Buscar

Caso concreto 9

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DIREITO CIVIL V - CCJ0111 
SEMANA 9
Caso Concreto - A Lei nº 12 .784/2013 modificou a Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro e possibilita, desde março de 2014, a realização de Divórcio Consensual de brasileiros residentes no exterior, por meio das Autoridades Consulares, desde que o casal esteja assistido por advogado (s). 
Na Escritura Pública deverá constar: descrição e partilha dos bens; disposição quanto à Pensão Alimentícia e retomada do nome de solteiro. É indiferente que estejam ou não separados de fato ou judicialmente, uma vez que a Separação não é mais pré-requisito do Divórcio direto. (Vide Lei nº 12.784, de 29/10/2013). 
Lucas e Juliana podem se separar na Espanha. Com base na Lei nº 12.874, de 29/10/2013, o Consulado brasileiro goza de competência para lavrar instrumento de Escritura Pública de separação ou de divórcio, de forma consensual. Após lavrada a Escritura, deve ser efetuada a averbação do divórcio no Brasil, no cartório de registro civil em que se encontra registrado o casamento. Esses trâmites deverão ser realizados pelas partes ou por procurador habilitado, não dependendo de autorização judicial. Também sem a necessidade de homologação judicial, as Escrituras Públicas de separação e de divórcio consensuais são títulos hábeis para o registro imobiliário; para a transferência de bens e direitos; bem como para promoção de todos os atos necessários à materialização das transferências de bens e levantamento de valores (DETRAN, Junta Comercial, Registro Civil de Pessoas Jurídicas, instituições financeiras, companhias telefônicas, etc.) 
Conforme o Art. 40 da Resolução CNJ nº 25/2007, A AVERBAÇÃO NÃO DEPENDERÁ DE AUTORIZAÇÃO JUDICIAL OU DE AUDIÊNCIA COM O MINISTÉRIO PÚBLICO. 
Após lavrada a Escritura Pública, deverá ser providenciada a averbação do divórcio no Brasil, junto ao cartório de registro civil em que se encontra registrado o casamento e, caso haja bens imóveis a partilhar, no cartório de registro de imóveis.Esses trâmites deverão ser realizados pelas partes ou por procurador habilitado (obs.: recomenda-se incluir esses poderes na procuração lavrada em nome do advogado constituído para a realização da Escritura Pública). 
CPC - Art. 1.124-A - A separação consensual e o divórcio consensual, não havendo filhos menores ou incapazes do casal e observados os requisitos legais quanto aos prazos, poderão ser realizados por escritura pública, da qual constarão as disposições relativas à descrição e à partilha dos bens comuns e à pensão alimentícia e, ainda, ao acordo quanto à retomada pelo cônjuge de seu nome de solteiro ou à manutenção do nome adotado quando se deu o casamento. 
§ 1º A escritura não depende de homologação judicial e constitui título hábil para o registro civil e o registro de imóveis. 
§ 2º O tabelião somente lavrará a escritura se os contratantes estiverem assistidos por advogado comum ou advogados de cada um deles ou por defensor público, cuja qualificação e assinatura constarão do ato notarial. 
 
 
Questão objetiva 1 
(X) d. pode dar ensejo à obrigação de prestar alimentos, a qual não s e extingue com novo casamento do alimentante. 
Art. 1.709. O novo casa mento do cônjuge devedor não extingue a obriga ção constante da sentença de divórcio. 
No entanto, não é somente diante de novo casamento que permanece o dever do alimentante de prestar alimentos à família antes constituída. Independentemente da espécie de família constituída pelo devedor de alimentos, seja casamento, seja união estável, sua obrigação se mantém.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes