Buscar

ECA AVLIANDO O APRENDIZADO

Prévia do material em texto

AVALIANDO 1.
O Estatuto da Criança e do Adolescente dispõe, em seu art. 4º, que é dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária. Diante disto, podemos afirmar que este comando legal representa o princípio:
Da prioridade absoluta.
Com base no conhecimento adquirido com o estudo da parte preliminar do Estatuto da Criança e do Adolescente, analise as assertivas seguintes e assinale a alternativa que aponta as CORRETAS: I. A criança e o adolescente gozam de todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sem prejuízo da proteção integral de que trata esta Lei, assegurando-se- lhes, por lei ou por outros meios, todas as oportunidades e facilidades, a fim de lhes facultar o desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social, em condições de liberdade e de dignidade. II. É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária. III. Nenhuma criança ou adolescente será objeto de qualquer forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão, punido na forma da lei qualquer atentado, por ação ou omissão, aos seus direitos fundamentais:
I, II e III.
O termo "direito da criança e do adolescente" contempla uma interpretação ampla, sendo assim, é correto afirmar que:
Aplica-se a todos os conteúdos que embasaram ou venham a embasar direitos de crianças e adolescentes.
Assinale a alternativa CORRETA: Com a criação do Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei no 8.069/90), alterou-se substancialmente a situação da infância e juventude brasileiras, uma vez que esta lei implementou a doutrina:	
Da proteção integral, envolvendo Estado, família e sociedade na proteção dos direitos de crianças e adolescentes.
Considera-se criança, para os efeitos das normas contidas no Estatuto da Criança e do Adolescente, a pessoa até:
Doze anos de idade incompletos.
Com o objetivo de garantir o desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social, em condições de liberdade e dignidade, o Estado brasileiro tem o dever de garantir as necessidades das crianças e dos adolescentes, velando pelo seu direito à vida, à saúde, à educação, à convivência, ao lazer, à liberdade, à profissionalização, entre outros. Nesse sentido, é correto afirmar que o ECA:	
Afastou-se da doutrina de situação irregular que caracterizou o antigo Código de Menores, haja vista este ser voltado apenas aos menores em situação irregular, isto é, àqueles que se encontram em conflito com a lei ou que se encontram privados de assistência, por qualquer motivo. O ECA, ao contrário, segue a doutrina da proteção integral, que se baseia no princípio do melhor interesse da criança.
De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente, é dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária. Analise as assertivas abaixo no que tange à absoluta prioridade: I - Primazia de receber proteção e socorro em quaisquer circunstâncias, além da precedência de atendimento nos serviços públicos ou de relevância pública. II - Preferência na formulação e na execução das políticas sociais públicas. III - Destinação privilegiada de recursos públicos nas áreas relacionadas com a proteção à infância e à juventude. Assinale a assertiva correta:	
Todas as assertivas estão corretas
 
Analise a assertiva a seguir e assinale a alternativa CORRETA. Sobre a possibilidade de colocação da criança em família substituta, é possível afirmar que:
É possível a colocação da criança em família substituta através da adoção (TBM NA TUTELA E NA GUARDA).
Fernando e Eulália decidiram adotar uma menina. Iniciaram o processo de adoção em maio de 2010. Com o estágio de convivência em curso, o casal se divorciou. Diante do fim do casamento dos pretendentes à adoção, é correto afirmar que
A adoção será deferida, contanto que o casal acorde sobre a guarda, regime de visitas e desde que o estágio de convivência tenha sido iniciado na constância do período de convivência e que seja comprovada a existência de vínculo de afinidade e afetividade com aquele que não seja o detentor da guarda que justifique a excepcionalidade da concessão.
Assinale a alternativa CORRETA: De acordo com a parte preliminar do Estatuto da Criança e do Adolescente, o dever de assegurar à criança e ao adolescente, com absoluta prioridade, a efetivação dos seus direitos, é de responsabilidade:
Da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público.
Assinale a assertiva que corresponde à doutrina que rege o Estatuto da Criança e do Adolescente:	
Da proteção integral
O Direito da Criança e do Adolescente baseia-se em fontes mediatas e imediatas, assim, com base no conteúdo estudado na nossa disciplina, indique a natureza jurídica desse direito.
Direito Público;
Assinale a alternativa CORRETA: De acordo com a parte preliminar do Estatuto da Criança e do Adolescente, o dever de assegurar à criança e ao adolescente, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, encontra fundamento nos princípios da:
Prioridade absoluta e proteção integral.
O Estatuto da Criança e do Adolescente estabelece os direitos fundamentais para a criança e o adolescente, dentre eles: I. Direito à vida e à saúde; II. Direito ao ensino, lazer e cultura III. Direito à liberdade, ao respeito e à dignidade. Marque abaixo a alternativa CORRETA:
Todas as alternativas estão corretas.
Em 1959, internacionalmente, aumenta o âmbito de discussão acerca da proteção dos direitos infantis. Após um longo histórico que evolui desde a total ausência de direitos até a doutrina da proteção integral, este diploma serviu como base para um grande avanço internacional. O trecho acima menciona características da:
Declaração universal dos direitos da criança.
Assinale a assertiva que melhor retrata a doutrina da proteção integral:	
Crianças e adolescentes passam a ser vistos como sujeitos de direitos, havendo inovação na ordem jurídica, com novas garantias estabelecidas na legislação brasileira.
Em 1874, a menina Mary Ellen sofreu inúmeros maus tratos familiares. O caso se tornou um marco na discussão dos direitos da criança. Assinale a assertiva que demonstra a base utilizada para a proteção da vítima à época:
Regras atinentes à prevenção de maus tratos contra animais.
VUNESP - 2010 - MPE-SP - Analista de Promotoria I - Adaptada Com base no conteúdo estudado em aula, marque a alternativa CORRETA. É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do Poder Público assegurar a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária. Essa afirmativa encontra fundamento nos princípios da:
Prioridade Absoluta e Proteção Integral.
AVALIANDO 2.
Renata se internou na maternidade luz do horizonte, onde nasceu seu filho Mário. O responsável, na maternidade, deixou de fornecer a declaração relativa ao nascimento. Considerando as disposições do ECA, pode-se afirmar que a conduta do responsável caracteriza:
Crime
O dever impostopelo Estatuto da Criança e do Adolescente, de assegurar à criança e ao adolescente, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida e à saúde, abrange as seguintes garantias: I - Condições adequadas ao aleitamento materno, exceto para os filhos de mães submetidas a medida privativa de liberdade; II - Promoção de campanhas de educação sanitária para pais, educadores e alunos; III - Atendimento especializado a portadores de deficiência. IV - Fornecimento gratuito de medicamentos àqueles que necessitem. Está CORRETO o que se afirma na(s) assertiva(s):	
II, III e IV.
O legislador estatutário delegou a função de colocar a salvo a criança e o adolescente de tratamento desumano, violento, aterrorizante ou vexatório:
À sociedade em geral.
O Juiz de Direito, de Cajuru, determinou toque de recolher, a partir das 22:00 , aos adolescentes de 14 a 17 anos. "O STJ, em dezembro de 2011: entendeu pela ilegalidade da Portaria do Município de Cajuru, que a despeito dos motivos legítimos, tem caráter abstrato e genérico, extrapolando os limites da atividade judiciária regulamentar com base no art. 149 do Estatuto da Criança e do Adolescente". Assim, indique qual direito está sendo protegido pelo rel. Min. Herman Benjamim, da 2ª Turma do STJ.
Liberdade;
Quanto ao Direito à saúde, é correto afirmar que os estabelecimentos de atenção à saúde da gestante tem o dever de:
Identificar o recém-nascido por meio de impressão plantar
Assinale a alternativa CORRETA: Carla, de 30 anos de idade, está grávida, e está no terceiro mês de gestação. De acordo com o que dispõe o Estatuto da Criança e do Adolescente, a criança que Carla tem no ventre deve ter os seus direitos fundamentais resguardados, mediante a efetivação de políticas sociais públicas:
Desde a concepção, para que permitam o nascimento e o desenvolvimento sadio e harmonioso, em condições dignas de existência.
De acordo com o que dispõe o Estatuto da Criança e do Adolescente, acerca do direito à vida e à saúde, assinale a alternativa: 
Os estabelecimentos de atendimento à saúde deverão proporcionar condições para a permanência integral de um dos pais.
Considerando o disposto pelo Estatuto da Criança e do Adolescente sobre o direito fundamental à vida e à saúde, assinale a alternativa CORRETA: I - O ECA visa proteger a vida e a saúde da criança desde antes do seu nascimento assegurando à gestante o atendimento pré-natal. II - A Lei concedeu à gestante, a assistência psicológica nos períodos pré e pós-natal, como forma de prevenir ou minorar as conseqüências do estado puerperal. III - Inexiste a previsão legal de assistência psicológica para gestantes ou mães que manifestem interesse em entregar seus filhos para adoção.	
Estão corretas as alternativas I e II.
Visando descobrir se seu filho Caio, de quinze anos, estava envolvido com drogas, Tício vasculha seus pertences, em busca de eventual substância ou de qualquer indício que comprove o envolvimento. Considerando que o ECA visa a proteção a integridade física, psíquica e moral da criança e do adolescente, abrangendo a preservação da imagem, da identidade, da autonomia, dos valores, idéias e crenças, dos espaços e objetos pessoais, é correto afirmar que
Tício agiu corretamente, pois visava à proteção do filho
Carmem tem uma filha de 02 (dois) anos de idade, que é portadora de deficiência. Carmem não possui condições financeiras, e sua filha necessita de medicamentos e tratamentos especiais, pelos quais não pode pagar. Com fundamento no disposto pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, no capítulo do direito à vida e à saúde, analise as seguintes assertivas: I - A criança e o adolescente portadores de deficiência receberão atendimento especializado; II - É assegurado atendimento integral à saúde da criança e do adolescente, por intermédio do Sistema Único de Saúde, garantido o acesso universal e igualitário às ações e serviços para promoção, proteção e recuperação da saúde; III - Os estabelecimentos de atendimento à saúde públicos e particulares deverão proporcionar condições para a permanência em tempo integral de ambos os pais ou responsável, nos casos de internação de criança ou adolescente; IV - Incumbe ao poder público fornecer gratuitamente àqueles que necessitarem os medicamentos, próteses e outros recursos relativos ao tratamento, habilitação ou reabilitação. Está CORRETO o que se afirma na(s) assertiva(s):
I, II e IV, apenas.
Utilizando os conhecimentos adquiridos com o estudo do capítulo do direito à vida e à saúde, no Estatuto da Criança e do Adolescente, considere a seguinte situação: Um médico pediatra, ao atender uma criança em seu consultório, verifica que a mesma possui hematomas de diversas colorações, característicos de possíveis maus tratos, e então faz a comunicação do que constatou ao Conselho Tutelar da respectiva localidade, fornecendo dados da mãe e da criança. Diante disto, podemos afirmar que:
O médico agiu corretamente, pois tem o dever legal de comunicar toda suspeita de maus tratos.
Assinale a alternativa CORRETA: De acordo com o disposto pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, em relação ao direito a proteção à vida e à saúde, podemos afirmar que este direito compreende:
O encaminhamento da gestante aos diferentes níveis de atendimento médico, de acordo com os critérios estabelecidos pelo Sistema Único de Saúde.
Como garantia do direito à vida e à saúde de crianças e adolescentes, o Estatuto da Criança e do Adolescente prevê que o Sistema Único de Saúde (SUS) promoverá programas de assistência médica e odontológica para a prevenção das enfermidades que ordinariamente afetam a população infantil, e campanhas de educação sanitária para os pais. Diante disto, assinale a alternativa CORRETA:
Tal comando legal é uma obrigação do poder público, e engloba as campanhas de vacinação.
PUC-PR - 2011 - TJ-RO - Juiz - Adaptada: Sobre os direitos da criança previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente, avalie as afirmativas que se seguem: I) Na interpretação do Estatuto da Criança e do Adolescente serão levados em conta os fins sociais a que ele se dirige, as exigências do bem comum, os direitos e deveres individuais e coletivos e a condição peculiar da criança e do adolescente como pessoas em desenvolvimento. II) É assegurado atendimento integral à saúde da criança e do adolescente, por intermédio do Sistema Único de Saúde, garantido o acesso universal e igualitário às ações e serviços para promoção, proteção e recuperação da saúde. A criança e o adolescente portadores de deficiência receberão atendimento especializado. III) A criança e o adolescente têm direito à proteção à vida e à saúde, mediante a efetivação de políticas sociais públicas que permitam o nascimento e o desenvolvimento sadio e harmonioso, em condições dignas de existência. IV) Os estabelecimentos de atendimento à saúde deverão proporcionar condições para a permanência em tempo integral de um dos pais ou responsável, nos casos de internação de criança ou adolescente; e, nos casos de suspeita ou confirmação de maus-tratos, serão obrigatoriamente comunicados ao Conselho Tutelar. V) O poder público, as instituições e os empregadores propiciarão condições adequadas ao aleitamento materno, inclusive aos filhos de mães submetidas à medida privativa de liberdade. Estão CORRETAS:
Todas as afirmativas.
Carlinhos, com 11 anos de idade, costuma ficar acordado até aproximadamente três horas, todos os dias, frequentando vários sites na internet. Preocupados, seus pais passam a vasculhar seu computador, para verificar quais os sites que são visitados pelo filho. De acordo com as normas protetivas do ECA, é correto afirmar que:
A conduta dos pais é legítima, pois visa proteger a criança;
Segundo o conceito estabelecido pelo legislador estatutário, podemos afirmar que direito à liberdade compreende:
Ir, vir e estar nos logradouros públicos e espaços comunitários;
Os hospitais e demais estabelecimentos de atenção à saúde de gestantes, públicos e particulares, sãoobrigados a:
Identificar o recém-nascido mediante o registro de sua impressão plantar e digital e impressão digital da mãe;
De acordo com o que dispõe o Estatuto da Criança e do Adolescente, acerca do direito à vida e à saúde, assinale a alternativa CORRETA:
Os estabelecimentos de atendimento à saúde deverão proporcionar condições para a permanência integral de um dos pais ou do responsável, durante a internação de criança ou adolescente.
Partindo da premissa de que crianças e adolescentes devem ter interesses protegidos, podemos afirmar que:
Antes do nascimento as crianças já possuem interesses tutelados.
Juliana foi condenada pelo crime de roubo em março de 2012. Tendo iniciado sua pena em regime fechado, a mesma teve sua filha Anita no interior do estabelecimento prisional. O diretor negou à Juliana a possibilidade de amamentar sua filha, sob o argumento de que aquele não era ambiente para uma criança. No que tange à conduta do diretor, assinale a assertiva correta:
Sua conduta está incorreta, pois o direito de aleitamento é constitucional.
Como forma de proteção à criança, o ECA estabeleceu normas de proteção à gestante e à nutriz. No que concerne a essas normas, assinale a opção correta.
O poder público, as instituições e os empregadores propiciarão condições adequadas ao aleitamento materno, inclusive para as penitenciárias femininas.
É correto afirmar-se: É dever de todos...
Velar pela dignidade da criança e do adolescente, pondo-os a salvo de qualquer tratamento desumano, violento, aterrorizante, vexatório ou constrangedor;
AVALIANDO 3.
Indique a alternativa CORRETA: Um médico encontra uma criança abandonada, de 3 anos aproximadamente, na noite de 6ª feira quando chegava para cumprir seu plantão em Hospital Público. Promoveu o primeiro atendimento à criança, e como estava em boas condições de saúde, apresentou-a ao Delegado de Polícia local, às 22h45min do mesmo dia, e esse a encaminhou ao abrigo mais próximo. Pergunta-se: o dirigente de programa de abrigo poderá excusar-se de receber a criança?
Não, pois se trata de caso excepcional e de urgência de criança abandonada.
Assinale a alternativa CORRETA em relação à guarda prevista no Estatuto da Criança e do Adolescente:	
As obrigações decorrentes da guarda são: assistência material, moral e educacional;
Em relação à adoção prevista no ECA, podemos afirmar que:
Um homossexual pode adotar uma criança, desde que preenchidos os requisitos legais exigidos pelo instituto;
Analise a assertiva a seguir e assinale a alternativa CORRETA. Na ação de guarda:	
A guarda torna o menor sob a guarda dependente do guardião para todos os efeitos de direito
Mario Gonçalves é solteiro e adotou Fábio há 3 anos, e ele, seu único parente vivo e também filho que muito ama e estima, atualmente está com apenas 10 anos de idade. Mario teve um desmaio no trabalho e lhe encaminharam ao hospital e após vários exames foi constatado que sua situação de saúde não lhe garante muito tempo de vida, pois sua leucemia está em estágio bem avançado. Mario quer deixar seu único filho amparado, pois se ele falecer como ficará a criança que não possui outros familiares vivos. Dessa forma fala com Alberto, seu melhor amigo e padrinho de Fábio, para amparar a criança, pois a mesma não terá condições de cuidar dos vários imóveis, das ações, das contas bancárias que Mario possui em seu nome. Diante desse fato, Mario e Alberto contatam um advogado de confiança, para indicar o melhor Instituto Jurídico para atender as necessidades da criança, inclusive para postular a pensão previdenciária. Diante dos estudos realizados sobre convivência familiar e procedimentos de colocação em família substituta no ECA, identifique o Instituto Jurídico pertinente ao caso apresentado:
Tutela Testamentária;
Consoante o Estatuto da Criança e do Adolescente, os filhos havidos fora do casamento poderão ser reconhecidos pelos pais, conjunta ou separadamente, no próprio termo de nascimento, por testamento, mediante escritura ou outro documento público:
Qualquer que seja a origem da filiação
Como família natural entende-se:	
A comunidade formada pelos pais ou qualquer deles e seus descendentes
Com relação às disposições do ECA acerca da colocação da criança e do adolescente em família substituta, assinale a opção correta:
A colocação da criança em família substituta, na modalidade de adoção, constitui medida excepcional, preferindo-se que ela seja criada e educada no seio saudável de sua família natural.
Analise as assertivas abaixo:
I - a tutela pressupõe, necessariamente, a perda ou a suspensão do poder familiar;
II - a guarda não coexiste com o poder familiar;
III - a tutela implica, necessariamente, no dever de guarda.
Assinale a opção correta:
Somente estão corretas as afirmativas I e III;
Marcílio e Murilo são irmãos gêmeos, de 8 anos de idade. Eles não estão com bom desempenho na escola. Os pais dos gêmeos foram chamados pela 3ª vez, em 1mês, para reunião com a direção da mesma e com os professores. Os pais, ao chegarem à casa, informam o ocorrido às crianças e as colocam de castigo sem computador, sem televisão, jogos em geral. Perguntaram se eles haviam entendido a seriedade do castigo e os gêmeos informaram que sim. No dia seguinte a mãe viu, ao chegar do trabalho, seus filhos assistindo TV. A mãe disse: - eu os avisei e colocou a mão de ambos em frigideiras muito quentes que causaram ferimentos. Nesse momento o pai chega do trabalho e vê as crianças gritando e fica estático. Assim, a tia das crianças chama socorro e os pais são presos. Em razão disto, o Juiz da Infância e da Juventude, por solicitação do Ministério Público, suspende o poder familiar. Considerando que: 1-a convivência familiar é um dos direitos fundamentais primordiais para a formação e o desenvolvimento da personalidade e da identidade de crianças e de adolescentes, conforme estabelecem a CF/88 e o ECA; 2-as crianças foram submetidas a medida de acolhimento institucional, com base no ECA, tendo em vista a suspensão do poder familiar de ambos os pais; A tia das criança poderá postular, perante o Juiz da Infância e da Juventude, algum instituto jurídico para que as crianças possam ficar com ela? Fundamente a resposta:
Tutela; 
Indique a alternativa CORRETA quanto às modalidades de colocação em família substituta:
Ascendentes (avós) e irmãos não podem adotar; 
Assinale a alternativa correta e indique o fundamento legal do ECA: Sobre a possibilidade de colocação da criança em família substituta, é possível afirmar que:	
É possível a colocação da criança em família substituta através da adoção; 
Assinale a alternativa CORRETA:
A adoção é a única das modalidades de colocação em família substituta que é irrevogável;
Túlio e Antônia morrem em um acidente de carro, deixando órfão seu filho, Caio. A tia de Caio, Marieta, assume os cuidados com o sobrinho, com o qual sempre conviveu. Caio fica feliz e se sente acolhido pela tia, pois sempre possuiu com a mesma muita afinidade. Pode-se afirmar, consoante as regras do ECA e sua alteração pela Lei 12010/09, que Caio está em sua família:	
Extensa;
Felipe, órfão de mãe e com 12 anos, está em acolhimento institucional, há mais de 2 anos tendo em vista que seu tem pai, não tem qualquer familiar ou vizinho que pudesse cuidar do filho, solicitou ao Juiz da Infância e da Juventude tal medida protetiva, pois necessitava de uma intervenção cirúrgica de urgência. E, desde então não há qualquer notícia de seu paradeiro. Agora, visando atender os termos do ECA, o qual estabelece prazo máximo de permanência em acolhimento institucional, o Ministério Público propõe destituição do poder familiar do genitor, por descumprimento dos deveres inerentes ao poder familiar. Juarez, já habilitado para a adoção tem interesse de adotar Felipe, pois quando ia à instituição sempre conversavam amigavelmente e até marcavam novos dias de visita. Assim, Juarez ajuizou o pedido de adoção de Felipe para lhe fazer uma surpresa de aniversário. Entretanto,em audiência do processo de adoção, Felipe recusa-se em ser adotado. Tendo em vista a recusa o Juiz poderá:
Julgar improcedente o pedido de adoção de Juarez haja vista a ausência de requisito para a concessão do pedido, face ao não consentimento de Felipe;
Pablo, de 2 anos, é filho de Cleyde, e não teve a sua paternidade reconhecida. Clóvis, que é bisavô de Pablo, muito preocupado com o futuro do bisneto, pretende adotá-lo, tendo em vista que Cleyde não possui boa situação financeira, além de não ser muito responsável. Diante desta situação fática, e utilizando os conhecimentos adquiridos acerca das formas de colocação em família substituta, podemos afirmar que:	
Clóvis, por ser bisavô de Pablo, não poderá adotá-lo, mesmo que Cleyde consinta, já que tal medida excepcional não é permitida quando o adotante é ascendente ou irmão do adotando;
A tutela é deferida, nos termos da lei civil, à pessoa de até:
18 anos incompletos;
Indique, dentre as assertivas abaixo, os requisitos necessários e legais para o deferimento da inscrição de candidato à adoção, de criança ou adolescente, de acordo com a lei 8069/90.
A pessoa maior de 18 anos, independente do estado civil;
Sobre o Acolhimento Institucional no Direito da Criança e do Adolescente, assinale a única alternativa que NÃO se enquadra como característica deste tipo de Acolhimento:
Constitui uma das formas de privação de liberdade prevista pelo ECA.
FCC - 2012 - MPE-AP - Promotor de Justiça - Adaptada: Com base no conteúdo estudado em aula, marque a alternativa CORRETA. A adoção, segundo o que dispõe o Estatuto da Criança e do Adolescente:	
É considerada internacional quando a pessoa ou casal postulante seja residente ou domiciliado fora do Brasil.
	
Sobre a possibilidade de colocação da criança em família substituta, é possível afirmar que:	
O grau de parentesco constitui um dos critérios que devem ser considerados na colocação em família substituta;
Assinale a alternativa CORRETA: Segundo o Estatuto da Criança e Adolescente, um casal estrangeiro, residente ou domiciliado fora do Brasil, que deseja formular pedido de colocação em família substituta em relação à criança brasileira, somente poderá fazê-lo através de:
Adoção;
Os dirigentes de entidades que desenvolvem programas de acolhimento familiar ou institucional remeterão à autoridade judiciária relatório circunstanciado acerca da situação de cada criança ou adolescente acolhido e de sua família para que possa ocorrer uma reavaliação de sua situação. Com base no texto apresentado, pergunta-se: qual o prazo máximo para apresentação do relatório:
6 meses;
Dentre as alternativas abaixo assinale a única que contém exclusivamente modalidades de colocação em família substituta previstas pelo ECA:
Tutela, guarda e adoção;
Carlitos ficou órfão e está sendo criado por seu avô. Neste caso, de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente, é possível afirmar que:
O avô poderá exercer a tutela do neto;
XII EXAME DE ORDEM UNIFICADO Paulo, de 4 anos, é filho de Carla e não teve a sua paternidade reconhecida. Cláudio, avô de Carla e bisavô de Paulo, muito preocupado com o futuro do bisneto, pretende adotá-lo, tendo em vista que Carla ostenta uma situação financeira precária e, na opinião do avô, não é muito responsável. Acerca da possibilidade de adoção de Paulo por Cláudio, assinale a afirmativa correta.	
Cláudio, por ser bisavô de Paulo, não poderá adotá-lo, mesmo que Carla consinta, já que tal medida excepcional não é permitida quando o adotante é ascendente ou irmão do adotando.
Segundo o que prevê o ECA, constitui requisito legal para o adotante:
Ser no mínimo16 anos mais velho que o adotando;
Os irmãos Camélia, de 7anos e Creonte, de 9 anos, não estão podendo sair com a mãe Letícia, pois a avó paterna não permite que isso ocorra, desde que seu filho, pai das crianças, adoeceu e está internado no Hospital. A avó paterna, costumeiramente, designa Letícia como desocupada, encrenqueira e causadora dos problemas de saúde do pai das crianças. Em razão disso as crianças se sentem mal, quando Letícia vai até a portaria, do Prédio onde residem, para buscá-los e, ela não obtém êxito, em estar com as crianças, as quais se intimidam por estarem sob o olhar fixo da avó paterna. Letícia já entrou em Juízo postulando a guarda dos filhos em face de seu marido, o qual está internado no hospital, tendo em vista que as crianças estão com seus direitos violados. Identifique a violação de direito.
Convivência familiar pela alienação parental;
"A família é o primeiro agente socializador do ser humano. E a convivência comunitária fortalece valores e reforça o reconhecimento dos interesses individuais e coletivos." Partindo-se desta premissa podemos fazer as seguintes afirmações:	
A regra, pelo artigo 19 do ECA, é a família natural ou extensa / ampliada; e a exceção, a família substituta.
Segundo o que prevê o ECA, constitui requisito legal para o deferimento da adoção pelo juiz:
Em caso de falecimento no curso do procedimento, deve ter o adotante manifestado de forma inequívoca sua vontade de adotar;
Samuel Vitor, ao completar 16 anos, descobriu que é filho adotivo. No primeiro momento ficou confuso, mas logo se recuperou e lembrou-se de tanto amor que lhe fora dedicado pelos pais, os quais lhe escolheram como filho em um acolhimento institucional onde havia muitas crianças como ele, vítima de violência. Assim conversou com seus pais que tinha vontade de saber sobre sua origem biológica, a qual também era desconhecida pelos adotantes. Assim, identifique dentre as alternativas abaixo a CORRETA de acordo com o estudo desenvolvido sobre convivência familiar e o procedimento de família substituta no ECA.
Poderá ter acesso antes dos 18 anos, sendo assegurada assistência jurídica e psicológica;
AVALIANDO 4.
A diretora de uma escola pública no Rio de Janeiro, está preocupada com a situação da aluna Joana do primeiro ano do ensino fundamental, pois mesmo após muitas conversas com seus responsáveis e envios de inúmeros avisos para a família, a menina frequentou a escola apenas por curtos períodos de tempo ao longo de todo o ano letivo, no último mês não compareceu mais à escola e a família não atende mais as tentativas de contato feitas pela diretora. Diante da situação descrita e com base no disposto pelo ECA sobre este assunto, assinale a alternativa que corresponde à atitude correta e que deve ser tomada pela diretora.
Comunicar ao Conselho tutelar sobre as faltas injustificadas e a possível evasão escolar tendo em vista já terem sido esgotados os recursos escolares.
	
O ECA prevê que as emissoras de rádio e televisão somente poderão exibir, no horário recomendado para o público infanto juvenil, programas com finalidades educativas, artísticas, culturais e informativas. Segundo este Estatuto, esta restrição é classificada como uma:
Prevenção especial.
As várias faltas injustificadas de alunos da Escola ou a evasão desta, depois de esgotado os recursos cabíveis aos dirigentes do ensino fundamental, devem ser comunicadas ao:
Conselho Tutelar;
No que se refere ao Direito à Profissionalização e à Proteção no Trabalho, assinale a única alternativa CORRETA:
É proibido qualquer trabalho a menores de quatorze anos de idade, inclusive na condição de aprendiz.
	
Marque a alternativa CORRETA: Não poderão ingressar e permanecer nos locais de apresentação ou exibição de espetáculos e diversões públicas:	
Crianças menores de 10 anos, desacompanhadas dos pais ou responsável.
Sobre os direitos fundamentais a profissionalização e ao trabalho previstos pelo ECA, assinale a alternativa CORRETA:
É expressamente vedado ao adolescente o trabalho:
I - noturno (realizado entre as vinte e duas horas de um dia e às cinco horas do dia seguinte).
II- perigoso, insalubre ou penoso.
III - ou realizado em horários e locais que inviabilizem a freqüência à escola.
São corretas as afirmativas I, II e III.
Sobre os direitos fundamentais a profissionalização e ao trabalho previstospelo ECA, assinale a alternativa CORRETA: I - Ao menor de 18 anos é vedado o trabalho noturno, insalubre e perigoso. II - Ao menor de 16 anos é vedado qualquer trabalho, salvo a partir dos 14 anos na condição de aprendiz. III - Questões referentes ao contrato de trabalho do adolescente são reguladas pela CLT. 
São corretas as afirmativas I, II e III.
	
Sobre as prevenções especiais previstas pelo Estatuto da criança e do adolescente, assinale a alternativa CORRETA:
As emissoras de rádio e TV somente exibirão ao público infanto-juvenil programas com finalidades educativas, artísticas, culturais e informativas.
A diretora de uma escola pública, está preocupada com a situação do aluno João do ensino fundamental, pois o mesmo vem apresentando frequentemente hematomas e marcas de queimadura, levando-a a suspeitar que o menor esteja sendo vítima de maus tratos. A escola vem tentando insistentemente contato com a família, mas a mãe se recusa a comparecer à escola ou a dar qualquer explicação. Diante da situação descrita e com base no disposto pelo ECA sobre este assunto, assinale a alternativa que corresponde a atitude correta e que deve ser tomada pela diretora da escola.
Comunicar ao Conselho tutelar sobre a suspeita de maus tratos para que a situação seja devidamente apurada.
Segundo a Constituição Federal do Brasil a idade mínima permitida para que o menor possa trabalhar na condição de aprendiz é:
14 anos.
Assinale a alternativa correta: "Tiago, que tem 10 anos de idade e precisa ajudar a sua mãe nas despesas do lar, para não passar fome, foi autorizado, pelo dono de uma mercearia próxima, a ajudar como empacotador, e recebe uma pequena quantia mensal por esta colaboração”.
Tiago só poderá trabalhar a partir dos 16 anos de idade, tendo em vista que esta função de empacotador não se adequa à aprendizagem.
O Estatuto da criança e do adolescente prevê vários direitos fundamentais voltados à infância e a juventude, dentre eles o Direito à Educação. Analise as assertivas a seguir: 
I - A igualdade de condições para o acesso e permanência na escola é um direito previsto em lei e se enquadra no âmbito do direito fundamental à educação. 
II - O ECA estabelece expressamente que crianças e adolescentes possuem o direito de ser respeitado por seus educadores. 
III - Segundo o ordenamento vigente, crianças e adolescentes devem ter acesso à escola pública e gratuita próxima de sua residência. 
IV - É direito dos pais ou responsáveis ter ciência do processo pedagógico e é direito exclusivo dos professores e gestores escolares a participação na definição das propostas educacionais. Sobre o disposto pelo ECA em relação ao direito à Educação e considerando as assertivas analisadas, assinale a alternativa CORRETA:	
São corretas as afirmativas I, II e III.
Objetivando a construção de uma sociedade livre, justa e solidária, o legislador constitucional utilizou-se da educação como instrumento de transformação social e, deste modo, destinou um capítulo para regulamentá-la (arts. 205 a 214, CRFB), sendo assim, em relação ao tema é correto afirmar que:
O art. 205 da CRFB demonstra a preocupação do legislador em esclarecer que a educação não se constitui apenas numa obrigação do Estado, e sim numa obrigação conjunta do Estado e da família.
O Estatuto da Criança e do Adolescente prevê vários direitos fundamentais voltados à infância e a juventude, dentre eles o Direito à Educação. Analise as alternativas a seguir e assinale a alternativa CORRETA no tocante ao previsto pelo ECA sobre este direito fundamental: Sobre o disposto pelo ECA em relação ao direito à Educação e considerando as assertivas analisadas, assinale a alternativa CORRETA:
Constitui dever de o Estado assegurar o atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência.
O Estatuto da criança e do adolescente prevê vários direitos fundamentais voltados à infância e a juventude, dentre eles o Direito à Educação. Analise as assertivas a seguir: I - O poder público estimulará pesquisas, experiências e novas propostas relativas a calendário, seriação, currículo, metodologia, didática e avaliação, com vistas à inserção de crianças e adolescentes excluídos do ensino fundamental obrigatório. II - No processo educacional respeitar-se-ão os valores culturais, artísticos e históricos próprios do contexto social da criança e do adolescente, garantindo-se a estes a liberdade da criação e o acesso às fontes de cultura. III - Os municípios, com apoio dos estados e da União, estimularão e facilitarão a destinação de recursos e espaços para programações culturais, esportivas e de lazer voltadas para a infância e a juventude. Sobre o disposto pelo ECA em relação ao direito à Educação e considerando as assertivas analisadas, assinale a alternativa CORRETA:	
Todas as afirmativas estão corretas.
FCC - 2012 - TRT - 20ª REGIÃO (SE) - Juiz do Trabalho - Adaptada - Em relação ao trabalho do adolescente é CORRETO afirmar:
A aprendizagem é a formação técnico-profissional que pressupõe frequência obrigatória em ensino regular;
FCC - 2012 - TJ-GO - Juiz - Adaptada: Com base no conteúdo estudado em aula, marque a alternativa CORRETA. O Estatuto da Criança e do Adolescente proíbe, para crianças e adolescentes, de forma expressa,	
A venda de bilhetes lotéricos e equivalentes.
Assinale a alternativa correta: "Pedro, um adolescente de 12 anos, trabalha na marcenaria de seu tio, que vem lhe ensinando tal ofício, e pagando ao sobrinho uma pequena quantia mensal por sua colaboração”.
Isto é perfeitamente possível, em qualquer situação;
Pedro só poderá trabalhar na condição de aprendiz a partir dos 16 anos de idade;
Esta situação é possível, pois Pedro está na condição de aprendiz;
Isto só é possível, se esta atividade não for vedada pela lei;
Todas as alternativas estão incorretas.
AVALIANDO 5.
Sobre o tema Entidades de atendimento e com base no que estabelece o ECA sobre o assunto, assinale a alternativa CORRETA: 
Dirigentes de entidades de atendimento podem ser destituídos, sem prejuízo da apuração de sua responsabilidade administrativa, civil e criminal, caso descumpram as disposições legais.
O Estatuto da Criança e do Adolescente estabelece o procedimento para apuração de irregularidades em entidades de atendimento. Consoante tais disposições, assinale a assertiva correta:
Havendo motivo grave, poderá a autoridade judiciária, ouvido o MP, decretar liminarmente o afastamento provisório do dirigente da entidade, mediante decisão fundamentada.
No que tange às entidades de atendimento, com previsão no Estatuto da Criança e do Adolescente, assinale a assertiva correta:
Podem ser governamentais ou não governamentais
Assinale a alternativa CORRETA. A chamada Política de Atendimento segundo o ECA é constituída por um conjunto de:	
Leis, instituições, políticas e programas criados pelo poder público para promover e atender aos direitos de crianças e adolescentes.
Entende-se por _________________________ o conjunto de leis, instituições, políticas e programas criados pelo poder público que visa promover e atender aos direitos de crianças e adolescentes. Assinale a assertiva que completa adequadamente a lacuna:
Política de atendimento
As entidades de atendimento, sejam governamentais ou não governamentais, serão fiscalizadas por quais órgãos?
Conselho Tutelar, Judiciário e Ministério Público;
Pela lei 8069/90 o dirigente da entidade que desenvolve programas de acolhimento familiar ou institucional é considerado equiparado:
Guardião;
No que tange às entidades de atendimento, com previsão no Estatuto da Criança e do Adolescente, assinale a assertiva correta:
Podem ser governamentais ou não governamentais.
O Estatuto da Criança e do Adolescente estabelece o procedimento para apuração de irregularidades em entidades de atendimento. Consoante tais disposições, o procedimento terá início mediante:
Portaria da autoridade judiciária ou representação do Ministério Público ou do Conselho Tutelar, onde conste, necessariamente,resumo dos fatos.
Sobre as entidades de atendimento previstas pelo ECA, assinale a alternativa CORRETA:
I - O dirigente de entidade que desenvolve programas de acolhimento familiar ou institucional é equiparado ao guardião, para todos os efeitos de direito, podendo ser destituído, sem prejuízo da apuração de sua responsabilidade administrativa, civil e criminal, caso descumpra as disposições legais.
II- Os dirigentes de entidades que desenvolvem programas de acolhimento familiar ou institucional remeterão à autoridade judiciária, no máximo a cada 6 (seis) meses, relatório circunstanciado acerca da situação de cada criança ou adolescente acolhido e sua família, para fins da reavaliação.
III - As entidades que mantenham programa de acolhimento institucional poderão, em caráter excepcional e de urgência, acolher crianças e adolescentes sem prévia determinação da autoridade competente, fazendo comunicação do fato em até 24 (vinte e quatro) horas ao Juiz da Infância e da Juventude, sob pena de responsabilidade.
São corretas as afirmativas I, II e III.
Dentre as normas legais estabelecidas na lei 8069/90, quando as entidades que desenvolvem programas de acolhimento familiar ou institucional deverão seguir seus princípios quanto ao prazo máximo para remessa ao juiz de relatório circunstanciado da situação de criança ou adolescente para fins de reavaliação prevista na norma legal referida.	
6 meses;
Sobre a Política de Atendimento prevista pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, assinale a alternativa CORRETA.
A integração operacional de órgãos do Judiciário, Ministério Público, Defensoria, Conselho Tutelar e encarregados da execução das políticas sociais básicas e de assistência social visa agilizar o atendimento de crianças e de adolescentes inseridos em programas de acolhimento familiar ou institucional.
As entidades de atendimento da criança e do adolescente, governamentais e não governamentais, serão fiscalizadas pelo Judiciário, pelo Ministério Público e pelos Conselhos Tutelares. Nos termos do Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei no 8.069/90), são medidas aplicáveis às entidades de atendimento que descumprirem obrigações nele contidas: I. Às entidades governamentais: advertência, afastamento provisório de seus dirigentes, afastamento definitivo de seus dirigentes e fechamento de unidade ou interdição de programa. II. Às entidades não governamentais: advertência, suspensão total ou parcial do repasse de verbas públicas, interdição de unidades ou suspensão de programa e cassação do registro. III. Às entidades governamentais: afastamento provisório de seus dirigentes, afastamento definitivo de seus dirigentes, intervenção administrativa e fechamento de unidade ou interdição de programa. IV. Às entidades não governamentais: advertência, suspensão total ou parcial do repasse de verbas públicas, interdição de unidades ou suspensão de programa e intervenção administrativa. Está correto o que se afirma APENAS Em:
I e II.
Analise as alternativas a seguir sobre o tema Entidades de atendimento previsto pelo Estatuto da Criança e do Adolescente e assinale a alternativa CORRETA:
As entidades de atendimento governamentais e não governamentais serão fiscalizadas pelo Judiciário, pelo Ministério Público e pelos Conselhos Tutelares.
Assinale a assertiva que contém aspecto ligado à descentralização político administrativa, constitucionalmente prevista, não exonerando os demais entes de qualquer responsabilidade com o público infanto juvenil:
Municipalização.
As entidades que mantenham programa de acolhimento institucional podem, em caráter excepcional e de urgência, acolher crianças e adolescentes sem prévia determinação da autoridade competente, devendo comunicar, em até vinte e quatro horas, o fato ao:
Juiz da Infância e Juventude.
Sobre o tema Política de atendimento previsto pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, assinale a alternativa que constitui uma das LINHAS DE AÇÃO da política de atendimento:
Políticas sociais básicas.
AVALIANDO 6.
Quanto aos Conselhos Tutelares (CT), podemos afirmar que:
Os CT são órgãos autônomos, não jurisdicionais, encarregados de zelar pelo cumprimento dos direitos de criança e adolescente, particularmente por meio da aplicação de medidas especiais de proteção a crianças e adolescentes;
Para ser membro do Conselho Tutelar, deve-se preencher os seguintes requisitos:
Ter reconhecida idoneidade moral e residir no Município.
Os membros do Conselho Tutelar são escolhidos mediante processo de escolha disciplinado em lei municipal e realizado sob a responsabilidade do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, com a fiscalização do Ministério Público, competindo a tais membros, dentre outras, a atribuição de:
Aplicar, em benefício de crianças e adolescentes em situação de risco, a medida de proteção de inclusão em programa oficial ou comunitário de auxílio, orientação e tratamento a alcoólatras e toxicômanos;
Carlitos deseja se candidatar a membro do Conselho Tutelar. Em conversa com amigos, escutou várias informações acerca do Conselho, o que demonstra desconhecimento por parte da maioria deles. Assinale a única afirmativa correta:	
O conselho tutelar constitui órgão permanente e autônomo, não jurisdicional, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente.
TRT 15R - 2012 - TRT - 15ª Região - Juiz - Adaptada - Com relação ao que foi estudado sobre o Conselho Tutelar, aponte a alternativa CORRETA.
Para se candidatar a membro do Conselho Tutelar, exige-se idade superior a 21 anos e residência no Município, além de reconhecida idoneidade moral.
Dentre as assertivas abaixo, assinale aquela que retrata atribuição do Conselho Tutelar:
Atender as crianças e adolescentes em situações de risco.
Leia a notícia a seguir: Interessados em se candidatar ao Conselho Tutelar de Comendador Levy Gasparian, no sul do Rio de Janeiro, têm até às 16h de quarta-feira (16) para se cadastrar. Aqueles que preencherem os requisitos podem se inscrever na Secretaria de Assistência Social, que funciona no prédio da prefeitura. Disponível em: http://g1.globo.com/ Segundo a legislação vigente, assinale a única alternativa que NÃO está correta:	
O candidato deve residir no município ou em município vizinho.
Diante dos conhecimentos adquiridos acerca do estudo dos Conselhos Tutelares, assinale a alternativa CORRETA:
O Conselho Tutelar é um órgão não jurisdicional.
Assinale dentre as alternativas a seguir a única que NÃO descreve corretamente uma atribuição do Conselho Tutelar prevista pelo Estatuto da Criança e do Adolescente:
Aplicar as sanções previstas quando constatada infração administrativa ou penal contra os direitos da criança ou adolescente.
Juliano deseja ser Conselheiro Tutelar e requer informações sobre essa possibilidade. Considerando as alterações recentemente sofridas no ECA, pode-se informar a Juliano que:
Se for Conselheiro, terá que exercer a função no mesmo Município de sua residência, tendo direito à décimo terceiro salário.
CONSIDERANDO AS NORMAS PREVISTAS PELO ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE EM RELAÇÃO AOS CONSELHOS TUTELARES, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA INCORRETA:	
O MANDATO DOS CONSELHEIROS TEM A DURAÇÃO DE 3 (TRÊS) ANOS.
Observe a notícia a seguir: A eleição para o cargo de conselheiro tutelar acontece neste domingo em Amambai. São 13 candidatos, sendo que serão eleitos cinco conselheiros e os outros sete serão considerados suplentes. A eleição para o Conselho segue os mesmos parâmetros de um pleito eleitoral, e conta com sete seções eleitorais. Disponível em: http://www.amambainoticias.com.br/ Analise as seguintes assertivas: I - Em cada Município e em cada Região Administrativa do Distrito Federal haverá, no mínimo, 1 (um) Conselho Tutelar como órgão integrante da administração pública local. II - O Conselho tutelar será composto de 5 (cinco) membros, escolhidos pela população local para mandato de 4 (quatro) anos, permitida 1 (uma)recondução, mediante novo processo de escolha. III - Lei municipal ou distrital disporá sobre o local, dia e horário de funcionamento do Conselho Tutelar, inclusive quanto à remuneração dos respectivos membros Considerando o previsto pelo ECA em relação ao Conselho Tutelar e seus conselheiros, assinale a alternativa CORRETA:
Todas as afirmativas estão corretas.
O Estatuto da Criança e do Adolescente estabelece que Lei municipal ou distrital disponha sobre o local, dia e horário de funcionamento do Conselho Tutelar, inclusive quanto à remuneração dos respectivos membros, aos quais serão assegurados alguns direitos. Assinale dentre as alternativas a seguir a única que NÃO corresponde um desses direitos:
Prisão especial em caso de crime comum devido a presunção de idoneidade moral.
Prova: TRT 2R (SP) - 2012 - TRT - 2ª REGIÃO (SP) - Juiz do Trabalho (Adaptada) Analise as seguintes assertivas em relação aos Conselhos Tutelares, nos termos previstos nos Estatuto da Criança e do Adolescente ¿ ECA e marque o item correto:	
E obrigatória à existência de pelo menos um Conselho Tutelar em cada Município.
Analise as assertivas a seguir: I - O exercício efetivo da função de conselheiro constituirá serviço público relevante e estabelecerá presunção de idoneidade moral. II - O Conselho Tutelar é órgão permanente, autônomo e jurisdicional. III - Constará da lei orçamentária municipal e da do Distrito Federal previsão dos recursos necessários ao funcionamento do Conselho Tutelar e à remuneração e formação continuada dos conselheiros tutelares. Considerando o previsto pelo ECA em relação ao Conselho Tutelar e seus conselheiros, assinale a alternativa CORRETA:	
São corretas as afirmativas I e III.
Albertino tem 19 anos e manifesta a vontade de ser Conselheiro Tutelar. Seu professor, na faculdade, foi indagado por ele sobre tal possibilidade. O professor de Albertino deve dar a seguinte informação:
Albertino não poderá ser Conselheiro, pois não preenche o requisito de idade necessária;
AVALIANDO 7.
CESPE - 2012 - TJ-CE - Juiz - Adaptada - Considerando as alterações propostas pela Lei n.º 12.010/2009 em relação ao regramento das medidas de proteção à criança e ao adolescente, assinale a opção CORRETA.
Crianças e adolescentes podem ser encaminhados às instituições que executam programas de acolhimento institucional quando necessária essa medida de proteção, pelo fato de a criança ou adolescente se encontrar em situação de risco.
Assinale a opção que retrata onde será proposto um pedido de guarda, cuja criança tem os pais estão em local ignorado:
No local onde a criança se encontre.
Joãozinho foi encontrado logo após subtrair uma bolsa e alguns outros pertences do interior de um veículo que se achava estacionado em sua rua. Considerando que Joãozinho tem apenas dez anos de idade, poderá:
Somente poderá receber medida de proteção;
Indique a alternativa CORRETA quanto às medidas previstas no ECA:
I) as medidas de proteção são aplicadas às crianças e adolescentes em situações de risco;
II) Quando aplicada medida de afastamento do agressor da moradia comum, poderá o Juiz determinar na mesma medida cautelar a fixação de alimentos provisórios;
III) as medidas socioeducativas somente podem ser aplicadas para os adolescentes.
Todos estão corretos.
Indique a única medida socioeducativa que possui prazo mínimo de seis meses de cumprimento pelo adolescente, com previsão na lei 8069/90.
Liberdade assistida;
No que tange às medidas previstas no ECA e que podem ser aplicadas aos pais ou responsáveis, assinale a assertiva correta:
São aplicadas tanto pelo juiz quanto pelo conselho tutelar, em caso de violação da integridade física, psíquica e/ou moral da criança ou do adolescente, por omissão, abuso ou opressão dos pais ou responsável.
Entre as medidas protetivas indicadas e previstas indicadas e previstas no ECA qual delas o Conselho Tutelar não possui atribuição para aplicar, pelo que dispõe a lei 8069/90.
Colocação em família substituta;
Em relação à medida socioeducativa de internação, assinale a alternativa correta.	
A medida não comporta prazo determinado, devendo sua manutenção ser reavaliada, no máximo a cada 6 meses, mediante decisão fundamentada.
Assinale a assertiva que contém apenas medidas de proteção:
Acolhimento institucional e acolhimento familiar;
Carlitos sofre maus tratos por parte do seu pai, sendo espancado diariamente. Constatando esta conduta, caberá ao Juiz:
Afastar o pai de Carlitos do lar, além de fixar alimentos provisórios na mesma medida cautelar;
Indique a única mediada socioeducativa prevista no ECA para sua aplicação basta prova da materialidade e indícios suficientes de autoria.
Advertência;
Prova: CESPE - 2012 - MPE-RR - Promotor de Justiça (questão adaptada). "O ECA (e outras legislações), assegura uma série de direitos à criança e ao adolescente, estabelecendo como obrigados a sociedade, os pais e o Estado. Diante disto, o artigo 98 do ECA estabelece que as medidas de proteção serão aplicadas sempre que houver violação dos direitos das crianças e adolescentes por "ação ou omissão da sociedade ou do Estado", ou "por falta, omissão ou abuso dos pais ou responsável". Face ao enunciado e considerando as medidas de proteção às crianças, aos adolescentes e as medidas pertinentes aos pais ou responsável, assinale a opção correta de acordo com o que dispõe o ECA.
As medidas de proteção podem ser aplicadas isolada ou cumulativamente, bem como substituídas a qualquer tempo, desde que sejam pedagógicas, preferindo-se aquelas que visem ao fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários;
As medidas de proteção estão previstas expressamente no Estatuto da Criança e do adolescente, em rol meramente exemplificativo. Sendo necessária a colocação em família substituta, é correto afirmar que:
A medida somente poderá ser aplicada pelo Juiz da Infância e Juventude;
Maurinho, de 17 anos, cometeu um ato infracional equivalente ao furto. O Juiz aplicou ao adolescente infrator a medida socioeducativa que possui prazo mínimo de 6 (seis) meses fixado no Estatuto da Criança e do Adolescente. Indique qual das medidas abaixo indicadas é a que foi decretada, na sentença:
Liberdade assistida;
Milena, criança de oito anos, apreendida na prática de ato infracional, foi encaminhada ao Conselho Tutelar da localidade da prática do ato. Após pormenorizada análise do ato, o Conselho Tutelar encaminhou Milena para tratamento psicológico. No entanto, foi percebida a necessidade de tratamento psiquiátrico. Desta forma, é correto afirmar que:
A medida poderá ser substituída a qualquer tempo;
Tiana, de 17 anos, praticou um ato infracional equivalente ao homicídio, por ter assassinado seu companheiro, de 18 anos, tendo em vista que o mesmo estava ficando com uma amiga sua. O Ministério Público representou em face do adolescente e o Juiz da Infância e da Juventude recebeu a representação e o procedimento seguiu todos os trâmites legais. A sentença julgou procedente a representação e aplicou a medida de internação. Como as entidades que desenvolvem programa de internação estavam superlotadas, Tiana foi encaminhada para a Delegacia Policial e ficou na cela dos homicidas adultos. Indique a resposta CORRETA:
A adolescente não pode permanecer na carceragem da Delegacia Policial, somente em entidade exclusiva de internação;
CEPERJ - 2012 - DEGASE - Técnico de Suporte e Comunicação - TI - Adaptada - Quanto a eventual internação de adolescente determinada pelo Juiz, segundo as regras do Estatuto da Criança e do Adolescente, está CORRETA a seguinte alternativa:
O prazo máxima da internação é, em regra, de 03 anos;
Considerando o disposto pelo ECA em relação às medidas socioeducativas é possível perceber que houve por parte do legislador uma preocupação em estabelecer critérios a serem observados pelo juiz no momento da escolha da medida mais adequada. Assinale dentre as alternativas a seguir a única que NÃO explica corretamente um destes critérios:
Capacidadedo infrator para cumprir a medida, que por ser inimputável, nunca possui discernimento para cumprir a medida.
 
CESPE - 2012 - TJ-PI - Juiz - Adaptada - No que se refere às medidas de proteção aplicadas a crianças e adolescentes, assinale a opção CORRETA.
Somente a autoridade judiciária poderá determinar o afastamento do menor do lar e dos pais ou responsáveis, garantindo-lhes ampla defesa; a guia de acolhimento do menor deve ser expedida com todos os dados necessários sobre a família e os motivos do afastamento do convívio familiar.
AVALIANDO 8.
Caio praticou ato infracional análogo ao roubo. Julgado pela Justiça da Infância e Juventude, foi sancionado com a medida socioeducativa de internação. Quanto ao recurso cabível desta decisão (apelação) pode se afirmar que:
Terá o prazo de dez dias;
A Justiça da Infância e da Juventude tem competência absoluta para:
Conhecer os casos encaminhados pelo Conselho Tutelar, aplicando as medidas cabíveis.
Qual o juízo da Infância e da Juventude é competente para conhecer e julgar a prática infracional de adolescente.
Juízo do local da prática do ato infracional.
Em um pedido de adoção, no qual o autor já possui a guarda do adolescente há mais de 1 ano, onde deverá ser proposta a ação?
No local onde se encontrem adotante e adotando.
Quanto à propositura de ações de responsabilidade, envolvendo direitos das crianças e adolescentes, é correto afirmar que:
A competência é determinada pelo local da ação ou omissão.
Considerando a competência territorial da Justiça da Infância e Juventude, assinale a assertiva correta:
Em caso de prática de ato infracional, a competência será determinada pelo local da prática do ato.
CESPE - 2010 - MPE-SE - Promotor de Justiça - Adaptada - Tendo em vista o conteúdo estudado em aula, marque a opção CORRETA. A competência da Justiça da Infância e da Juventude inclui:	
A aplicação de penalidades administrativas nos casos de infrações contra norma de proteção à criança ou adolescente, bem como a tomada de conhecimento de casos encaminhados pelo Conselho Tutelar e a aplicação das medidas cabíveis.
Claudete tem quinze anos e praticou ato infracional na comarca da capital do Rio de Janeiro. Seus pais residem na comarca de Angra e seus avós, com quem ela reside, moram na comarca de Cabo Frio. Considerando as disposições do Estatuto da Criança e do Adolescente, no que tange à competência territorial da Justiça da Infância e da Juventude, é correto afirmar que Claudete será julgada na comarca:
Do Rio de Janeiro.
Em caso de prática de ato infracional, a competência para julgamento será:
Da justiça da infância e juventude.
Assinale a alternativa Correta: Em que atividades criança/adolescente depende de autorização do Juiz da Infância e da Juventude para participar?
Ensaios de espetáculo público.
A quem caberá autorizar, criança ou adolescente, a comparecer a bailes ou promoções dançantes desacompanhado dos pais, segundo a lei 8069/90.
Juiz da Infância e da Juventude.
Considerando as disposições do ECA acerca do acesso à justiça, assinale a assertiva correta:
O Ministério Público possui legitimidade para a propositura de ação civil pública
Ana tem quinze anos de idade e encontra grandes dificuldades para estudar, eis que na Comarca onde reside não foi construída escola. A jovem precisa viajar por três horas para frequentar a escola mais próxima. Neste caso, é correto afirmar que a hipótese desafia, por parte do Ministério Público, a propositura de:
Ação civil pública.
Caio reside na comarca de guararé com seus pais. Em férias na comarca sambana com seus avós, ele se ausenta com um amigo e viaja para a comarca de Havala, lá praticando ato infracional análogo ao roubo. Neste caso, Caio, adolescente, será julgado pela:
Justiça da infância e juventude de Havala.
Em que hipótese um pedido de guarda é da competência da Vara da Infância e da Juventude:
Quando crianças / adolescentes estão na situação do art. 98 ECA.
As regras do Estatuto da Criança e do Adolescente, por ser este uma lei especial, prevalecem sobre as leis tidas como gerais. A partir dessa premissa, dispôs o legislador, no art. 152, que as normas gerais processuais previstas nas legislações pertinentes se apliquem subsidiariamente às regras do ECA. Algumas dessas regras são: I - Garantia de assistência judiciária gratuita aos que dela necessitarem, através de defensor público ou advogado nomeado. II - Isenção de custas e emolumentos para as ações judiciais e da sua competência bem como para os recursos. III - As crianças e adolescentes devem ser devidamente representados ou assistidos por seus pais ou responsáveis ou curadores nomeados, nos processos judiciais. IV - Garantia de sigilo de atos judiciais, policiais e administrativos que digam respeito a crianças e adolescentes a que se atribua autoria de ato infracional Assinale a assertiva que indique exatamente as assertivas corretas:
Todas as assertivas estão corretas.
Considerando que Julieta procurou você para se informar acerca do local em que a ação de adoção de Anita, que está sob sua guarda legal há mais de cinco anos, ela deve obter a seguinte informação:
A ação de adoção tramitará na comarca de sua residência.
AVALIANDO 9.
No crime permanente (por exemplo, crime de sequestro) a conduta se prolonga no tempo. Considere uma situação em que o agente, contando com 17 anos e 11 meses, sequestre uma pessoa e ao completar 18 anos, ele ainda não tenha liberado a vítima. Neste caso, ao ser apreendido a ele serão aplicadas as normas:
Código Penal.
De acordo com as normas estabelecidas pelo ECA acerca do ato infracional e o seu procedimento de apuração, podemos afirmar que:	
A medida socioeducativa não pode ser aplicada a criança que pratica ato infracional.
Assinale, dentre as alternativas abaixo, a correta: (Defensoria - SC - 2008 - adaptada).
Criança pratica ato infracional.
Julieta teve seu filho internado provisoriamente pela Justiça da Infância e Juventude e procura você para saber por quanto tempo seu filho ficará internado. A internação de adolescente, antes da sentença, pode ser determinada pelo prazo máximo de:
Quarenta e cinco dias.
Justino é Conselheiro Tutelar no Município do Rio de Janeiro. Durante sua função, recebe a mãe de Julieta, criança de 11 anos de idade, narrando que a menina teria subtraído bens de uma colega na escola, o que estava gerando muita preocupação. O Conselheiro poderá:
Aplicar medida de proteção para Julieta.
Com base nos estudos realizados sobre a fase policial do procedimento para apuração de ato infracional, assinale a alternativa CORRETA:
I - Inicia-se com a apreensão em flagrante do adolescente, seguida de seu encaminhamento à delegacia de polícia especializada (se houver).
II - Ao chegar à delegacia, a autoridade competente deve comunicar imediatamente a apreensão ao juiz, aos pais ou responsável do adolescente ou pessoa por ele indicada, sob a pena de responder por crime.
III - Deverá ser feito Auto de apreensão em flagrante se o ato foi praticado com violência ou grave ameaça à pessoa ou Boletim de ocorrência se o ato não foi praticado com violência ou grave ameaça à pessoa.
São corretas as afirmativas I, II e III.
Caio, adolescente, subtraiu a bicicleta de seu amigo Tício, sem utilizar violência ou grave ameaça. Neste caso:
Caio pratica ato infracional e poderá receber medida socioeducativa.
De acordo com as regras previstas pelo ECA, é CORRETO afirmar que podem cometer atos infracionais:
Tanto a criança quanto o adolescente.
Assinale a opção CORRETA em relação às normas de apuração de ato infracional previstas pelo ECA:
Iniciado o procedimento, a concessão da remissão pela autoridade judiciária importará na suspensão ou extinção do processo.
Acerca do procedimento de apuração do ao infracional atribuído ao adolescente, em seu aspecto judicial, é correto afirmar que:
Comporta duas audiências: Apresentação e continuação.
No que tange ao procedimento de apuração do ato infracionalatribuído ao adolescente, analise as assertivas abaixo: I - o procedimento é dividido nas fases: policial, ministerial e judicial II - No caso de ato infracional praticado com violência, será lavrado o auto de apreensão III - O Ministério Público poderá conceder remissão como forma de exclusão do processo:
Todas as assertivas estão corretas.
Manoel aos 17 anos e 11 meses devido a uma discussão sobre times de futebol agrediu João violentamente, o que levou a morte imediata da vítima. Manoel fugiu e veio a ser apreendido 2 meses depois, quando já havia completado 18 anos. Diante do caso exposto, assinale a única alternativa correta dentre as apresentadas a seguir com base nas normas vigentes em relação ao Direito da Criança e do Adolescente:
Será aplicado o Estatuto da Criança e do Adolescente, pois com base na teoria da atividade, prevalecerá a idade do agente na data do fato.
Ao praticar um ato infracional, podemos afirmar que:
O adolescente está sujeito à aplicação de uma medida socioeducativa.
Na verdade, o ato infracional não é crime nem contravenção, mas sim um ato análogo a estes. Isto porque os menores de 18 anos de idade são inimputáveis segundo a CRFB, o Código Penal e o próprio ECA, que neste caso é a legislação especial que prevê medidas aplicáveis aos autores desses atos. E, devido à inimputabilidade desses menores, eles não preenchem o requisito de:	
Culpabilidade.
Acerca do ato infracional, assinale a assertiva correta:
o ECA adotou a teoria da atividade.
Caio, contando com 17 anos e 10 meses, sequestra uma pessoa. Se, ao completar 18 anos, ele ainda não tiver liberado a pessoa, a ele:
Apenas o código penal.
O artigo 103 do Estatuto conceitua o ato infracional como a conduta descrita:
Como crime ou contravenção.
Juliana tem onze anos de idade. Na véspera de seu aniversário de doze anos, brigou com a coleguinha Cássia e jogou um vaso de vidro em sua cabeça, provocando traumatismo craniano. Depois de dez dias, Cássia morreu em virtude da pancada. Neste caso, é correto afirmar que:
Juliana praticou ato infracional, mas não poderá receber medida socioeducativa.
De acordo com o que dispõe o ECA acerca do procedimento de apuração do ato infracional, podemos afirmar que o adolescente somente poderá ser privado de sua liberdade nas seguintes condições:
Em flagrante de ato infracional ou por ordem escrita e fundamentada da autoridade judiciária competente;
De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente, considera-se ato infracional:
A conduta descrita como crime ou contravenção;
AVALIANDO 10.
FCC - 2011 - MPE-CE - Promotor de Justiça - Adaptada - Com base no conteúdo estudado na aula, marque a alternativa CORRETA. Como estratégia para prevenir violação de direito da criança e do adolescente, bem como responsabilizar os violadores, o Estatuto da Criança e do Adolescente tipificou como:
Infração administrativa deixar a autoridade competente de efetuar a inclusão de crianças em condições de serem adotadas no respectivo cadastro. (art. 258 - A, § único).
Carlitos recebeu uma imagem de uma adolescente de dezesseis anos nua. Ao abrir a imagem e constatar a foto, salvou a imagem no seu computador, armazenando a mesma. Pode-se afirmar que:	
Carlitos praticou crime previsto no Estatuto da criança e do adolescente.
O artigo 242 do ECA prevê o seguinte crime:
Vender, fornecer ainda que gratuitamente ou entregar, de qualquer forma, a criança ou adolescente arma, munição ou explosivo:
Pena - reclusão, de 3 (três) a 6 (seis) anos
Assinale a alternativa que traz o elemento subjetivo contido neste crime:
Dolo.
O ECA possui sanções penais e administrativas. Partindo dessa premissa como podemos proceder para identificar as diferenças evidenciadas entre ambas?
A distinção se encontra na gravidade das condutas praticadas. As condutas descritas como crime são bem mais ofensivas ao bem jurídico tutelado e por isso são alvo do Direito Penal.
Julieta chega ao hospital olho que tudo vê com sinais que denotam a prática de abusos, pois possui hematomas, vermelhidões e duas marcas de mordidas. A mãe da criança informa que os ferimentos são decorrentes de uma briga com uma coleguinha de escola. Após o tratamento, o hospital libera Julieta, sem tomar qualquer outra providência. Pode-se afirmar que tal conduta, por parte do hospital, caracteriza:
Infração administrativa.
O Estatuto da Criança e do adolescente prevê modalidades de infrações que atentam contra direitos da criança e do adolescente. No que tange às infrações administrativas, é correto afirmar que:
São sancionadas com multa.
De acordo com a legislação estudada, podemos afirmar que:
O descumprimento de algumas normas previstas no ECA corresponde a um crime (com penas de reclusão e detenção) ou a uma infração administrativa (com penas de multa).
No que tange aos crimes previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente, é correto afirmar que:
Todos são de ação penal pública incondicionada.
O juízo competente para conhecer e julgar as infrações administrativas cometidas contra crianças e adolescentes é:
O da Infância e Juventude.
Após o estudo de todos os institutos do ECA, podemos afirmar que:
A previsão do artigo 227 do ECA (de que os crimes são de ação penal pública incondicionada) é desnecessária, pois a partir do momento em que a lei não traz outra modalidade de ação penal, incide a regra, sendo ela pública incondicionada, não havendo necessidade de tal disposição expressa.
FCC - 2011 - TJ-PE - Juiz - Adaptada - No que concerne aos crimes praticados contra a criança e o adolescente, estabelecidos na Lei nº 8.069/90, é CORRETO afirmar que:
São de ação pública incondicionada.
Qual das alternativas abaixo possui uma afirmação verídica?
As infrações administrativas previstas pelo ECA são processadas e julgadas pela Justiça da Infância e da Juventude.
Assinale a alternativa correta: "A diretora de uma escola municipal constatou que a aluna Silvia, de 12 anos de idade, tem apresentado, constantemente, vários hematomas em seu corpo. Questionando-a sobre isto, tem a seguinte resposta da menor, de forma evasiva: "É que eu caio muito, brincando com minhas amigas." Tal resposta não convence a diretora, que suspeita que Silvia sofre maus-tratos."
A diretora deve comunicar, imediatamente, este fato ao Conselho Tutelar, a fim de não ser penalizada.
Com relação às infrações administrativas e aos crimes praticados contra crianças e adolescentes, assinale a opção correta de acordo com o ECA.
O agente que produz ou dirige representação televisiva ou cinematográfica utilizando-se de criança ou adolescente em cena pornográfica ou de sexo explícito pratica crime, que deve ser objeto de ação penal pública incondicionada.
"De acordo com o artigo 225, as previsões do ECA não afastam as previsões da legislação penal, o que significa que as crianças ou adolescentes podem ser sujeitos passivos de crimes previstos no Código Penal (como maus tratos, homicídio, crimes sexuais contra vulnerável, etc.), assim como na lei especial (tortura, tráfico, etc.)." Diante da afirmação, podemos concluir que:
A Afirmação é completamente correta.
Carlos e Pedro, policiais militares que faziam uma ronda em viatura policial perto de um estacionamento público, viram que 2 rapazes, sendo 1 deles um adulto de uns 30 e poucos anos de idade, de grande porte (chamado Mário), acompanhado de um adolescente que aparentava ter uns 16 anos de idade (chamado José), arrombavam a porta de um veículo, abrindo-o rapidamente. Após abri-lo, entraram no automóvel, deram partida no mesmo, e evadiram-se do local em alta velocidade. Os policiais então, iniciaram uma perseguição, até que conseguiram encurralar o veículo conduzido por Mário, num beco, e o prenderam. Em revista pessoal, realizada pelos policiais em Mário, foi apreendida arma de fogo que se encontrava em sua cintura, carregada e sem porte, e um canivete, que estava na posse de José. Diante desta situação fática, e relacionando-a com as regras dispostas peloECA, acerca dos crimes e infrações administrativas, é CORRETO afirmar que a conduta praticada por Mário em relação à José foi de:
Crime de corrupção de menores.
Analise as assertivas abaixo: I - Não se aplica às infrações administrativas a prescrição a que alude o art. 109 do Código Penal, mas sim, por analogia, as regras da prescrição de matéria civil. Aplica-se, contudo, o princípio da retroatividade da lei posterior mais benéfica, prevista no art. 2º do Código Penal. II - As infrações administrativas previstas pelo ECA são processadas e julgadas pela Justiça da Infância e da Juventude. As infrações são de natureza administrativa e a pena estabelecida é de multa. III - Além da pena de multa, são estabelecidas penas acessórias para algumas infrações, todas de caráter administrativo, dependendo do ato praticado, como apreensão de publicação, suspensão de programa, fechamento de hotel etc. Com base nas assertivas analisadas, assinale a opção correta:
Todas as alternativas estão corretas.
Podemos afirmar que o descumprimento de algumas normas previstas no ECA corresponde a um crime?
Sim, e punido com penas de detenção ou de reclusão.
XV EXAME DE ORDEM UNIFICADO José, tutor da criança Z, soube que Juarez vem oferecendo recompensa àqueles que lhe entregam crianças ou adolescentes em caráter definitivo. Entusiasmado com a quantia oferecida, José promete entregar a criança exatamente dez dias após o início da negociação. José contou aos seus vizinhos que não queria mais "ter trabalho com o menino". Indignada, Marieta, vizinha de José, comunicou imediatamente o fato à autoridade policial, que conseguiu impedir a entrega da criança Z a Juarez. Nesse caso, à luz do Estatuto da Criança e do Adolescente, assinale a afirmativa correta.
A promessa de entrega de Z, por si só, já configura infração penal, do mesmo modo que o seria em caso de efetiva entrega da criança.
XIV EXAME DE ORDEM UNIFICADO O Hotel Botanic recebeu o casal de namorados Júlia e Matheus como hóspedes durante um feriado prolongado. Júlia tem 15 anos de idade e Matheus 18 anos, motivo pelo qual a adolescente foi admitida no estabelecimento, por estar acompanhada de uma pessoa maior de idade. Com base no caso apresentado, a partir do que dispõe o Estatuto da Criança e do Adolescente, assinale a opção correta.
Trata-se de infração administrativa, sujeitando-se à aplicação de pena de multa, a hospedagem de adolescente desacompanhado dos pais, responsáveis, ou sem autorização escrita desses ou da autoridade judiciária.
O ECA prevê infrações de duas espécies:
Penais e administrativas.
VUNESP - 2010 - FUNDAÇÃO CASA - Analista Administrativo - Adaptada - Com base no conteúdo estudado em aula, assinale a alternativa CORRETA. É crime praticado contra crianças e adolescentes:
Promover ou auxiliar a efetivação de ato destinado ao envio de criança ou adolescente para o exterior com inobservância das formalidades legais ou com o fito de obter lucro.
Analise as assertivas abaixo: I - O ECA prevê infrações de duas espécies: penais e administrativas. II - De acordo com o ECA, as previsões de crimes não afastam necessariamente as previsões da legislação penal. III - Os crimes previstos no ECA são de ação penal pública incondicionada Diante das alternativas acima, podemos afirmar que:
Todas as alternativas estão corretas.
Cândida e Caio ambos com dezessete anos, resolvem viajar para comemorar os 2 anos de namoro e aproveitar o feriado de carnaval. Decidem como destino Cabo Frio, na região dos lagos do Rio de Janeiro. Efetuam a reserva por um site de pousadas da região. Considerando a prevenção especial contida na Lei 8.069, de 13 de julho de 1990, marque a afirmativa correta.
O titular da pousada pode negar-se a promover a hospedagem do casal, tendo em que ambos estão desacompanhados dos pais ou responsável e desprovidos de autorização específica;

Continue navegando