mercadorias Vendidas
EI = Estoque Inicial
C = Compras
EF = Estoque Final (inventário final)
APRESENTAÇÃO DO RELATÓRIO DE FLUXO DE CAIXA
Seguindo as tendências internacionais, o fluxo de caixa pode ser incorporado às demonstrações contábeis tradicionalmente publicadas pelas empresas. Basicamente, o relatório de fluxo de caixa deve ser segmentado em três grandes áreas:
I - Atividades Operacionais - são explicadas pelas receitas e gastos decorrentes da industrialização, comercialização ou prestação de serviços da empresa. Estas atividades têm ligação com o capital circulante líquido da empresa.
II - Atividades de Investimento - são os gastos efetuados no Realizável a Longo Prazo, em Investimentos, no Imobilizado ou no Intangível, bem como as entradas por venda dos ativos registrados nos referidos subgrupos de contas.
III - Atividades de Financiamento - são os recursos obtidos do Passivo Não Circulante e do Patrimônio Líquido. Devem ser incluídos aqui os empréstimos e financiamentos de curto prazo. As saídas correspondem à amortização destas dívidas e os valores pagos aos acionistas a título de dividendos, distribuição de lucros.
SOCIEDADE LIMITADA
Corresponde a mais de noventa por cento das sociedades regularmente constituídas no Brasil, tem três características  que atendem aos interesses dos médios e pequenos empresários.
Sociedade contratual,  com pouca interferência estatal, ou seja,  um modelo que permite aos próprios sócios regularem os níveis de atuação de cada qual; de estabelecerem e alterarem, conforme os seus interesses,  a forma de participação e integralização do capital e, ainda, em qualquer época definir ou redefinir a gerência da sociedade.
Em segundo lugar a limitação da responsabilidade dos sócios, que é um fator de segurança e maior liberdade para empreender.
E em terceiro lugar  a motivação  decorre da maior simplicidade administrativa, do menor custo contábil e gerencial e, especialmente,  da agilidade de decisões que este modelo de sociedade permite.
SOCIEDADES PERSONIFICADAS
São aquelas que possuem personalidade jurídica, sendo as pessoas jurídicas de direito privado registradas no órgão competente, gozando desta forma, de:
Titularidade obrigacional, ou seja, é sujeito de direitos e obrigações, razão pela qual poderá contratar c/ terceiros;
Titularidade processual, ou seja, pode demandar ou ser demandada em juízo, razão pela qual somente uma sociedade personificada poderá ajuizar ações;
Titularidade patrimonial, ou seja, possui patrimônio próprio e distinto dos bens pessoais que integram o patrimônio de seus sócios, não podendo, em regra, serem utilizados os patrimoniais pessoais dos sócios p/ a satisfação dos credores das sociedades (Autonomia patrimonial).
As sociedades personificadas podem ser classificadas tanto quanto a sua espécie, tendo por critério a forma como ela irá explorar a sua atividade, como quanto ao seu tipo societário, tendo por principal critério o grau de responsabilidade dos sócios pelas obrigações sociais.

Outros materiais