Buscar

RESUMO SOBRE SEMANTICA E PRAGMATICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

SEMANTICA E PRAGMATICA
	A disciplina visa estudar as principais ocorrências semânticas da língua, nos níveis fonológico, morfológico e sintático, bem como o uso dos efeitos semânticos em diversos textos.
Já estudamos:
Fonologia – É o estudo do som das palavras. Vemos: Contagem dos fonemas, acentuação e ortografia.
Morfologia – Estrutura e formação das palavras, reconhecimento e classificação das palavras.
Sintaxe – Termos da oração, estudo das orações, pontuação crase, colocação dos pronomes, regência e concordâncias.
Estudaremos:
Semântica – Parte da gramatica que tem a ver com o significado e com o sentido.
A semântica é uma área especifica da linguística que estuda especificamente o significado das palavras. Cabe a semântica estudar o verdadeiro significado das palavras e dar-lhe sentido para que a compreensão do texto fica melhor.
O que diz respeito ao estudo das significações das palavras, podemos destacar: Sinonímia, antonímia, homonímia, paronímia, polissemia, conotação e a denotação. Tudo isso é estudado pela semântica.
Já a pragmática é o ramo da linguística que estuda a linguagem no contexto do seu uso da comunicação. Seu campo de atuação engloba o estudo do concreto da linguagem, a pragmática, portanto, estuda os significados linguísticos determinados não exclusivamente pela superfície textual, mas aqueles que se deduzem a partir de um contexto extralinguístico. E pode ser, um contexto discursivo, situacional ou outro. Podemos dizer que a pragmática estuda excepcionalmente os objetivos da comunicação, em outras palavras, ela como pratica social concreta analisa-se a significação linguística de acordo com a interação existente entre quem fale e quem ouve, o contexto da fala, os elementos socioculturais em uso e também os objetivos, os defeitos e consequências desse uso continuo. 
Como podemos observar, para que o ensino de línguas realize de forma eficiente é preciso levar em conta muito mais que o sistema linguístico em si. É preciso considerar sua realização em situações concretas de interação. Dai a importância da combinação do estudo SEMANTICA E PRAGMATICA. Pois eles permitem que sejam preenchidas as lacunas de significação através de fatores extralinguísticos que emolduram os termos presentes na superfície textual e tornam seus significados mais precisos.
Trabalhar com semântica tem a ver com mudança de sentido.
DENOTAÇÃO – é a palavra no seu sentido original. Ex: “Os pássaros cantaram lindamente essa manhã”. Os pássaros cantaram tem sentido literal, pois sabemos que pássaros cantam.
CONOTAÇÃO – aplicação da palavra no seu sentido figurado, com um sentido que eu possa atribuir em um contexto. Ex: “Maria tem o coração de pedra”. Maria não tem o coração de pedra mas foi colocado dessa forma para dar entender que ela tem um coração mais duro, algo que envolve suas emoções etc.
SINONIMIA – é quando eu tenho dentro de um contexto uma relação de sinônimos. Mesmo que as palavras não sejam sinônimas, mas, em um contexto eu posso atribuir a relação de sinônimo para essas palavras. Relação estabelecida entre duas ou mais palavras que apresentam significados iguais ou semelhantes dentro de um contexto. Ex: “A paz e a tranquilidade reinava naquela casa”. Podemos perceber que as palavras A PAZ e TRANQUILIDADE tem o mesmo significado. Essas palavras tem uma relação de sinonímia nesse contexto.
ANTONÍMIA – relação estabelecidas entre duas palavras que apresentam significados diferentes, contrários de um contexto. Ex: “Joãozinho era bondoso, já o Carlos tinhoso.” Podemos perceber que as palavras bondoso e tinhoso possuem significados diferentes. Essas palavras tem uma relação de antonímia nesse contexto. 
HOMONÍMIA – relação entre duas ou mais palavras que, embora possuem significados diferentes apresentam a mesma estrutura fonológica (palavras que são escritas iguais, mas que tem o sentido diferente ou parecidas com os sons iguais), ou seja, homônimo. Ex: Sessão e Seção. 
PARONIMIA – relação estabelecida entre duas ou mais palavras que possuem significados diferentes, porém são muito semelhantes na pronúncia e escrita. Ex: Comprimento e Cumprimento.
POLISSEMIA – quando temos estrutura com a possibilidade de mais de uma leitura, compreensão. Caracteriza-se pela propriedade que uma mesma palavra possui de apresentar vários significados. Ex: Vendo a vista (podemos entender que alguém esta vendo a vista, vendo a paisagem ao seu redor, outra leitura é a pessoa esta vendendo a vista, outra possível leitura é que alguém estaria vendando a vista, cobrindo).
HIPERÔNIMO – é uma palavra que pertence ao mesmo campo semântico de outra, mas com o sentido mais abrangente. Ex: Animais. Animais é hiperônimo de cavalo e cachorro pois ambos são animais. Dentro de animais tem outras palavras como pato, rato, gato, elefante etc.
HIPÔNIMO – é um vocábulo mais especifico, possui o sentido mais restrito que os hiperônimos. Ex: Maçã e morango, são hipônimos de fruta pois estamos especificando a fruta. 
AMBIGUIDADE – pode ser entendida como a possibilidade de uma palavra ou grupo de palavras possuírem mais de um significado. Ex: “Menino vê incêndio do prédio” A pergunta a ser feita é “onde estava o menino?” o menino pode estar perto do prédio, pode estar dentro do prédio, então temos uma ambiguidade. Ambiguidade caminha junto com a polissemia.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes