Buscar

AV PARCIAL 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201602247204)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	De acordo com os Princípios Fundamentais contidos no Código de Ética dos profissionais de enfermagem, presentes na Resolução COFEN 311/2007, o profissional de enfermagem deve
		
	 
	a) exercer suas atividades com competência para a promoção do ser humano na sua integralidade, de acordo com os princípios da ética e da bioética.
	
	c) atuar na promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde, com autonomia e em consonância condicional.
	
	b) participar, em algumas situações, da equipe de saúde e das ações que visem a satisfazer às necessidades de saúde da população e às políticas dos planos de saúde.
	
	d) participar de ações que garantam a universalidade de acesso aos serviços de saúde, com uma qualificada assistência partidária.
	
	INDEPENDÊNCIA
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201602247223)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	A Lei que dispõe sobre a regulamentação do exercício da enfermagem é, EXCETO:
		
	
	a que estabelece no seu Art.1º, que é livre o exercício da enfermagem em todo território nacional observadas as disposições da Lei
	
	a que estabelece que a Enfermagem e suas atividades auxiliares somente podem ser exercidas por pessoas legalmente habilitadas e inscritas no Conselho Regional de Enfermagem com jurisdição na área onde ocorre o exercício.
	
	a lei que define as categorias que pertencem à enfermagem, bem como as atribuições que lhes competem
	 
	a que estabelece que a enfermagem e suas atividades auxiliares somente podem ser exercidas por pessoas legalmente habilitadas e inscritas no Conselho Regional de Enfermagem com jurisdição fora da área onde ocorre o exercício
	 
	a de Nº. 7.498, de 25 de junho de 1986
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201602247529)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	Foi fundada em agosto de 1926, sob a denominação de "Associação Nacional de Enfermeiras Diplomadas Brasileiras". Como entidade de direito privado, de caráter científico e assistencial, regida pelas disposições do Estatuto, Regulamento Geral ou Regimento Especial em 1929, na cidade de Montreal, no Canadá, foi admitida no Conselho Internacional de Enfermeiras (ICN).
		
	 
	ABEN - Associação Brasileira de Enfermagem
	 
	COFEN - CONSELHO FEDERAL DE ENFERMAGEM
	
	COREN - Conselho Federal de Enfermagem
	
	COREN - Conselho Regional de enfermagem
	
	ABEN E COFEN - Associação Brasileira de Enfermagem
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201602247531)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	Foram criados os Conselhos Federal e Regionais de Enfermagem, constituindo em seu conjunto Autarquias Federais, vinculadas ao Ministério do Trabalho e Previdência Social. Em cada Estado existe um Conselho Regional, os quais estão subordinados ao Conselho federal, que é sediado no Rio de Janeiro e com Escritório Federal em Brasília.
		
	
	Em 25 de julho de 1973, através da, Lei n.º 10.507/02
	
	Em 22 de Agosto de 1973, através da Lei 7.905,
	 
	Em 12 de julho de 1973, através da Lei 5.905,
	 
	Lei Nº 7.498/86 Dispõe sobre a regulamentação do exercício da Enfermagem
	
	Em 28 de Janeiro de 1973, através da Lei 5.905,
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201602247171)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	O parágrafo único do artigo 45 do Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem permite, nos casos previstos em Lei, que o profissional decida participar ou não no ato abortivo. As situações previstas no Código Penal Brasileiro são aquelas em que:
		
	 
	a mãe corre risco de vida ou a gestação é decorrente de estupro
	
	o aborto tem indicação eugênica, econômica ou social/sentimental.
	
	o aborto é terapêutico, eugênico ou por motivo social.
	
	Prestação de assistência de enfermagem à gestante, parturiente, puérpera e recém nascido
	
	a gestação é indesejada porque a mãe adquiriu, durante a gravidez, doença lesiva ao feto.
		
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201602247296)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Os fundamentos do sigilo profissional assentam no fato do enfermeiro de haver informação pertencente a um indivíduo de que os profissionais tomam conhecimento durante o exercício da sua profissão. Um indivíduo tem direito a que todas as informações que lhe pertencem sejam mantidas em segredo, em confidencialidade, assegurando assim os seus interesses. O privilégio do segredo é concedido pela lei, segundo a qual a violação do segredo profissional é considerada um ato punível. No entanto, o sigilo não é sempre um absoluto ético, nem mesmo prevalente em relação a outros bens e direitos fundamentais do Homem. Como profissionais é importante que enfrentemos os complexos dilemas que se colocam na atualidade tanto a nível pessoal, como institucional e social. O enfermeiro, é obrigado a guardar o segredo profissional sobre o que toma conhecimento no exercício pleno de sua profissão, assume o dever de da humanização dos cuidados. Marque a opção correta abaixo, referente ao segredo profissional.
		
	
	Nenhuma das afirmativas acima contemplam o segredo profissional.
	
	O enfermeiro, sendo responsável pela humanização dos cuidados de enfermagem, assume o dever de: Não contribuir para criar o ambiente propício ao desenvolvimento das potencialidades da pessoa e do paciente/cliente no segredo profissional.
	 
	O enfermeiro, sendo responsável pela humanização dos cuidados de enfermagem, assume o dever de: Dar, quando presta cuidados, atenção à pessoa como uma totalidade única, inserida numa família e numa comunidade, para a sua confidencialidade do segredo profissional.
	
	O enfermeiro, sendo responsável pela humanização dos cuidados de enfermagem, assume o dever de: Não contribuir para criar o ambiente propício ao desenvolvimento das potencialidades da pessoa e do paciente/cliente , revelando assim, o segredo profissional.
	
	O enfermeiro, não responsável pela humanização dos cuidados de enfermagem, ão assume o dever de: Dar, quando não presta cuidados, atenção à pessoa como uma totalidade única, inserida numa comunidade ou família e numa instituição hospitalar onde se deve revelar o segredo.
		
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201602247408)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A LEI Nº 7.498, DE 25 DE JUNHO DE 1986 regulamente o exercício da enfermagem. De acordo com a referida lei, assinale a alternativa correta.
		
	
	A enfermagem é exercida irrestritamente pelo Enfermeiro, pelo Técnico de Enfermagem, respeitados os respectivos graus de habilitação.
	 
	A enfermagem é exercida privativamente pelo Enfermeiro, pelo Técnico de Enfermagem, pelo Auxiliar de Enfermagem e pela Parteira, respeitados os respectivos graus de habilitação.
	
	A enfermagem é exercida plenamente pelo Enfermeiro, pelo Técnico de Enfermagem, pelo Auxiliar de Enfermagem e pela Parteira, de forma indiferenciada.
	
	A enfermagem é exercida privativamente pelo Enfermeiro, pelo Técnico de Enfermagem, e pelo Auxiliar de Enfermagem, respeitados os respectivos graus de habilitação, excluindo a parteira do exercício profissional da enfermagem.
	
	A enfermagem é exercida privativamente pelo Enfermeiro, pelo Técnico de Enfermagem, pelo Auxiliar de Enfermagem e pela Parteira, independente dos graus de habilitação.
		
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201602247326)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Relativamente às situações limite do segredo profissional por nós colocadas, podemos constatar que em relação à situação limite do segredo profissional, em que uma parturiente VIH-positivo pede à equipa de enfermagem para não divulgar ao marido que é seropositiva, pois contraiu o vírus com o anterior companheiro, a maioria dos enfermeiros entende que não se deve divulgar ao marido, pois está em causa, uma quebra de segredo profissional. Em relação, à situações limite de uma mulher que se dirige ao serviço de urgência e demonstra marcas evidentesde ter sofrido agressões físicas, e confessa que foi agredida pelo marido, mas que não pretende efectuar queixa, e pede ao profissional de enfermagem para não o fazer. O enfermeiro, é obrigado a guardar o segredo profissional sobre o que toma conhecimento no exercício pleno de sua profissão, assume o dever de: O enfermeiro, é obrigado a guardar o segredo profissional sobre o que toma conhecimento no exercício pleno de sua profissão, assume o dever de da humanização dos cuidados. Marque a opção correta abaixo, de acordo com o segredo profissional.
		
	
	Integrar a equipa de saúde, em qualquer serviço em que trabalhe, colaborando, com a responsabilidade que lhe é própria, nas decisões sobre a promoção da saúde, a prevenção da doença, o tratamento e recuperação, promovendo a qualidade e dando valor para os serviços do hospital e não respeitando o seu cliente/pacinte.e Assim, revelando o segredo.
	
	Manter no desempenho das suas atividades, em todas as circunstâncias, um padrão de conduta pessoal que dignifique a profissão ou para prejudicar o paciente/cliente.
	 
	Abster-se de receber benefícios ou gratificações além das remunerações a que tenha direito; e manter seguro o segredo profissional uma vez que lhe foi revelado e que não venha prejudicar a outra pessoa.Assim, o profissional não deverá revelar o segredo que lhe foi confiado.
	
	Dos deveres para com a profissão Consciente de que a sua ação se repercute em toda a profissão, o enfermeiro assume o dever de revelar o segredo em qualquer circunstância, seja ela qual for a sua natureza.
	
	Não ser solidário com os outros membros da profissão em ordem à elevação do nível profissional do enfermeiro, que constitui a revelação do segredo profissional.
		
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201602247492)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	O profissional de saúde que geralmente é considerado pelo cliente/paciente como um profissional de confiança no compartilhamento de seus problemas e questões de ordem física, social, familiar, econômica e emocional é o:
		
	 
	enfermeiro.
	
	fonoaudiólogo.
	
	fisioterapeuta.
	
	dentista.
	
	médico.
		
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201602247289)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	Maria Ana é uma enfermeira que exerce suas atividades em um hospital privado. A mesma achou por melhor realizar um concurso para outro Estado , e assim ampliar suas capacidades profissionais e implementar o processo de Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE),em outra unidade hospitalar. Baseado nas considerações da Resolução da Sistematização da Assistência de Enfermagem, a enfermeira deve saber que:
		
	 
	CONSIDERANDO que a Implementação da SAE constitui, efetivamente, melhora na qualidade da Assistência de Enfermagem.
	
	A Consulta de Enfermagem Compreende o histórico (entrevista), exame físico, diagnóstico, prescrição e evolução de enfermagem e evolução médica.
	 
	CONSIDERANDO que a Sistematização da Assistência de Enfermagem ¿ SAE, sendo atividade não é privativa do enfermeiro, não utiliza método e estratégia de trabalho empírico para a identificação das situações de saúde/doença, subsidiando ações de assistência de Enfermagem que possam contribuir para a promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde do indivíduo, família e comum.
	
	A Consulta de Enfermagem Compreende o histórico (entrevista), exame físico, diagnóstico, prescrição e evolução de enfermagem e evolução em prontuário médico
	
	CONSIDERANDO a Institucionalização da SAE como teoria de um processo de trabalho adequado às necessidades da comunidade não é como modelo assistencial a ser aplicado em todas as áreas de assistência à saúde pelo enfermeiro.

Outros materiais