Buscar

ADMIN. PÚBLICA DISCURSIVA 02

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

AVALIAÇÃO DISCURSIVA 02
1A evolução da administração pública em relação ao tema da liderança e do papel dos dirigentes pode ser dividida em três etapas distintas. Temos uma primeira etapa até meados dos anos setenta que pode ser denominada de “fase administrativa e burocrática”. Uma segunda fase de meados dos anos setenta até meados dos anos noventa que pode ser chamada de “fase do gerenciamento ou management”. Finalmente uma terceira fase, que vivemos atualmente, onde predominam os debates sobre a “boa governança”. Em outras oportunidades já debatemos o papel e a crise da administração de estilo burocrático. Vamos agora retomar alguns princípios do estilo mais contemporâneo e atual porque ele tem muita repercussão sobre as estratégias de gestão de pessoas na perspectiva inovadora. Assim, a administração publica dita “gerencial”, que coloca o debate da boa governança, pode ser sintetizada em alguns pontos. Cite todos os pontos que respondem a esta afirmação.
O texto deve ser próprio, a fonte consultada deve ser citada conforme as normas da ABNT e a resposta deve ter, no máximo, 15 linhas.
Peso: 3.0
Administração púbica Gerencial surge como resposta à expansão das funções econômicas e sociais do Estado e ao desenvolvimento tecnológico e a globalização da economia mundial. A eficiência da administração publica – a necessidade de reduzir custos e aumentar a qualidade dos serviços , tendo o cidadão como beneficiário – torna-se então essencial. A multifuncionalidade da reforma gerencial pode ser demonstrada pela definição de indicadores de desempenho, analise de resultados da gestão publica, orientação para o cidadão , etc.
A administração gerencial empreende adequar às organizações públicas aos seus objetivos prioritários, que são os resultados. Incentiva a participação do cidadão na gestão da coisa pública, buscando a identificação com os usuários e o aumento da sua efetividade com mecanismos de concorrência administrada. 
O modelo gerencialista busca fomentar a participação da sociedade civil organizada na gestão da coisa publica , através por exemplo , das Parcerias Público-Privadas ( Lei 11.079/2004) e das Organizações da Sociedade Civil 
A administração gerencial repousa em  descentralizações política e administrativa, com poucos níveis hierárquicos, flexibilidade organizacional, controle de resultados, adoção de confiança limitada, uma administração voltada para o atendimento do cidadão e aberta ao controle social. O Estado gerencial tem uma administração baseada em concepção democrática e plural.
Utilizando-se do Plano Diretor da Reforma do Estado, busca-se dotar o Estado de um núcleo estratégico, que formule e controle a implementação de políticas públicas.
Parte deste plano de reforma administrativa foi confiado ao Ministério da Administração Federal e Reforma do Estado, que veio a transformar-se em uma secretaria; seu lema era o de ajudar o Governo a funcionar melhor, ao menor custo possível, promovendo a administração gerencial, transparente e profissional, em benefício do cidadão.[4]
Dentre seus objetivos principais constava modernizar e aumentar a eficiência dos governos da União, dos Estados e municípios, bem como contribuir para o ajuste fiscal destes, sugerindo “enxugamentos” de quadros de pessoal em excesso, a fixação de tetos de remuneração para servidores púbicos e mudanças nas regras inerentes à aposentadoria e à previdência
 passou a defender características, tais como:
 a profissionalização dos servidores públicos
busca de controle de resultados por meio de indicadores de desempenho 
descentralização administrativa 
utilização de técnicas de gestão no setor privado como satisfação do cliente, a melhoria continua , flexibilização de rotinas e procedimentos operacionais, participação dos servidores nos processos decisórios, a valorização dos gerentes no lugar do administrador burocrático .
 a profissionalização dos servidores públicos;
 a busca de controle de resultados por meio de indica-
 a descentralização administrativa;
 a utilização de técnicas de gestão consagradas no se
Administraç ão Pública Gerencial: 
o surge como respo sta à expansão das funções econômicas e sociais 
Administraç ão Pública Gerencial: 
o surge como respo sta à expansão das funções econômicas e sociais

Outros materiais