Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
12 pág.
portofolio individual 1

Pré-visualização | Página 1 de 2

6
Sistema de Ensino Presencial Conectado
CIÊNCIAS CONTÁBEIS
EVERSON LEANDRO XAVIER RODRIGUES
GESTÃO INDUSTRIAL
A Importância da Contabilidade e do Mercado 
Financeira para a Gestão Industrial
Santa Vitória do Palmar
2015
everson leandro xavier rodrigues
gestão industrial
A Importância da Contabilidade e do Mercado
Financeira para a Gestão Industrial
Trabalho de
 Everson Leandro Xavier Rodrigues
 apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial pa
ra a obtenção de média se
mestral na disciplina de 
Ciências Contábeis
.
Orientador: Prof. 
Marcelo Viegas 
Alessandra de Oliveira
Regis Garcia
Alcides Filho
Fabio Proença
Valdeci Araujo
Santa Vitória do Palmar
2015
1	 INTRODUÇÃO	6
2	 A CONTABILIDADE E A INDÚSTRIA NA ATUALIDADE	7
2.1 A Contabilidade Na Atualidade	7
2.2 A contabilidade e a Indústria	7
2.2.1 Setor Industrial	7
2.2.2 A Contabilidade e a Geração de Valores	8
2.2.3 Demonstrações Contábeis Obrigatórios.	8
3	 CONTABILIDADE DE CUSTOS INDUSTRIAIS	9
3.1 Terminologias na Contabilidade de Custos	9
3.1.1 Gasto....	9
3.1.2 Custo....	9
3.1.3 Despesa	9
3.1.4 Perda.....	10
3.1.5 Desembolso	10
3.1.6 Investimento	10
3.2 Formação de Preço de Venda com Base nos Custos	10
3.3 Formação de Preço de Venda com Base no Mercado	10
4 MERCADO FINANCEIRO	11
4.1 O Gestor Industrial no Mercado Financeiro	11
4.2 Aplicação de Recursos Excedentes	11
4.3 Capital de Terceiros	11
5 A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE CUSTO NA INDÚSTRIA	12
5.1 Margem de Contribuição	12
5.2 Ponto de Equilíbrio	12
5.3 Gestão de Custos e Sua importância	12
6 CONCLUSÃO	13
REFERÊNCIA	14
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem por objetivo, mostrar, que com a evolução da Contabilidade no Brasil, as empresas de todos os seguimentos precisam estar inseridas neste contesto, para poderem acompanhar o mundo globalizado de hoje.
Mostramos alguns tópicos relacionados a Contabilidade na atualidade, e como trabalham as indústrias, com a contabilidade nas demonstrações obrigatórias, bem como, para a contabilização de custos das mesmas, até mesmo para chegar aos preços de vendas com nos custos e no mercado, que é muito competitivo.
Também levaremos em conta, como atuam as indústrias no mercado financeiro, como um gestor analisa a situação do mercado, e como podem ser aplicados esses recursos para obter o melhor resultado, gerando o maior lucro possível para a empresa.
Por fim, faremos um breve relato da importância da gestão de custos na indústria, analisando a margem de contribuição e ponto de equilíbrio na contabilidade e como gestão custos, sendo bem aplicada, onde pode interferir nas decisões do preço final do produto e rentabilidade do mesmo.
A CONTABILIDADE E A INDÚSTRIA NA ATUALIDADE
Na atualidade, onde tudo é muito rápido e competitivo, as indústrias procuram estar sempre se atualizando, se modernizando em todos os seguimentos da empresa, desde o setor produtivo, passando pelos demais setores que fazem a empresa funcionar. 
Um setor importante de uma empresa é sem duvida a Contabilidade, é onde são fornecidos os dados, desde, a geração dos custos até a formação de preços de um determinado produto fabricado por uma indústria.
A Contabilidade Na Atualidade
Nos dias de hoje, onde temos um mundo globalizado e que tudo funciona de forma muita rápida, o mercado exige que as empresa tenham uma contabilidade adequadas às exigências do mundo moderno, onde se tenha de forma fácil e clara todo o conhecimento contábil, de uma empresa tanto para usuários internos como para os externos.
	Principalmente com os avanços sofridos pela tecnologia, onde a indústria da telecomunicação de forma eficaz trouxe uma maior competitividade no cenário mundial, onde as empresas precisam atingir suas metas, utilizando a contabilidade para gerenciar os resultados da mesma e adequando a Contabilidade num padrão internacional, onde todos os parâmetros fossem iguais. 
A contabilidade e a Indústria
Para se ter um bom funcionamento de uma indústria, é indispensável se ter uma Contabilidade de confiança, onde possa dar aos gestores da indústria, mais segurança e tranquilidade no que se referem a investimentos, custos, para assim, garantir a rentabilidade sobre os produtos produzidos.
Setor Industrial 
Segundo o Site WWW.brasilescola.com.br, o Brasil hoje ocupa o décimo quinto lugar, dos países mais industrializados no mundo, onde por muito tempo foi destaque no setor primário, como por exemplo, no setor da agropecuária e o extrativismo, só após muitas crises econômicas que passou a ter destaque em escala global.
A indústria Brasileira, com todo esse crescimento, se tornou num grande parque industrial, só que a industrialização não cresceu de forma homogênea no país, ou seja, encontra-se mal distribuída, ficando mais centralizada na região sudeste, onde teve o inicio, principalmente em São Paulo, seguido da região sul, que atua de forma bastante intensa e especialmente no beneficiamento de produtos primários, na agroindústria.
A Contabilidade e a Geração de Valores
	Sempre se usou a Contabilidade para estudar o patrimônio, portanto temos um ramo desta ciência, conhecida como Contabilidade Gerencial, que com o passar dos anos foi de desenvolvendo como uma das principais fornecedoras de informações para a gestão econômicas das empresas.
	Contabilidade esta, sempre focada no controle de custos e índices financeiros, a fim de maximizar o lucro da empresa, focada no planejamento estratégico, na redução de desperdícios, e assim buscando a criação de valores que é feita através dos resultados obtidos em ações dos gestores, relacionados à capacidade de gerar benefícios futuros, ou seja, dinheiro em caixa.
Demonstrações Contábeis Obrigatórios.
Balanço Patrimonial
Demonstração dos lucros ou prejuízos acumulados
Demonstração de resultado do exercício
Demonstração dos fluxos de caixa
Se companhia aberta, demonstração de adicionado.
CONTABILIDADE DE CUSTOS INDUSTRIAIS
	O controle patrimonial se necessário desde o homem começou a ter posses e ter necessidade de fazer o controle de seus bens, onde era feito de forma simples, em tabuas de argila, mas só muitos anos depois, com revolução industrial no século XVIII, que veio o desafio para a contabilidade em definir quanto custou o determinado produto produzido.
	Na atualidade a contabilidade de custo, atua de forma muito importante na contabilidade, onde ela fornece informações para contabilidade gerencial, tanto como para a contabilidade financeira, dando um suporte para os administradores tomarem as decisões corretas no âmbito geral de uma empresa.
Terminologias na Contabilidade de Custos
	Como hoje em dia as empresa devem estar inserida no mundo globalizado e a contabilidade tem que seguir um padrão internacional, para que se ter uma melhor comunicação. Sendo assim, temos que entender melhor alguns termos na contabilidade de custo, tais como: gastos, custos, despesas, perda, desembolso e investimento.
Gasto 
	É toda e qualquer aquisição de bem ou serviço feita por uma empresa, ou seja, é um sacrifício financeiro que a empresa arca para obter um determinado produto ou serviço, normalmente com pagamento em dinheiro.
Custo
	É todo o gasto gerado por uma empresa, no processo de produção de um determinado bem ou serviço, sendo assim tudo que for gasto para produzir um novo bem ou serviço é considerado um custo.
Despesa
	São gastos que uma empresa obtém com bens ou serviços utilizados em áreas administrativa, comercial e financeira, com o objetivo de obter receita.
Perda 
	É o consumo de bens ou serviço que a empresa tem de forma involuntária, acontece sem que se desejasse, sem poder prever este gasto.
Desembolso
	Nada mais é que o pagamento pela aquisição de bem ou serviço, onde representa a saída de dinheiro da empresa, onde pode ser efetuado antes, durante ou após, o bem já ter sido
Página12