Buscar

JURISDIÇÃO CONSTITUCIONAL Plano 2017.2 Cópia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

IDENTIFICAÇÃO
	PLANO DE ENSINO
	CURSO DE DIREITO – FACULDADE ESTÁCIO DE SÃO LUÍS
	DISCIPLINA: CCJ0044 – JURISDIÇÃO CONSTITUCIONAL 
	ANO: 2017
	SEMESTRE: 2
	
	TURMA: 3003
	TURNO: Noturno
	C/H: 44
	Professor: JOÃO BATISTA RIBEIRO FILHO (Especialista)
CONTEXTUALIZAÇÃO
A disciplina Jurisdição Constitucional localiza-se na interseção entre o Direito Constitucional e o Direito Processual. Apenas através da tutela jurisdicional é possível alcançar a máxima efetividade dos preceitos constitucionais, afirmando-se, em caráter definitivo, a supremacia da Constituição. Neste sentido, serão abordadas na disciplina as diversas funções inerentes à jurisdição constitucional, destacando-se a função de proteção aos direitos fundamentais (implementada especialmente através das garantias processuais ativas, também conhecidas como remédios constitucionais) e de controlar a constitucionalidade das leis e dos atos normativos do poder público em caráter geral, o que se dá por meio de nosso complexo sistema de fiscalização de constitucionalidade das leis, que combina o modelo estadunidense (difuso-concreto) ao modelo austríaco (concentrado-abstrato). 
3.	EMENTA
Direito Constitucional; Ordem Social; Ordem Econômica; Tributação e Orçamento; Desafios Contemporâneos no Direito Constitucional: neoconstitucionalismo, ativismo judicial, judicialização da política. Supremacia Constitucional; Controle de Constitucionalidade; Remédios Constitucionais.
4.	OBJETIVOS GERAIS
- Compreender a relação entre direito constitucional e direito processual sob a perspectiva da supremacia da Constituição e da separação dos poderes; 
- Descrever o funcionamento das ações constitucionais de controle de constitucionalidade e de proteção aos direitos fundamentais.
- Analisar o sistema híbrido de controle de constitucionalidade brasileiro;
- Distinguir as funções inerentes à jurisdição constitucional;
- Analisar o controle de constitucionalidade no Brasil;
- Analisar as ações constitucionais voltadas para a proteção dos direitos fundamentais na CRFB/88.
5.	CONTEÚDO E CRONOGRAMA
	
	AGOSTO
	23/08
	Teoria Geral do Controle de Constitucionalidade. Inconstitucionalidade: conceito e espécies. Natureza da norma inconstitucional: inexistente, nula ou anulável? Espécies de inconstitucionalidade. Formal e material. Por ação e por omissão. Total e parcial. Controle de constitucionalidade. Classificações: quanto ao órgão: Político e Jurídico. Quanto ao momento: Preventivo e Repressivo. Controle jurisdicional de constitucionalidade. Difuso. Concentrado. Concentrado. Abstrato.
	30/08
	O Controle Incidental de Constitucionalidade. Controle difuso-concreto: origens (Marbury X Madison). Legitimidade (partes, MP, ex offício). Competência para a pronúncia de inconstitucionalidade. A cláusula de Reserva de Plenário. A cisão funcional de competência nos Tribunais. Súmula Vinculante n. 10. A questão da Ação Civil Pública. 
	SETEMBRO
	06/09
	Controle Difuso. Objeto (normas que podem ser impugnadas pela via incidental). Efeitos da decisão. Para as partes. Para terceiros. O papel do Senado Federal (art. 52, X). A possibilidade de edição de Súmulas Vinculantes. Efeitos no tempo. Possibilidade de modulação temporal no controle difuso.
	13/09
	Controle Concentrado: ADI. Origens. Conceito. Legitimidade Ativa. Legitimados universais e especiais. Impossibilidade de desistência. O significado de “entidades de classe no âmbito nacional”. O amicus curiae. Legitimidade Passiva. O papel da AGU. A impossibilidade de intervenção de terceiros.
	20/09
	Controle Concentrado: ADI. Objeto. Parâmetro: o bloco de constitucionalidade. Competência. Lei ou ato normativo federal ou estadual em face da CF. Lei ou ato normativo estadual ou municipal em face da CE. Lei ou ato normativo municipal em face da CF.
	27/09
	EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO DE CONTEÚDO I.
	 OUTUBRO
	04/10
	AV1 - AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1º BIMESTRE 2017.2.
	11/10
	CORREÇÃO E REVISÃO DA PROVA AV1 EM SALA DE AULA. 
	18/10
	Controle Concentrado: ADI por Omissão e Mandado de Injunção. Legitimidade ativa. Legitimidade passiva. Objeto. Omissão total e omissão parcial. Parâmetro. Competência. Efeitos. Medida Cautelar em ADO. Mandado de Injunção. Alcance e finalidade. Medida liminar. Efeitos da decisão. Posição do STF.
	25/10
	Controle concentrado: Ação Direta de Inconstitucionalidade – ADI. No espaço: erga omnes. Efeito repristinatório. O efeito vinculante e a utilização da Reclamação. Efeitos no tempo: retroatividade e modulação temporal. Interpretação conforme a Constituição e a inconstitucionalidade parcial sem redução de texto. A cautelar na ADI. Representação de Inconstitucionalidade. Representação de Inconstitucionalidade (ADI estadual). Objetivo. Objeto. Legitimidade. Efeitos. Competência. Simultaneidade da Representação e da ADI. Representação Interventiva. Objetivo. Hipóteses de cabimento. Competência. Legitimidade. Efeitos.
 
	NOVEMBRO
	01/11
	Controle concentrado: Ação Declaratória de Constitucionalidade. Legitimidade ativa. Legitimidade passiva. Objeto. A controvérsia relevante. Parâmetro. Competência. Efeitos. Natureza dúplice ou ambivalente. Medida cautelar em ADC. Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental. Espécies de ADPF. Legitimidade Ativa e Passiva. Objeto. Parâmetro. O Conceito de Preceito Fundamental. Competência. Efeitos e Medida Cautelar em ADPF. Fungibilidade entre ADI e ADPF.
	08/11
	Remédios Constitucionais: Habeas Corpus e Mandado de Segurança. 1. O Habeas Corpus. Habeas corpus na atualidade. Caso em que o HC extrapola a esfera da liberdade de locomoção. Pressupostos constitucionais de impetração. Legitimidade ativa. Legitimidade passiva. Ato de particular e HC. HC e medidas de emergência. O Mandado de Segurança. O ato coator. O prazo para a propositura da ação. A liminar. O MP no Mandado de Segurança. A sentença: natureza jurídica. Encargos da sucumbência. A coisa julgada no Mandado de Segurança individual e coletivo. Os recursos a apelação. Os embargos infringentes. O agravo. O reexame necessário. O recurso ordinário. A execução.
	22/11
	Remédios Constitucionais: Habeas Data e Ação Popular. 1) Habeas Data. Conceito. Objeto. Legitimidade Ativa e Passiva. Efeitos. Competência. Acesso à informação. Procedimento administrativo. Gratuidade. 2) Ação Popular. Conceito. A Ação Popular e o exercício da participação democrática. Legitimidade: legitimidade ativa e legitimidade passiva. Do procedimento. O sistema recursal. CF, art. 5º, LXXIII.
	29/11
	AV2 - AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM 2º BIMESTRE 2017.2.
	DEZEMBRO
	06/12
	PROVA AV3
	13/12
	CORREÇÃO, DEVOLUÇÃO E REVISÃO DA PROVA AV3 EM SALA DE AULA.
5.	PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO
No Curso de Direito, a avaliação se dá de forma continuada. Isto é, antes de cada aula o estudante deverá solucionar os casos concretos que se encontram no SAVA da disciplina e postar suas respostas no ambiente online.
O conjunto dos trabalhos práticos realizados ao longo do período valerá até 1,0 (um) ponto na AV1 que valerá 9,0 (nove) pontos. AV2 e AV3 valerão 10,0 (dez) pontos.
As AV1, AV2 E AV3 serão realizadas através de provas escritas, contendo questões objetivas e discursivas, sendo, ao menos uma das questões, um caso concreto para análise e resolução.
A soma de todas as atividades (provas escritas e resolução dos casos aula a aula) comporão o grau final de cada avaliação, não podendo ultrapassar o grau máximo de 10 (dez), sendo permitido atribuir valor decimal às avaliações.
A AV1 contemplará o conteúdo da disciplina até a sua realização, incluindo o das atividades estruturadas, nas disciplinas que as contenham.
As AV2 e AV3 abrangerão todo o conteúdo da disciplina, incluindo o das atividades estruturadas.
Para aprovação na disciplina o aluno deverá:
1. Atingir resultado igual ou superior a 6,0, calculado a partir da média aritmética entre os graus das avaliações, sendo consideradasapenas as duas maiores notas obtidas dentre as três etapas de avaliação (AV1, AV2 e AV3). A média aritmética obtida será o grau final do aluno na disciplina.
2. Obter grau igual ou superior a 4,0 em, pelo menos, duas das três avaliações.
3. Frequentar, no mínimo, 75% das aulas ministradas.
6.	RECURSOS
Quadro branco, acessórios. Data show. Textos previamente selecionados.
7. 	BIBLIOGRAFIA BÁSICA
BARROSO, Luís Roberto. Curso de Direito Constitucional Contemporâneo. São Paulo:
Saraiva.
LENZA, Pedro. Direito Constitucional Esquematizado. São Paulo: Saraiva.
MENDES, Gilmar Ferreira; COELHO, Inocêncio Mártires; BRANCO, Paulo Gustavo
Gonet. Curso de Direito Constitucional. São Paulo: Saraiva.
8. 	BIBLIOGRAFIA SUPLEMENTAR
BULOS, Uadi Lammêgo. Curso de Direito Constitucional. São Paulo: Saraiva.
MORAES, Guilherme Peña de. Curso de Direito Constitucional. Ed. Atlas.
TAVARES, André Ramos. Curso de Direito Constitucional. São Paulo: Saraiva.

Outros materiais