Buscar

Apresentação2 mb neural

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Mobilização Neural (MMII)
 A mobilização neural tem como principal campo de atuação as interfaces mecânicas, que são as zonas de contato estreito entre os diferentes tecidos (neural e conjuntivo). Estas zonas existem ao longo de todo o percurso de um nervo (desde sua origem até a extremidade final), onde o mesmo pode estar mais hipomóvel ou mais fixo do que em outras zonas. A deformação mecânica e diminuição da mobilidade presentes no sistema nervoso são as causas que prejudicam a integridade do mesmo, e é exatamente nestes fatores que a mobilização neural atua.
 O termo tensão neural adversa é utilizado para indicar os sinais e sintomas que são de origem neural, como dores em ardência ou queimadura, alterações de sensibilidade (dormências, formigamentos) e alterações de força muscular.
Indicações 
 A Mobilização Neural se aplica a todas as condições que apresentam um comprometimento mecânico/fisiológico do sistema nervoso. Para se verificar a presença desse comprometimento, uma avaliação específica deve ser realizada. Encontramos esse comprometimento em muitas disfunções comumente vistas na prática (e frequentemente mal diagnosticadas), como: 
Neuropatias compressivas dos membros superiores ou inferiores,
como túnel do carpo, radiculopatias, síndrome da saída torácica, compressões do nervo isquiático, meralgia parestésica.
LER/DORT
Síndrome da Dor Complexa Regional (Distrofia Simpático Reflexa)
Neuropraxias pós-cirúrgica 
Outras condições como síndrome do chicote, epicondilite, De Quervain, fasciite plantar, ombro congelado, distensão em isquiotibiais.
Patologias 
Lombociatalgia: surge quando a dor, de origem na região lombar, se irradia para as nádegas e porção posterior da perna até abaixo do joelho, ao longo da raiz nervosa lesionada, podendo afetar um ou ambos os membros inferiores. A dor é dita como uma sensação de queimação, pontada, lacinante, ocasionalmente formigamento e parestesia em demátomo do membro inferior. Essa condição ocorre devido à compressão das raízes do nervo isquiático e a causa mais comum é a Hérnia de Disco. Outras causas como doenças degenerativas da coluna, infecções, luxações traumática do quadril posterior, anomalias congênitas, síndrome do piriforme, e estenose do canal vertebral lombar. 
Síndrome do piriforme: é uma doença de etiologia mecânica causada basicamente pele compressão do nervo isquiático devido a alguma anormalidade do músculo piriforme quando da transposição destes pela região glútea. Os fatores que desencadeiam essa síndrome são: dor irradiada na região glútea para a parte posterior da coxa podendo chegar até o pé, dor local na região glútea e na fossa poplítea da articulação do joelho, fraqueza das musculaturas da região glútea e dos músculos do membro inferior acometido, hipotrofia das musculaturas inervadas pelo nervo isquiático.
Demonstração Prática
Teste para o nervo ciático:
Paciente deitado, passivamente vamos realizar uma flexão de quadril, com extensão de joelho, com dorsiflexão do tornozelo.
Algumas vezes, no inicio do movimento o paciente já sentirá a sensibilização.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais